Na abertura do Fórum CLIA 2023, Adrian Ursilli, presidente do Conselho da Administração da CLIA Brasil reforça importância dos viajantes de cruzeiros, entre os desafios do setor
Por Fernanda Corrêa
Durante a cerimônia de abertura do 5º Fórum CLIA Brasil 2023, representantes da CLIA Brasil deram uma panorâmica sobre os principais temas do dia. Logo no início, um depoimento em vídeo da presidente da CLIA Global, Kelly Craighead, ressaltou a importância do encontro para compartilhar ideias e esforços no presente, para gerar um impacto positivo no futuro do setor.
Adrian Ursilli, anfitrião do evento, destacou a importância dos cruzeiristas para a promoção do turismo nacional. O turismo representa mais de 10% do PIB brasileiro; e os cruzeiros são uma forma do turista degustar o destino, para voltar depois.
“Todo cruzeirista é um grande influenciador que vai conhecer e divulgar destinos para mais pessoas, tornando nosso destino ainda mais importante”, observa Ursilli.
Faziam parte do painel o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; a presidente da Associação Brasileira de Operadores de Viagem (ABAV), Magda Nassar; o presidente do Conselho de Administração da CLIA Brasil, Adrian Ursilli; e o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz. Entretanto, o secretário de sustentabilidade, Milton Zuanazzi representou o Ministro do Turismo, Celso Sabino.
Também mencionou os diversos aspectos, oportunidades e ameaças que afetam o setor de cruzeiros no Brasil. “Precisamos criar um ambiente seguro, competitivo e sustentável, que impacta toda a cadeia do turismo”, afirmou.
Autoridades na abertura do Fórum CLIA Brasil 2023
Antes de mais nada, pautas positivas foram destaque. Por exemplo, o Brasil retorna à rota de companhias marítimas internacionais; serão 35 navios visitando 45 destinos, em 15 Estados brasileiros. Outro destaque é o impacto dos cruzeiros na economia nacional: são 5 bilhões que movimentam toda a cadeia do turismo, com 75 mil empregos gerados. O crescimento dos cruzeiros temáticos, da mesma forma, é motivo de comemoração. Na próxima temporada estão previstos 15 temáticos atendendo públicos heterogêneos, entre jovens, casais, melhor idade, bem como eventos comemorativos e os casamentos.
Entretanto, a competitividade do Brasil é motivo de preocupação para o setor. A próxima temporada está batendo recordes de custos operacionais, segundo Ursilli. “São os maiores custos já enfrentados pós pandemia e motivo de preocupação. Temos um risco real de perder navios para outros países. Esse cenário global é acompanhado pelo retorno de mercados como Ásia, Oceania, Catar, e ainda a economia norte-americana se fortalecendo, junto com a Europa. Nossa preocupação é a falta de competitividade do Brasil, situação já enfrentada anteriormente. “
“Somos uma comunidade, precisamos trabalhar juntos; temos que diminuir custos, uma regulação mais competitiva, melhorar impostos. Não podemos perder navios para outros destinos como China, Índia e Oriente Médio, como aconteceu em 2011-2012”, resume Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, em seu discurso de abertura do evento.
Para proporcionar um futuro melhor e continuar dando boas noticiais, temos vários desafios. Entre eles, segurança pública ainda afasta os estrangeiros, bem como as conexões aéreas e viárias para acesso aos portos de embarque. Igualmente, são necessários investimentos para receber os novos navios, com conexão elétrica durante as paradas para reduzir emissão de carbono. “Até 2028, mais de 80% dos navios da MSC Cruzeiros serão conectados com eletricidade nos portos, temos que nos preparar para essa demanda”, ressaltou Ursilli.
“Os agentes de viagem querem mais produtos com apoio do governo, apoiando a iniciativa privada. O trabalho que a CLIA vem realizando é fundamental para o mercado” destaca Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Operadores de Viagem (ABAV).
Em nome do Ministro do Turismo, Celso Sabino, que era aguardado no evento, falou o secretário de Sustentabilidade, Milton Zuanazzi. Ele reafirmou que o governo está realizando empreendimentos no setor portuário que podem ter impacto nos cruzeiros.
Sobre o Fórum CLIA
O Fórum CLIA Brasil é promovido anualmente pela CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos); e está sendo realizado em 30 de agosto, na sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília. Reúne autoridades e executivos de companhias marítimas para debater sobre o desenvolvimento do setor de cruzeiros no Brasil.
Entre os temas da edição de 2023 estão as tendências do setor, regulação, portos e infraestrutura, terminais de passageiros e destinos. Também são apresentados os resultados do Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, feito pela CLIA Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Comentários
Comments are closed.