As grandes formações rochosas, que são a marca do país escandinavo, permitem uma navegação em um cenário incomparável
Por Luísa Medeiros
Fazer um cruzeiro pela Noruega, na região da Escandinávia, pode reservar grandes surpresas. Além de povoados encantadores e da natureza exuberante, com florestas, cachoeiras e montanhas com seus topos pintados de neve, a região possui um atrativo muito especial: os fiordes. Essas formações rochosas são a grande atração para quem escolhe navegar por essa região. E, como a melhor época para viajar pelos fiordes noruegueses está começando, a Krooze te leva para visitar essa paisagem tão especial.
Antes de mais nada, é importante entendermos o que é um fiorde. Um fiorde (ou fjord, em norueguês), basicamente, é uma grande ruptura em altas montanhas rochosas, originada no período glacial. Essa ruptura forma uma espécie de caminho que permite que a água do mar avance – e que embarcações naveguem. Eles estão principalmente na costa da Noruega, Dinamarca, Canadá, Groenlândia, Chile e Nova Zelândia.
Você sabia? No Brasil, temos uma formação geológica que remete a um fiorde, mas não é um fiorde real, pois sua formação não vem da era glacial. Trata-se do Saco do Mamanguá, na região de Paraty. É apelidado de “fiorde tropical”, onde o mar se estende por 8 km para dentro do continente.
E, apesar de compor a paisagem de outras regiões do mundo, os fiordes são a marca registrada da Noruega. Isso porque o país possui quase 1200 ao longo da sua costa. Ou seja, dos 25 mil quilômetros de costa norueguesa, apenas 10% não são fiordes. Dá pra ter uma ideia do quanto isso interfere e marca a paisagem da região.
O que você precisa saber sobre a Noruega
A Noruega faz parte de uma região chamada Escandinávia que, por sua vez, está localizada no norte da Europa. Fazem parte da Escandinávia, além da Noruega, a Dinamarca e a Suécia. Essa península tem características históricas, culturais e geográficas muito específicas em comum. Por exemplo, a região é berço da civilização Viking – que, não por acaso, eram grandes navegadores! E, também, têm em comum um grande índice de desenvolvimento humano e são conhecidos por serem os países mais felizes do mundo (de acordo com a World Happiness Report).
A melhor época do ano para conhecer a Noruega é no período de maio a setembro. Apesar de ser verão do hemisfério norte, ainda sim a temperatura vai ser baixa, então é preciso estar preparado. Nessa época os dias são longos e é possível observar o fenômeno do sol da meia noite, quando o país permanece iluminado em uma tonalidade única. Nos outros meses, a neve (e o frio ainda mais intenso) pode dificultar os passeios. A natureza é o “cartão de visitas” do país, então esteja preparado para belíssimas paisagens.
- Capital: Oslo
- Língua: Norueguês (mas muita gente fala inglês)
- Moeda: Coroa Norueguesa (vale aproximadamente R$ 0,50, na coração de junho de 2024)
- Economia: é o quarto país mais rico do mundo (segundo o PIB)
- Política: seu governo é uma Monarquia Constitucional Parlamentarista
- Gastronomia: os mercados de peixe, em muitos portos, geralmente vendem bem mais que especiarias do mar. Lá é possível comer carne de alces e renas, por exemplo. Além de frutas silvestres abundantes ou queijos de cabra bem diferentes dos convencionais, bem como chocolates com especiarias.
Um cruzeiro pela Noruega
O país é bastante grande, então a mobilidade que um navio de cruzeiro fornece é importante para ver diferentes regiões em apenas uma viagem. Nesse sentido, é recomendável fazer cruzeiros mais longos, entre oito e 15 dias. Os fiordes mais bonitos (e famosos) estão na região noroeste do país.
Dentre as atrações do seu cruzeiro pela Noruega estão passeios pelos fiordes, imersão em vilarejos e excursões para observar a vida selvagem. Com sorte (e um pouco de planejamento), quem sabe ver a aurora boreal e o sol da meia noite. Um cruzeiro pela Noruega pode – e certamente vai – ser uma experiência marcante na vida de qualquer viajante.
Vilarejos pitorescos acompanham a navegação | Foto: Lachlan Gowen/Unsplash É possível avistar a aurora boreal na Noruega | Foto: Johny Goerend/Unsplash Bergen possui um dos mais importantes portos para cruzeiros da Noruega | Foto: Michael Fousert/Unsplash A navegação pela Noruega encanta os cruzeiristas | Foto: Simon Williams/Unsplash
Companhias que navegam na Noruega
A maioria das companhias de cruzeiro (em especial as que têm navios de expedição) possuem roteiros pela Noruega. A mais presente certamente é a Hurtigruten, que tem sede no país e proporciona saídas diárias na costa norueguesa.
Outros exemplos são Costa Cruzeiro, Cunard, Disney Cruise Line, Explora Journeys, Holland America Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises, Princess Cruises, Regent Cruises e Seabourn. Ou seja, nenhuma grande navegadora que ficar de fora deste destino tão fascinante. E, da mesma forma que existem muitas companhias realizando cruzeiros pela Noruega, são inúmeras as possibilidades de roteiros pela região.
Combinação com outros países
Muitos cruzeiros pela Escandinávia combinam os diferentes países da região – e até incluem outros no entorno, como por exemplo a vizinha Alemanha. Há, também, alguns cruzeiros que visitam a Noruega com embarque e desembarque da Inglaterra (porto de Southampton). Um ponto, no entanto, é central: a região oeste e norte do país, com seus contornos acidentados e únicos, são os mais desejados nos roteiros de cruzeiro.
Caminhos pela Noruega
- Rota dos Fiordes: sem dúvida, um dos principais atrativos do país. A maioria dos cruzeiros que navegam pelos fiordes passa por Bergen e Oslo, por sua localização privilegiada e diversidade de atrações. O caminho é cercado por cenários de cartão postal, com pequenas cidades coloridas, imponentes falésias, cachoeiras, montanhas e, claro, a navegação por dentro dos fiordes.
- Visita ao Ártico: uma excelente pedida para os mais aventureiros é um cruzeiro pela Noruega ao Ártico. Há muitas opções de companhias de cruzeiros de expedição que visitam os lugares mais isolados e especiais. Mas existem, também, opções das linhas convencionais e de luxo, combinando com outras regiões do país. É por aqui que se encontram viagens para ver um dos fenômenos mais incríveis da natureza, a aurora boreal – um festival de luzes e cores no céu.
- Cruzando a Costa: são roteiros que cruzam a costa da Noruega durante todo o ano, geralmente começando e terminando em Bergen. São cruzeiros longos mas que, no caminho, visitam uma infinidade de portos – grandes e pequenos. É preciso ter bastante atenção ao reservar um cruzeiro deste tipo na Noruega, pois existem linhas regulares que são apenas para transporte de passageiros e carga, sem os benefícios, conforto e atrações de um navio de cruzeiro.
Principais portos da Noruega:
Kristiansand: é a cidade mais ao sul da Noruega e encanta os viajantes por suas casinhas de madeira, praias e comércios, bem como museus e locais históricos para conhecer.
Geiranger: esse vilarejo localizado ao pé de montanhas nevadas é a porta de entrada para conhecer o fiorde Geiranger – um dos mais longos e profundos do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO.
Bergen: rica em história e tradição, a cidade foi fundada em 1070. Está rodeada por paisagens incríveis, bem como, oferece uma grande variedade de atrações históricas e naturais. A cidade é cercada pelo Sognefjord, o segundo maior fiorde do mundo, com 204 km de extensão
Oslo: a capital também data de 1070 e oferece locais históricos e museus que se misturam com atrações modernas e vibrantes. Situada entre as montanhas e o mar, oferece grande variedade de atividades ao ar livre.
Tromso: é a maior cidade ao norte da Noruega – e a mais visitada pelos caçadores da aurora boreal. É um local com muitas atrações, que divertem os turistas em qualquer estação do ano. Por exemplo, passeio de trenós puxados por cães, avistamento de baleias, esqui e até a Catedral do Ártico, construída em cima do Círculo Ártico.
Trondheim: é a cidade mais próxima do fiorde de Trondheim, bem ao centro do país. É uma cidade que agrada tanto quem gosta de modernidade, quanto quem curte o turismo histórico. Entre as atrações, destaque para a Catedral Nidarosdomen, do século 11.
Alesund: está localizada na região oeste do país, no interior dos fiordes noruegueses, com uma paisagem muito especial. Possui diversas ilhas que avançam pelo oceano, com a montanha de Sunnmore ao fundo.