Informações atualizadas em 14/12/2021
Por Fernanda Corrêa
A MSC Cruzeiros adotou protocolos de saúde e segurança para navegar pelas águas brasileiras na temporada 2021/2022. As medidas seguem os procedimentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos governamentais, que liberaram a retomada do setor de cruzeiro no país.
As orientações são constantemente atualizadas, de acordo com as melhores práticas globais e as recomendações técnicas das autoridades sanitárias brasileiras.
Veja a seguir os protocolos em vigor nos navios da MSC Cruzeiros.
Contratação de apólice de seguro de viagem, com cobertura para covid-19
Nos cruzeiros da MSC realizados durante a pandemia é obrigatória a contratação de apólice de seguro de viagem, com cobertura para a covid-19. A companhia tem uma parceria com a Europ Assistance que oferece duas modalidades de apólices. O seguro pode ser adquirido no momento da compra do pacote de cruzeiro mas, se preferir, o viajante poderá adquiri-lo junto a outra seguradora, incluindo as despesas médico-hospitalares, traslado médico, regresso sanitário, reserva de hotel por convalescença e cancelamento de viagem.
Para saber mais, clique aqui.
Procedimentos de embarque
Alguns dias antes do embarque, é necessário realizar o check-in online, por meio de um link enviado por e-mail pela MSC ou pelo agente de viagem. Nesta etapa, é gerado um e-ticket definindo a hora da chegada ao porto. Os grupos foram escalonados em diferentes horários, a fim de garantir um processo mais eficiente de embarque.
Para saber como é o embarque no Porto de Santos, clique aqui.
Documentos para apresentação no embarque
Certificado de vacinação
Os viajantes acima de 12 anos devem apresentar comprovante de vacinação completa realizada 14 dias após a segunda dose – ou da dose única – contra a covid-19, aceitos em formato digital ou impresso, para as vacinas aprovadas no Brasil e validadas pela Organização Mundial da Saúde. A exceção é para quem tomou a vacina da Pfizer, após 7 dias da segunda dose, a vacinação já está válida para o embarque.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, é recomendado que viajantes com mais de 60 anos tomem a 3ª dose de reforço – após terem recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. Caso você esteja dentro dos parâmetros para receber a terceira dose, recomendamos que verifique junto ao seu agente de viagem ou à MSC, a obrigatoriedade da mesma para o embarque.
Testes pré-embarque
Para embarcar, todos os viajantes a partir de 2 anos, devem apresentar os testes de covid-19 comprovando resultado negativo. A MSC aceita dois tipos de testes: o RT-PCR, que deve ser realizado até 72 horas do embarque; e o teste de antígeno, ou teste de farmácia, feito até 24 horas antes do embarque.
Formulário de saúde
O formulário é fornecido durante o check-in online, juntamente com o e-ticket. O mesmo deve ser impresso para apresentação no check-in presencial, tendo assinaladas as respostas que comprovam as condições de saúde do viajante, referentes às últimas seis horas que antecedem o embarque.
Protocolos a bordo
Ocupação reduzida
A ocupação do navio foi reduzida a 75% da capacidade de hóspedes. Também estão limitados espaços como teatro, lounges, cassino, restaurantes e kids clubs, bem como as atividades a bordo, agora direcionadas para grupos menores e com reserva prévia. O uso de máscaras faciais é obrigatório nas áreas comuns do navio e é incentivado o distanciamento social entre os grupos de viajantes.
Serviços nos bares, restaurantes e lounges
O serviço self-service nos buffets foi substituído por serviços realizados por atendentes. Nas estações de alimentos, os hóspedes selecionam o que desejam; a comida então é servida – e entregue a eles, para ser levada para a mesa.
Nos restaurantes, bares e lounges, tanto as refeições como as bebidas são servidas aos hóspedes, diretamente em suas mesas. Para uma experiência sem contato, os cardápios são disponibilizados via QR Code, com leitura realizada pelo celular.
Infraestrutura e procedimentos a bordo
A MSC realiza um monitoramento contínuo a bordo, com testagem diária de 10% dos passageiros e de 10% da tripulação. Todos os tripulantes foram completamente imunizados contra a covid-19 e são testados semanalmente. Os profissionais também estão treinados e equipados para atendimento, suporte e orientação dos hóspedes a bordo.
Cabines dedicadas foram destacadas em áreas restritas, permitindo o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contatos próximos. Um plano de contingência foi estruturado para casos suspeitos – com instalações, serviços médicos aprimorados e equipe treinada – atuando em cooperação com as autoridades de saúde.
Medidas de higienização, com uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar, e sistema de ar sem recirculação são novos procedimentos para garantir ambientes mais seguros.
O novo Centro de Informações agora está acessível por telefone, evitando que os viajantes tenham que ir pessoalmente ao balcão de atendimento.
Desembarque controlado
Nos destinos, o desembarque dos hóspedes é controlado e independente, seguindo o protocolo definido e aprovado por cada cidade, em seu plano de operacionalização local. As excursões em terra organizadas pela MSC têm acompanhamento e supervisão profissional e também seguem os protocolos aplicados a bordo.
Comentários
Comments are closed.