Entre os meses de maio e setembro há uma grande oferta de roteiros, enquanto as temperaturas estão mais amenas e a vida selvagem desperta da sua hibernação de inverno
Por Redação Krooze
A temporada de cruzeiros no Alasca já começou! Mas ainda dá tempo de planejar sua viagem, pois tem uma duração de cerca de cinco meses – começando em maio e finalizando em setembro. Neste período, as temperaturas estão amenas e a vida selvagem desperta do inverno. Ou seja, é uma época perfeita para embarcar em um cruzeiro para conhecer os vilarejos pitorescos na costa, se deslumbrar com um cenário único e com a cultural local.
Considerado como um dos destinos mais desejados pelos cruzeiristas de todo mundo, o Alasca é recoberto por picos nevados e geleiras azuis, margeados por florestas verdejantes. Então quem está no navio usufrui de uma vista espetacular da paisagem. Para completar a experiência do cruzeiro, ainda tem a oportunidade de realizar passeios em terra para vivenciar as tradições do Alasca e a proximidade com a natureza. Entre os destaques estão as visitas aos parques nacionais e atividades típicas como trenó puxado por cães, pesca de salmão e, uma das mais populares, a observação de animais como os ursos pardos e baleias orcas.
Assim, torna-se uma opção especial de destino que agrada a todos os perfis de viajantes, desde famílias, até viajantes solo ou da melhor idade. Por este motivo, as companhias marítimas oferecem um cardápio amplo de passeios que incluem deste atividades mais amenas até as mais focadas em aventura.
Principais companhias e destinos no Alasca
Entre as companhias marítimas mais tradicionais nesse destino estão a Princess Cruises, Oceania Cruises, Norwegian Cruise Line, Disney Cruise Line, Regent Seven Seas Cruises, Holland America e a Silversea, entre outras. Por isso, vale a pena conversar com seu agente de viagem, para identificar qual seu perfil de viajante para, assim, escolher entre os navios, passeios e valores mais adequados.
A maioria dos cruzeiros partem do Canadá e também da costa oeste dos Estados Unidos e visitam os portos mais turísticos do Alasca. Entre eles, Ketchikan, conhecida como a capital do salmão; Sitka; Juneau, a capital do Alasca; Skagway e Anchorage (Whittier). Alguns roteiros inclusive priorizam permanências mais estendidas para o hóspede poder aproveitar tudo que os destinos oferecem, de culinária até atrações locais.
Passeios mais conhecidos no Alasca
A Alasca possui várias espécies de salmão mas também é famoso por seus gigantescos caranguejos e ostras frescas. Então em Ketchikan o viajante poderá embarcar em barcos pesqueiros para acompanhar a emocionante pesca do Caranguejo Dungeness, espécie muito utilizada na culinária local. Também pode escolher por passeios de pesca que incluem degustação dos peixes recém-pescados ou, ainda, participar da observação dos ursos pardos caçando suas refeições nas corredeiras geladas. Por fim, há passeios para conhecer as fazendas produtoras de ostras.
Já Sitka é uma cidade histórica fundada em 1799, cujo principal atração é o Castle Hill, local onde a Rússia transferiu o Alasca para a América. O destino também abriga centros de reabilitação animal, com ursos pardos e aves; além de possuir a maior floresta tropical temperada do mundo, a Floresta Nacional de Tongass.
Juneau é ponto de partida para uma série de atividades promovidas em torno da Geleira de Mendenhall, desde a observação de baleias e orcas, até passeios de caiaque com vista para a geleira, caminhadas, passeios de helicóptero ou de avião que sobrevoam os glaciais, incluindo pouso nos cumes para que sejam feitas explorações a pé. Outro passeio muito popular é o dog sledding ou dog mushing, que são trenós puxados por cães, esporte oficial do Alasca.
Em Skagway a Corrida do Ouro no Alasca pode ser vivenciada na visita a Liarsville Experience, a recriação de uma cidade histórica que remonta a 1897. Saindo de Skagway, um passeio de trem percorre paisagens deslumbrantes, num caminho que começa no nível do mar e que sobe até 3 mil metros de altitude. Outro passeio original é percorrer a cavalo o Parque Nacional Klondike Gold Rush.
Dica Krooze: no verão os dias são mais longos, só anoitece por volta das 23h, portanto, a parada em um porto pode render vários passeios, dependendo do horário de partida do navio. É importante planejar com antecedência seus passeios em terra, pois as vagas de algumas excursões são limitadas. Caso não consiga reserva em alguma das paradas, as próximas podem oferecer opções similares. Informe-se com seu agente de viagem!
Roteiros em destaque na temporada 2024 de Alasca
Cunard
O navio Queen Elizabeth terá roteiros no Alasca saindo de Vancouver, no Canadá, e também de Seattle, nos Estados Unidos, entre os meses de junho e setembro de 2024. Os roteiros terão sete, 10 e 11 noites, com opções de permanência estendida nos destinos. Assim, os hóspedes poderão explorar ao máximo as atrações locais.
Holland American Line
Em 2024 e 2025, os hóspedes poderão embarcar em seis navios da Holland America Line para visitar o Alasca – Eurodam, Koningsdam, Nieuw Amsterdam, Noordam, Westerdam e Zaandam. Além dos itinerários de sete dias, os hóspedes podem fazer viagens mais longas de 14 dias e um cruzeiro de 28 dias no Solstício do Círculo Polar Ártico no Alasca. A Holland America Line é a única empresa de cruzeiros que se aventura nas regiões selvagens do Yukon em um cruzeiro que combina a viagem de navio e uma visita ao Denali National Park & Preserve.
Norwegian Cruise Line
A Norwegian está presente no Alasca com sete navios, então há inúmeras saídas, roteiros e datas a serem escolhidas. Estarão na região o Norwegian Bliss, Norwegian Encore, Norwegian Jade, Norwegian Jewel, Norwegian Joy e o novíssimo Norwegian Sun. As saídas acontecem em cinco portos, desde Honolulu, no Havaí, até Seattle (EUA); além de Seward e Whittier no Alasca; bem como Vancouver, no Canadá. Também é possível escolher entre cruzeiros com cinco até mais de 15 noites pela região.
Princess Cruises
Na temporada 2024 a Princess comemora 55 anos de cruzeiros no Alasca, prometendo ser sua maior presença na região, com sete navios realizando 158 partidas. Na programação estão previstos 14 itinerários, incluindo cinco experiências de observação de glaciares; 91 visitas ao Parque Nacional Glacier Bay; bem como 13 novos passeios em terra no programa North to Alaska by Princess.
Seabourn
A Seabourn iniciou sua temporada de 2024 no Alasca em 10 de maio, com o Seabourn Odyssey. Nas viagens de sete dias, o navio faz um roteiro circular com embarques e desembarques em Vancouver (Canadá) e em Juneau (Alasca), em saídas até setembro de 2024. Também realizará dois cruzeiros especiais com ida e volta de Vancouver. O primeiro, com 10 dias, acontecerá entre 7 e 17 de setembro. E por fim, realiza uma viagem de 11 dias, entre 17 e 28 de setembro de 2024. Em seguida, o Seabourn Odyssey ruma para o Japão, para sua viagem de despedida da frota.
Para mais informações, consulte seu agente de viagem. Assim terá uma assessoria importante para providenciar vistos e seguros, passagens aéreas, bem como, hospedagem nos locais de embarque e desembarque.