Na primeira edição do prêmio Krooze Awards, profissionais e entusiastas do mundo dos cruzeiros escolheram o TOP 3 de Melhores Companhias de Cruzeiros Contemporâneos. Os jurados se reuniram de forma online, no dia 26 de agosto, para debater as potencialidades, características e diferenças entre as companhias indicadas para o prêmio.
Entre os critérios considerados, foram avaliados a qualidade dos navios, atrações a bordo, inovações, gastronomia e entretenimento para diferentes públicos. Foi destinado um olhar não apenas para as companhias que navegam no Brasil, mas também aquelas que estão disponíveis para cruzeiristas no país – tanto para venda direta, quanto para atendimento e opções para o público brasileiro a bordo.
Vencedores
MSC Cruzeiros
Uma das companhias que possui embarque regular no Brasil, a MSC Cruzeiros conquistou destaque entre os jurados pela relação próxima com os cruzeiristas brasileiros e a aposta em trazer ótimos navios e uma programação que se aproxima das preferências de entretenimento do país. O atendimento em português, oferecido tanto no pré e pós venda, quanto a bordo, também foi um diferencial elencado pelos especialistas. Eles citaram, ainda, a área especial MSC Yacht Club, que oferece atendimento e infraestrutura mais luxuosos como um atrativo para cruzeiristas que buscam uma nova experiência a bordo. Outro fator considerado primordial para colocar a MSC Cruzeiros no TOP 3 da categoria foi o posicionamento forte da companhia no mercado internacional, oferecendo opções de cruzeiros curtos e longos em todos os continentes e colecionando boas avaliações dos cruzeiristas.
Norwegian Cruise Line
Ainda que não navegue com regularidade no Brasil, a Norwegian Cruise Line tem lugar especial na preferência dos especialistas em cruzeiros, que colocaram a companhia dentro do TOP 3 da categoria. As inovações que oferece a bordo e um ambiente que se assemelha muito às classes superiores foram os principais diferenciais elencados pelos jurados na escolha. Outro fator citado e que conta pontos a favor da NCL é que apresenta um serviço mais eficiente a bordo, com maior atenção aos hóspedes e ambientes mais tranquilos de restaurantes e piscinas, sem filas, por exemplo. Tudo isso faz com que a experiência do cruzeirista seja positiva, deixando o desejo de voltar a navegar. A área de luxo The Haven by Norwegian, que vai ser lançada no Norwegian Aqua, também foi citada como uma oportunidade para viajantes experimentarem uma classe mais elevada de navegação, de olho no seu próximo cruzeiro.
Royal Caribbean International
Os maiores e mais completos navios da classe contemporânea não passaram despercebidos pelos jurados do Krooze Awards 2024, que colocaram a Royal Caribbean International no TOP 3 da categoria. Na reunião de avaliação, eles foram unânimes na percepção de que é impossível não remeter aos navios da companhia quando se considera o imaginário ‘do que é fazer um cruzeiro’ atualmente, circulando pelas principais regiões turísticas do mundo. Citaram que é uma excelente opção de navegação para viajantes ativos, que gostam de diversidade e ambientes animados. Isso porque não há tédio em um navio da Royal – sendo que a principal dificuldade é conseguir aproveitar e conhecer todos os espaços a bordo. Os espetáculos apresentados nas arenas e teatros também chamam atenção pela qualidade e pelo fator surpresa, uma vez que mesclam atividades no ar, na água e no palco.
Participantes
A Carnival Cruise Line é uma das maiores companhias de cruzeiros do mundo, com uma frota de 27 navios. São embarcações grandes, com atrações diversificadas para todas as faixa etárias, incluindo esportes, clubes infantis, parques aquáticos e teatro. Fundada em 1972, tem a tradição de oferecer viagens divertidas para toda a família, com entretenimento de alta qualidade, no estilo broadway, a bordo. Os destaques da última temporada incluem o lançamento do Carnival Jubilee, em fevereiro de 2024, com capacidade para 6,5 mil hóspedes; bem como o Carnival Firenze, inaugurado em abril, com capacidade para 5 mil viajantes.
A Celestyal Cruises é uma companhia que promove cruzeiros curtos e imersivos nas Ilhas Gregas, Chipre e Mediterrâneo. Possui uma frota de dois navios no estilo boutique, cada um com capacidade para 1266 hóspedes. Orgulha-se de ter uma expertise regional profunda, de raízes gregas, que garantem um estilo próprio de navegar. Atua no estilo complete cruise package, ou seja, todas as refeições com bebidas, entretenimento, serviços e excursões estão incluídas na tarifa. Outra marca registrada do seu modo de navegar é priorizar estadias longas nos portos, possibilitando uma visita mais aprofundada e imersiva.
A Costa Cruzeiros se destaca por uma frota robusta e diversificada. São nove navios grandes, repletos de opções de entretenimento, atrações culturais, gastronomia e o atendimento no mais tradicional estilo italiano. Com diversas categorias de cabine, oferece opções para diferentes bolsos e gostos. Suas tarifas não são inclusivas mas possui uma grande diversidade de pacotes complementares. A Costa Cruzeiros navega para as mais diversas regiões do mundo e é uma das companhias que tem presença garantida na temporada brasileira de cruzeiros, com navios dedicados ao país. Em 2023, a companhia celebrou 75 anos de presença no Brasil e realizou sua mais longa temporada na região, com três navios dedicados ao Brasil, Argentina e Uruguai.
Bastante conhecida pelo público brasileiro a MSC Cruzeiros é uma das companhias que mantém saídas regulares na temporada brasileira. Com sede em Genebra, na Suíça, a companhia preserva sua origem italiana no estilo e serviço. Possui uma frota moderna de 22 embarcações grandes, com grande diversidade de lazer a bordo, incluindo teatros com shows no estilo broadway, cinema, academia, spa, clubes infantis para todas as idades e parques aquáticos. Navega por todo o mundo e possui um destino privativo nas Bahamas, a MSC Ocean Cay Marine Reserve. Destaque, também, para uma área especial de luxo, o MSC Yacht Club em diversos navios da frota. Em 2023, a MSC recebeu o navio MSC Euribia, que possui uma atenção especial às questões de sustentabilidade, sendo o segundo da frota movido a GNL.
A Norwegian Cruise Line tem uma história de 57 anos em cruzeiros modernos, divertidos e contemporâneos. Com uma frota de 19 navios de porte grande, apresenta conceitos premiados e variados de alimentos e bebidas; entretenimento de classe mundial no estilo broadway; e ofertas de recreação inovadoras. Entre elas, por exemplo, estão pistas de kart em três níveis; praças de alimentação com decoração marcante e integrada com outras áreas do navio; bem como parques aquáticos. Dentre as opções de cabines e espaços, oferece a área de luxo The Haven by Norwegian. Em 2023, a companhia comemorou a chegada do Norwegian Viva à frota, segundo navio da Classe Prima, com capacidade de 3.099 hóspedes.
Com 50 anos de tradição marítima, a Royal Caribbean International é conhecida por apresentar navios grandes (possui os maiores do mundo) e inovadores. Sua frota de 29 navios navega por mais de 300 destinos em 80 países, nos sete continentes. A bordo, o entretenimento é a palavra chave, com muitos espaços para famílias; teatros no ar, na água e no palco; além de muita adrenalina. Os destaques desse ano foi o lançamento do maior navio do mundo, o Icon of The Seas, em janeiro, com capacidade para 7,6 mil hóspedes; além do Utopia of The Seas, em julho, outro gigante, que transporta até 5,6 mil cruzeiristas.
Banca
-
Orlando PalharesCVC
-
Ines BelliniMendes Tur
-
Leandro SommerfeldMaritimos
-
Claudio SiufMajestur
-
Alexandre PaparazzoAzul Viagens
-
Bernardo PorfirioBP Cruzeiros
-
Juliana PintoGrupo Arbo
-
Rodrigo RuasInfluencer
-
Artur AndradePanrotas
-
Edu MaiaO Globo