Companhia de cruzeiros fluviais aposta na aproximação com o mercado brasileiro para levar cada vez mais viajantes à Europa
Por Luísa Medeiros
Quando pensamos em cruzeiros, logo nos vem à mente grandes navios que atravessam mares em viagens longas e repletas de atrações. É natural, afinal, a maioria das companhias que operam no Brasil e nos países próximos têm esse perfil. Mas e se pensarmos um pouco além? Talvez incluir navios menores, mas sem perder as comodidades; viagens mais curtas; percorrendo rios, parando perto de grandes cidades, visitando lugares históricos e maravilhas da humanidade a apenas poucos passos. Essa é a proposta da VIVA Cruises – a companhia tem se destacado no mercado fluvial europeu e acredita que esse tipo de viagem tem tudo a ver com os brasileiros.
“A VIVA Cruises é uma companhia fluvial recente que combina a irreverência e espontaneidade de uma empresa nova com a experiência de uma empresa sedimentada no mercado”, avisa o key account manager Miguel Faria. O executivo, responsável pela expansão para o mercado brasileiro, explica que, apesar de ter nascido em 2018, a VIVA faz parte da Scylla, uma construtora de navios fluviais e de fretamento que tem 50 anos de história.
Surgiu, então, da vontade de explorar o que não vinha sendo muito usual no mercado de cruzeiros fluviais. Miguel Faria comenta que há um conceito geral de que os cruzeiros fluviais são um programa apenas para cruzeiristas mais velhos – e que a companhia quer desmistificar isso, trazendo um clima mais descontraído, relaxante e internacional a bordo. “Tenho certeza que combina com o perfil do cruzeirista brasileiro”, afirma.
Diferenciais da VIVA Cruises
Para se destacar dentre tantas opções no mercado fluvial, a VIVA Cruises propõe uma mudança de perfil. Aposta, portanto, em cruzeiros de curta duração, com até cinco noites (mesmo que ofereça opções mais longas). De acordo com Miguel Faria, oferecer viagens curtas é a melhor forma de cativar o viajante mais jovem, especialmente aquele que nunca fez um cruzeiro e teme ficar entediado em uma viagem mais longa.
Tem investido, também, fortemente em cruzeiros temáticos, especialmente ligados a atividades físicas e bem-estar (wellness). Bem como, navega em períodos que poucas companhias promovem cruzeiros na Europa (a baixa temporada, de novembro a março). Além disso, é uma marca all-inclusive, ou seja, tudo está incluído na tarifa do cruzeiro. Por exemplo, consumo de frigobar e qualquer tipo de bebida – a qualquer momento do dia.
“Entendemos que os brasileiros estão constantemente na Europa, em qualquer momento do ano. Dificilmente ele virá para fazer uma viagem curta, pois tem o perfil de se movimentar, conhecer muitas cidades e países. Nesse sentido, somos um continente pequeno com rios que percorrem vários países em diferentes regiões da Europa. O cruzeiro fluvial chega, então, para facilitar, já que o viajante não precisa se preocupar com voo, ônibus – só embarca e desembarca no mesmo navio e com a mesma cabine.”
Miguel Faria, key account manager da VIVA Cruises
Além disso, enfatiza o executivo, um hotel com pensão completa na Europa pode custar mais que uma cabine standard da VIVA Cruises. “É sem dúvida uma excelente oportunidade para os brasileiros conhecerem a Europa de outra forma”, afirma.
Resposta positiva no Brasil
Com olhos voltados ao mercado brasileiro, a VIVA Cruises tem investido em acordos comerciais e treinamentos para que os agentes de viagem conheçam melhor as possibilidades para seus clientes. Em breve, os cruzeiros da companhia também estarão disponíveis para pesquisas e reservas na plataforma Krooze.
A resposta tem sido além do esperado. “O resultado tem sido muito bom, tanto para grupos como clientes individuais. O feedback de brasileiros que já navegaram conosco tem se mostrado positivo, com destaque para a gastronomia e o serviço personalizado, onde as pessoas sentem-se bem vindas”, comenta.
Nesse sentido, os primeiros grupos de viajantes brasileiros a embarcar em cruzeiros VIVA começaram em abril desse ano – e já há grupos agendados para setembro, outubro e novembro. Miguel Faria afirma que acredita muito no mercado brasileiro e, se continuar crescendo, a companhia deve apostar em adaptações a bordo, como atendimento e documentação em português.
Sobre a VIVA Cruises
Academia de ginástica a bordo | Foto: Divulgação/VIVA Cruises Os bares servem bebidas incluídas na tarifa | Foto: Divulgação/VIVA Cruises Metade das cabines têm varanda francesa | Foto: Divulgação/VIVA Cruises Sundeck está presente em todos os navios | Foto: Divulgação/VIVA Cruises Espaço de wellness | Foto: Divulgação/VIVA Cruises As cabines são amplas e com sacada francesa | Foto: Divulgação/VIVA Cruises Navios VIVA Cruise navegam por rios europeus | Foto: Divulgação/VIVA Cruises Navio VIVA TWO | Foto: Divulgação/VIVA Cruises
- A frota possui sete embarcações na categoria premium. O oitavo navio, VIVA ENJOY, será inaugurado no final de 2024 para navegar especialmente no Rio Danúbio.
- Os navios são pequenos, para menos de 200 hóspedes; e mais da metade das cabines têm varanda francesa.
- As cabines são espaçosas, com bom espaço de circulação. A companhia aposta em conforto e comodidade, em sintonia com o lema Enjoy the Moment.
- Todos os navios têm um sundeck no último piso, com espreguiçadeiras e uma equipe sempre pronta para servir um drink. Há também uma pequena jacuzzi e um pequeno campo de golfe. O entretenimento conta com músicos a bordo e atividades dos cruzeiros temáticos.