Diretor comercial da Costa Cruzeiros Ruy Ribeiro fala com otimismo sobre o mercado brasileiro e afirma que há espaço para crescimento
Por Luísa Medeiros
Foi em tom de otimismo que o diretor comercial da Costa Cruzeiros recebeu agentes de viagens e a imprensa a bordo do Costa Favolosa na última semana. Na expectativa de uma excelente temporada no Brasil, Ruy Ribeiro afirmou que viajar em cruzeiros já faz parte do planejamento de férias dos brasileiros e vê um futuro com mais navios e temporadas cada vez mais longas pelo litoral do país.
A Costa Cruzeiros alocou três navios para a temporada brasileira de 2022/2023. Até o mês de abril, os navios Costa Favolosa, Costa Fortuna e Costa Firenze irão disponibilizar cruzeiros de três a sete noites pelo Brasil e viagens que conectam a costa brasileira ao Uruguai e à Argentina. Com isso, a companhia italiana festeja os excelentes resultados.
“Essa já é a maior temporada da Costa no Brasil, tanto que muitos cruzeiros já estão esgotados”, comenta Ribeiro, salientando que os viajantes que deixaram para a última hora ainda têm a possibilidade de reservas em algumas datas. “As vendas estão maiores que no período pré-pandemia, especialmente se considerarmos que ampliamos a nossa capacidade em quase o dobro, na temporada brasileira”, comemora.
Para que isso seja possível, todos os protocolos de saúde são seguidos rigorosamente pela tripulação. O executivo afirma que é possível ter tranquilidade a bordo, em relação às novas ondas de covid, especialmente pois o transporte marítimo exige cuidados que outros meios de transporte não exigem, como certificado de vacina e testes para cruzeiros mais longos. “Acreditamos que o período mais duro ficou no retrovisor”, diz.
Olhos no futuro da Costa no Brasil
Diante do cenário favorável, o executivo afirma que o mercado brasileiro é estratégico para a companhia, que vê possibilidade de expansão no país. “O brasileiro gosta de navios e gosta, especialmente, de navios da Costa”, afirma. Segundo Ruy Ribeiro, há um investimento exponencial na temporada brasileira. “A próxima (temporada) deve ser em torno de 10% maior”, projeta.
No verão de 2023/2024, a Costa Cruzeiros vai mandar três navios para o litoral brasileiro – o Costa Diadema (com saídas de Santos, Rio de Janeiro e Salvador), o Costa Favolosa (com saídas de Santos e Itajaí) e o Costa Fascinosa (que embarca passageiros em Balneário Camboriú). Além disso, vai chegar mais cedo, em novembro, e sair mais tarde, em maio. “Vão ser quase seis meses de operação no Brasil”, afirma Ribeiro. As vendas já estão abertas no site da companhia.
Esse crescimento fortalece a projeção de, no futuro, oferecer aos cruzeiristas brasileiros opções de embarque durante todo o ano. “Existe um potencial enorme para ter operação o ano inteiro no Brasil – os brasileiros esperam por novos cruzeiros, novas opções de viagens, então esse desafio definitivamente não é comercial, mas sim de logística para atendermos às expectativas”, comenta.
Cruzeiros caíram no gosto dos brasileiros
Ruy Ribeiro comenta que ainda existe um estigma de que viajar de navio é algo caríssimo e inatingível para muitas pessoas. No entanto, com a ampliação do número de portos e uma oferta maior de cruzeiros pelo país, esse paradigma está se rompendo.
“Embarcar no Brasil significa menos gastos de deslocamento nacional, o que facilita muito para que os hóspedes tenham uma experiência única”, afirma. Ribeiro ressalta, ainda, que os navios oferecem o que tem de melhor na gastronomia mundial, entretenimento e serviços de excelência em um único lugar. “Onde mais você vai ter a oportunidade de, todas as noites, provar um prato assinado por um chef com estrela Michelin?”, comenta.
Os navios da Costa Cruzeiros irão navegar em mares brasileiros até o final do mês de abril de 2023, quando partem em travessia rumo ao verão europeu. Consulte seu agente de viagens e veja quais cruzeiros ainda estão disponíveis. E boa viagem!
Comentário
Comments are closed.