Campanha lançada pela companhia reafirma o compromisso de reduzir emissões poluentes e criar ações de redução de impacto ambiental
Por Luísa Medeiros
A importância de viagens sustentáveis e o papel da sustentabilidade em cruzeiros marítimos é o tom da nova campanha global da MSC Cruzeiros, lançada essa semana. Com o slogan Descubra o futuro do cruzeiro, a companhia quer mostrar o desempenho ambiental da frota e seu impacto em atividades corriqueiras da vida a bordo.
Essa é a primeira campanha no setor a focar no compromisso de sustentabilidade de uma marca e torná-la central para seu engajamento com hóspedes, tripulação e parceiros. As ações se concentram em algumas das tecnologias e soluções ambientais únicas a bordo do MSC World Europa, o primeiro navio movido a gás natural, navegando desde o ano passado. Mostra, ainda, o compromisso mais amplo da companhia de cruzeiros com o meio ambiente e o progresso feito na sustentabilidade em toda sua frota de 21 navios.
Pierfrancesco Vago, presidente executivo da divisão de cruzeiros do Grupo MSC, avaliou que muitas vezes os hóspedes não percebem que um navio de cruzeiro tem aspectos importantes de sustentabilidade. “Há muito tempo temos um foco firme em práticas comerciais sustentáveis, ambientalmente responsáveis e na proteção dos hóspedes, funcionários e comunidades nas quais operamos. Hoje, mais do que nunca, marcas como a MSC Cruzeiros reconhecem a importância vital do meio ambiente e de um planeta saudável e viável e é por isso que achamos importante assumir um papel de liderança e fazer de nossos compromissos de sustentabilidade um elemento chave de nosso discurso com os consumidores e a sociedade em geral”, afirmou.
Sustentabilidade em foco na MSC
O Plano de Ação de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros estabelece fluxos de trabalho em toda a empresa, com metas e objetivos mensuráveis:
- Transição para emissões zero
- Olhar com atenção para o uso de recursos e o desperdício
- Apoio às pessoas
- Investimento no turismo sustentável
- Construir terminais mais verdes
De acordo com Vago, entre 2017 e 2023, a empresa investiu mais de 8 bilhões de euros em uma frota mais moderna e eficiente, com o objetivo de reduzir progressivamente a pegada ambiental. Os esforços contribuíram, até o momento, para uma redução da intensidade de carbono em 35% desde 2008 – a meta, até 2030, é uma redução de 40% para chegar em 2050 com impacto zero.
Linden Coppell, vice-presidente de sustentabilidade & ESG, da MSC Cruzeiros, disse que a companhia caminha para uma redução ainda maior. “Nós já praticamente eliminamos emissões como SOx e NOx de nossas operações e agora estamos focados na redução de emissões de carbono com o uso do gás natural, o combustível com a menor emissão de carbono disponível na escala que precisamos”, comenta. Atualmente, a companhia tem um navio utilizando essa tecnologia (o MSC World Europa), além de mais dois em construção (MSC Euribia e MSC World America) e um terceiro plenejado para incorporar esse combustível e minimizar as emissões.
Progresso ambiental em diferentes áreas
Enquanto essas transições de combustível acontecem, a MSC Cruzeiros dá passos importantes para reduzir necessidades energéticas, incluindo a digitalização, a otimização de rotas e a introdução de uma ampla gama de tecnologias de economia de energia.
“Estamos continuamente otimizando o uso de energia a bordo através de soluções específicas e altamente inovadoras, incluindo sistemas de ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos de recuperação de energia, que permitem a distribuição eficaz de calor e frio”, afirma Coppell.
Atualmente, os navios da MSC reúnem e transmitem milhares de conjuntos de dados diferentes para equipes especializadas em terra que serão usados para entender melhor como os navios operam e para otimizar continuamente o uso de energia e melhorar a eficiência em todas as áreas de operação.
Outras ações estão sendo implementadas, como: a utilização de iluminação e sistemas de aquecimento com eficiência energética; desempenho hidrodinâmico para reduzir impacto no fundo do mar; o uso de sistemas híbridos de limpeza de gás de escape (EGCS); gerenciamento inteligente de resíduos; além da autonomia na produção de água e posterior tratamento de águas residuais a bordo.
A proteção da vida selvagem e o apoio à regeneração do habitat também está na meta de ações da companhia, tornando a preservação outra frente importante de seu compromisso geral com a sustentabilidade. Seu principal programa de conservação marinha está focada nas águas ao redor da ilha privada da companhia, a Reserva Marinha Ocean Cay, nas Bahamas, 65 milhas a leste de Miami. O local, que já foi uma área de escavação de areia industrial, foi transformado em uma ilha privada rodeada por águas cristalinas azuis que são o lar de importantes espécies marinhas e habitats de corais.
Outra frente de trabalho importante na MSC Cruzeiros é no apoio ao turismo sustentável, atuando em parceria com as comunidades locais e agentes de turismo. A marca tem parceria com a Travelife, uma iniciativa líder em treinamento, gerenciamento e certificação para empresas de turismo comprometidas em alcançar a sustentabilidade. A equipe de excursões em terra da MSC trabalha com operadores de turismo para identificar atividades baseadas em princípios de sustentabilidade. Conhecidas como Protectours, estas excursões são especificamente projetadas para educar os hóspedes.