O que são e como funcionam as excursões oferecidas pela companhia nos portos de parada de sua viagem
Por Luísa Medeiros
Uma das grandes vantagens de viajar em um navio de cruzeiro, é conhecer diversos destinos ao longo do caminho, com a comodidade de ter seu hotel sempre por perto. No entanto, organizar o tempo disponível em terra para melhor aproveitar a cidade nem sempre é uma tarefa fácil. Assim, participar das excursões que são oferecidas a bordo pode ser uma excelente oportunidade de desfrutar ao máximo as atrações do destino.
Em geral, as companhias de cruzeiro preparam uma gama de opções de excursões em cada porto visitado, agradando aos diferentes perfis de viajantes. Dessa forma, é possível tornar a sua experiência de cruzeiro ainda mais interessante.
Se você está planejando fazer um cruzeiro, fique atento ao que sua companhia oferece. Algumas tarifas já incluem excursões em terra, outras oferecem facilidades como desconto na compra, pacotes com tours para todos os portos ou gratuidade para algum viajante de um grupo maior.
Veja alguns detalhes importantes para se levar em conta ao tomar sua decisão. Planeje-se e boa viagem!
Que tipo de excursões são oferecidas em seu cruzeiro
As companhias oferecem um boa variedade de passeios para seu tempo em terra. Há grupos para diferentes tipos de viajantes: os que gostam de atrações radicais, os que querem fazer pouco esforço físico, para entreter as crianças, para amantes da gastronomia ou de bebidas, para pessoas com mobilidade reduzida. Certamente você vai se identificar com alguma opção disponível.
É possível, por exemplo, contratar um passeio de ônibus panorâmico, que passa pelos principais pontos turísticos do destino – e, se o tempo de parada permitir, descer em algum local e esperar o próximo ônibus para seguir viagem. Também é possível encontrar tours pelos pontos mais emblemáticos da cidade, sejam eles igrejas, monumentos históricos, parques, praias ou até lugares para compras, como grandes shoppings.
Se seu cruzeiro for de expedição, você pode encontrar passeios de caiaque, trekkings, jet ski, helicóptero e até mesmo pequenos submarinos para explorar a vida marítima. Em cruzeiros fluviais, é comum encontrar tours que são passeios de bicicletas (guiados ou não) para conhecer o destino ou, quem sabe, pedalar por mais quilômetros e alcançar o navio na próxima parada.
Se você gosta de privacidade e uma saída mais personalizada, algumas companhias já oferecem tours em carros menores, apenas para seu grupo de amigos ou familiares, que vai customizar seu passeio de acordo com suas preferências – isso, claro, sem você se preocupar em sair do navio e buscar um transfer por conta própria.
O seu cruzeiro passa por lugares com turismo muito específico, como rally no deserto de Omã, ou a África do Sul com seus safaris? Pode apostar que sua companhia vai oferecer uma excursão que inclua essas experiências.
Em cruzeiros mais longos, e seguindo uma tendência de slow travel do mercado, é possível encontrar excursões que incluem pernoite fora do navio, para visitar atrações mais afastadas do porto. Ou, quem sabe, uma excursão que te leve até o sambódromo do Rio de Janeiro, com direito a abadá e tudo, curtir um desfile de escola de samba durante o carnaval. Acredite, quando se trata de excursões, o céu (nem sempre) é o limite.
Quais as vantagens de comprar uma excursão a bordo?
Além do conforto e comodidade, a companhia de cruzeiros vai cuidar de todos os detalhes para que o passeio seja inesquecível, desde a saída do navio. Os grupos têm preferência no desembarque, então você vai sair mais cedo e poder aproveitar mais tempo no destino. Mas, claro, tem outros aspectos a serem considerados na sua decisão. Veja:
Segurança: ao agendar uma excursão oferecida pela companhia que você já está viajando, terá a garantia de profissionais sérios, guias qualificados e transporte adequado no seu passeio.
Cronograma: as excursões planejadas pelo navio levam em consideração o tempo disponível em terra e dificilmente você terá transtornos em relação a atrasos. Caso isso ocorra e você ainda estiver sob responsabilidade do grupo, o navio irá esperar por você. Mas atenção, isso não vale para excursões que preveem um “tempo livre” depois do passeio, ok?
Garantia: um tour comprado diretamente com a companhia de cruzeiros oferece mais garantias, caso algo saia fora do planejado. Você estará no navio e vai ser mais fácil resolver qualquer problema no balcão de tours a bordo.
Pagamento facilitado: ao comprar sua excursão a bordo, ela será creditada no seu cruise card, ou seja, na sua conta final do navio. Em muitos deles, você pode pagar com cartão de crédito ao final do cruzeiro, facilitando sua organização.
Dica Krooze: faça o agendamento das suas excursões quando fechar a compra do seu cruzeiro, diretamente com o agente de viagens. As companhias podem oferecer descontos para a compra antecipada do tour que chegam a 20% do valor oferecido a bordo, além de você poder parcelar junto com o pagamento da própria viagem.
Quanto tempo antes é preciso reservar a excursão?
Parece conversa de vendedor, mas não é: o quanto antes possível, reserve a sua excursão. Já vimos que o preço pode ser mais atrativo quando se compra junto com o cruzeiro – e isso, por si só, é uma vantagem. Mas tem outros fatores a serem levados em consideração.
Quando você viaja em um navio menor, as excursões são mais exclusivas, ou seja, grupos menores. E certamente você não quer perder o passeio dos seus sonhos por não ter espaço no grupo, certo? Leve isso em consideração, também, se estiver fazendo um cruzeiro fluvial, que para em cidades menores e sem estrutura para receber grandes grupos. E, mesmo em navios maiores, lembre-se que algumas atrações têm capacidade limitada, então a melhor opção é sempre reservar cedo.
Outro fator é o idioma: a maioria das excursões são feitas em inglês, mas muitas companhias de cruzeiro oferecem excursões no seu idioma. No entanto, em geral, as vagas são limitadas, por isso fique atento. Procure a informação de idioma do guia no seu programa diário ou no encarte de excursões. Converse com os consultores ou com a recepção e garanta sua comodidade.
Dica Krooze: Se não conseguiu tomar a decisão antes de embarcar, aproveite as primeiras horas de cruzeiro para conversar com os consultores de excursões, que estarão à disposição para tirar quaisquer dúvidas.
Afinal, vale a pena fazer uma excursão da companhia de cruzeiro?
Se você quer aproveitar ao máximo sua parada em um porto, a resposta é sim, vale a pena fazer uma excursão oferecida a bordo. Talvez o preço seja um pouco mais alto que se resolver contratar algum serviço local, mas os fatores como segurança, horário, variedade e qualidade com certeza compensam.
Comentário
Comments are closed.