Documentos pessoais de identificação exigidos pela Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, durante a temporada 2023/2024 no Brasil
Por Redação Krooze
Tudo preparado para suas férias, cruzeiro reservado e contagem regressiva para subir a bordo. Agora é o momento certo para verificar sua documentação. Confira aqui uma lista dos documentos pessoais de identificação exigidos pela Costa Cruzeiros e pela MSC Cruzeiros durante sua próxima temporada no Brasil, entre outubro de 2023 e maio de 2024.
Você deverá apresentar estes documentos no seu porto de embarque, seja em Santos, Rio de Janeiro, Maceió, Salvador, Itajaí, ou Paranaguá. O procedimento é similar ao de um aeroporto, onde os funcionários da companhia verificam sua identidade pessoal, antes de você subir no navio. Caso seu cruzeiro faça escalas no Uruguai e Argentina, os documentos exigidos mudam, como observará adiante.
Nossa dica é sempre conferir as atualizações no site das companhias marítimas. E contar com seu agente de viagem para assessorá-lo com outros documentos necessários para o check-in. Por exemplo, o formulário de embarque e as etiquetas de bagagem, ambos emitidos pela companhia marítima, após sua reserva do cruzeiro. Confira tudo aqui e boa viagem!
Quais documentos levar em um cruzeiro dentro do Brasil
Nos cruzeiros com escalas apenas em destinos dentro do Brasil, você poderá embarcar apresentando apenas um destes documentos, em bom estado de conservação:
- Carteira de Identidade (RG) original expedida há menos de 10 anos; ou passaporte original; ou Carteira de Habilitação (CNH) original.
- Também são aceitos outros documentos de identificação válidos no território nacional, tais como CNH, CREA, OAB, CRM, desde que possuam foto.
- Menores de 18 anos, além da Carteira de Identidade (RG), podem apresentar a Certidão de Nascimento (apenas quando menor de 12 anos), juntamente com os documentos de identificação dos pais ou responsável.
- Não serão aceitos: documentos com foto desatualizada, irreconhecível, ou em mal estado de conservação; além de DNI ou CNH fora da plataforma oficial.
Dica Krooze: Lembrando que estes documentos são tão importantes que, caso o viajante não os apresente, poderá ser impedido de embarcar, sem reembolso da companhia.
Documentos caso seu cruzeiro faça escalas na Argentina e Uruguai
Para os cruzeiros que fazem escalas na Argentina e no Uruguai, é obrigatório:
- Apresentação do RG original; ou passaporte original, com validade de 6 meses, no mínimo. Entretanto, por segurança, a Costa recomenda validade mínima de 7 (sete) meses, incluindo um período de 3 (três) meses seguintes à data de partida do último país a ser visitado.
- Se possível, leve os dois documentos, pois em caso de dúvida quanto à identidade do portador, a autoridade fiscalizadora poderá requisitar um segundo documento.
- Menores de 18 anos devem também apresentar os documentos de identificação dos pais, além de passaporte, RG ou a Certidão de Nascimento.
- Nos casos de dupla cidadania, é necessário o passaporte brasileiro para entrada e saída no Brasil.
- Não serão aceitos: cópias autenticadas dos documentos; documentos com foto desatualizada, irreconhecível, ou em mal estado de conservação; DNI (Documento de Identidade Digital); CNH Digital; documentos de identidade civil válidos somente no Brasil tais como, CREA, CRM, OAB, CNH, Carteira de Identidade Militar, Certidão de Nascimento.
Dica Costa Cruzeiros: Segundo informado no site da companhia, nos cruzeiros internacionais para países integrantes do Mercosul, os documentos dos hóspedes ficam retidos no embarque. Isso facilita os trâmites de imigração nos portos, sendo devolvidos antes do desembarque final. Assim, recomendam que o viajante leve sempre dois documentos de identidade originais válidos em território estrangeiro. Desta forma, um deles poderá ser usado durante as escalas nos países, especialmente para uso de cartões de crédito.
Vistos
Atualmente não é exigido visto para entrada no Uruguai e na Argentina, para uma estadia de até 90 dias. Mas esse procedimento pode ser alterado pelos governos dos países a qualquer momento. Portanto, para evitar contratempos e garantir uma viagem tranquila, recomendamos que você obtenha informações atualizadas durante o planejamento da sua viagem.
Protocolos de saúde
Uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou a classificação do Covid, os protocolos para a temporada 2023/2024 foram revisados. Com isso, atualmente não é mais obrigatória a apresentação da carteira de vacinação, nem testes de Covid antes de embarcar. Igualmente, o uso de máscaras também é opcional.
Quanto ao Seguro Covid, nos cruzeiros nacionais não é obrigatório, apesar de ser recomendado pelas companhias. Já nos cruzeiros internacionais, poderá ser exigido, por isso, consulte seu agente de viagem e a companhia no momento da reserva. Outro item recomendado nas viagens para Argentina e Uruguai, apesar de não ser obrigatório, é o Seguro Médico Internacional; assim, garantirá maior segurança em casos de internação, ou necessidade de consultas e medicamentos especiais.
Dica Krooze: Por fim, verifique antes de viajar se houve alguma atualização quanto a obrigatoriedade de vacinas como febre amarela ou mesmo de Covid. Todas as informações apresentadas aqui foram obtidas nos sites da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros, e poderão ser atualizadas.