Passageiros, tripulações e agências de viagem devem se adequar às regras da Anvisa
Informações atualizadas em 21/12/2021
Por Fernanda Corrêa
A Costa Cruzeiros aderiu a protocolos de segurança dos seus cruzeiros para a temporada 2021/2022 no Brasil. Passageiros, tripulações e agências de viagem devem se adequar às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos órgãos globais de saúde.
Lembramos, que as regras de segurança são constantemente atualizadas, de acordo com as novas recomendações técnicas estipuladas pelas autoridades sanitárias brasileiras. Portanto, antes de embarcar, informe-se junto ao seu agente de viagem e siga as orientações divulgadas pela sua companhia marítima.
Acompanhe abaixo, os procedimentos necessários para embarcar nos navios da Costa Cruzeiros.
Antes de embarcar nos cruzeiros da Costa
Contratar um seguro viagem para a temporada América do Sul
Antes de embarcar nos navios da Costa Cruzeiros, você precisa adquirir um seguro de viagem com cobertura para covid-19. Desde 29 de novembro de 2021, a companhia passou a exigir a contratação desta cobertura especial – que deve incluir cobertura de despesas médicas e hospitalares em viagem, custos com quarentena – entre eles hospedagem – e regresso sanitário.
Os clientes que haviam adquirido seguro viagem com a Costa antes de 29 de novembro – e que não contemplava a cobertura covid-19 – terão automaticamente seu seguro estendido para covid-19, sem custos extras.
Nos novos pacotes de cruzeiro oferecidos aos clientes, a Costa já oferece o seguro com cobertura covid-19, em parceria com a seguradora Universal Assistance. Entretanto, outros seguros serão aceitos.
Realizar web check-in
O check-in online é obrigatório para todos os hóspedes da cabine. Deve ser realizado 72 horas antes do embarque, acessando o site MyCosta. O processo envolve o preenchimento do formulário de declaração de saúde, da Costa Cruzeiros, e a emissão do bilhete. Ambos documentos devem ser apresentados no embarque, preferencialmente no formato impresso, entretanto, o digital também é aceito.
Realizar testagem para covid-19
Viajantes a partir de 6 anos devem apresentar teste negativo para covid-19. A Costa Cruzeiros aceita dois tipos de teste: o PCR, que deve ser realizado nas 48 horas que antecedem o embarque – ou o antígeno, de preferência o de terceira geração, realizado 24 horas antes do embarque.
Os comprovantes com resultado dos testes devem ser apresentados no momento do check-in, no porto de embarque. Caso o hóspede tenha apresentado resultado positivo para covid-19, a Costa oferecerá um voucher com crédito, do mesmo valor, para uma saída futura.
A testagem de crianças entre 3 e 5 anos será efetuada no momento do embarque, supervisionada por um médico contratado pela Costa. O teste consiste em um procedimento não invasivo, como um “pirulito”.
Parcerias da Costa para testagem
Hospital Albert Einstein, em São Paulo
A Costa possui uma parceria com o Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, para realização de dois testes: o Teste PCR Tempo Real Coronavirus COVID19 – SWAB e o Teste Rápido Antígeno COVID-19 SARS CoV-2. Os preços são reduzidos, informe-se aqui.
Drogaria São Paulo
Para o teste antígeno, a Costa possui uma parceria com a Drogaria São Paulo. Os testes devem ser previamente agendados via telefone ou no site da drogaria. Para obter um valor reduzido, o viajante deverá apresentar o código fornecido pela companhia, além do cupom – ambos disponibilizados no site da Costa, aqui.
O que levar no check-in da Costa Cruzeiros
Abaixo, os documentos que serão solicitados no momento de embarque, no porto.
Certificado de vacinação
Todos os hóspedes acima de 12 anos devem apresentar certificado de vacinação completo, realizado 14 dias após a segunda dose – ou dose única. O mesmo pode ser apresentado impresso ou digitalmente, via aplicativo Conecte SUS. São válidas todas as vacinas aprovadas pela OMS, incluindo a vacinação realizada no exterior, devidamente documentada.
Formulário de declaração de saúde do viajante
Lembra daquele formulário que você preencheu no web check-in? Então, o formulário de declaração de saúde da Costa Cruzeiros deve ser apresentado no momento do embarque, no formato impresso ou digital.
Resultado do seu teste covid-19
Leve o resultado do seu teste covid-19, conforme descrito no item Antes de embarcar nos cruzeiros da Costa.
Apólice de seguro saúde com cobertura covid-19
Leve a sua apólice de seguro saúde com cobertura covid-19, conforme descrito no item Antes de embarcar nos cruzeiros da Costa.
Bilhete de embarque e documento com foto
O seu bilhete de embarque, que também foi gerado durante o seu web check-in, deve ser apresentado juntamente com seu documento pessoal, com foto legível (RG, CNH ou passaporte).
Protocolos durante os cruzeiros da Costa
A ocupação do navio foi reduzida em relação à sua capacidade normal de hóspedes. Entretanto, é obrigatório o uso de máscaras faciais em áreas públicas. É recomendado distanciamento social entre os grupos de hóspedes. A bordo, será realizado monitoramento contínuo, com testagem diária de 10% dos hóspedes e tripulantes.
Como medida de segurança adicional, a Costa Cruzeiros limitou o número total de crianças de 0 a 11 anos (não vacinadas) ao máximo de 5% da capacidade total autorizada pelas autoridades locais.
Durante as escalas nos destinos, o desembarque segue o protocolo definido por cada cidade ou de acordo com as normas estabelecidas pelas excursões da Costa Cruzeiros, que serão realizadas de forma supervisionada – e valem para todos os hóspedes, incluindo os de 0 a 11 anos.
Informe-se com a companhia marítima ou seu agente de viagem
É recomendado que os hóspedes consultem os protocolos atualizados no site da Costa Cruzeiros – ou com seu agente de viagem – pois estão sujeitos a modificações.
Comentário
Comments are closed.