Expedição cultural da companhia une arqueologia, astronomia e natureza em uma jornada única
Por Redação Krooze
Publicado às 16h
A Swan Hellenic anunciou os detalhes completos de seu excepcional cruzeiro cultural de 9 noites do Chile ao Peru, com partida de Valparaíso rumo a Calao em 30 de março de 2026, a bordo do navio boutique de expedição de luxo SH Vega. A viagem contará com a presença de dois renomados cientistas do Instituto SETI, os doutores Thomas Esposito e James De Buizer.
Thomas lidera dois programas financiados pela NASA em parceria com a rede Unistellar. Já James, convidado especial do cruzeiro, é astrônomo profissional, ex-aeronauta e foi o último Diretor Assistente do Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha da NASA (SOFIA) — o maior observatório astronômico voador do mundo. Atualmente, ele atua como pesquisador no Centro Carl Sagan, do Instituto SETI.
Sobre a experiência oferecida pela Swan Hellenic
Durante o cruzeiro, ambos participarão ativamente da vida a bordo, oferecendo palestras, interagindo com os hóspedes e acompanhando excursões em terra, no melhor estilo da Swan Hellenic. O objetivo é proporcionar uma imersão completa nas paisagens noturnas deslumbrantes que tornaram o Chile lar de metade dos telescópios astronômicos do planeta.
O itinerário inclui experiências marcantes, como os antigos carvedos rupestres do Vale do Limarí, os desertos e lagoas turquesa de Antofagasta, e Arica, com sua catedral projetada por Eiffel, as múmias Chinchorro — as mais antigas do mundo — e as dunas mais altas do planeta.
A viagem também promete encontros com a fauna local, incluindo flamingos chilenos e condores-andinos, além de visitas à cidade colonial de Arequipa, conhecida por suas construções de rocha vulcânica branca e pelo convento de Santa Catalina. Outro destaque são as Ilhas Ballestas, o “mini Galápagos” do Peru, lar de milhares de aves marinhas, leões-marinhos e pinguins, graças à fria Corrente de Humboldt.
Entre as opções de excursão, os hóspedes poderão sobrevoar as Linhas de Nazca, explorar o Vale da Lua no Deserto do Atacama em um tour de dois dias, visitar uma fortaleza pré-inca e participar de um ritual indígena de Pachamama ao pôr do sol — seguido de uma sessão inesquecível de observação das estrelas.
O diferencial da expedição está justamente no foco no céu: o Chile possui as noites mais límpidas do planeta, e os convidados poderão aproveitar cinco palestras dos cientistas do SETI e sessões de observação guiada no Deck 9, especialmente projetado para minimizar a poluição luminosa.
Palestras
Dr. Esposito ministrará três palestras:
- Retratos de Famílias Planetárias: Fotografando Sistemas Solares Jovens
- Cataclismos Cósmicos: Coisas que Explodem na Noite
- Da Defesa Planetária à Descoberta de Planetas: Astronomia Cidadã em Ação
Dr. De Buizer apresentará duas:
- Há Alguém Lá Fora? A História da Busca por Vida Inteligente no Universo
- Explorando os Mistérios do Universo a Partir do Chile
Essa última palestra destacará o motivo de o Chile concentrar mais de 50% dos telescópios astronômicos do mundo até 2030, abordando seus observatórios únicos e as descobertas que eles possibilitaram.
O CEO da Swan Hellenic, Andrea Zito, comentou:
“Essa viagem extraordinária é uma joia da nossa temporada 2026 na América do Sul. Ela leva os hóspedes, com conforto e tranquilidade, a explorar alguns dos lugares mais fascinantes e belos da Terra — em companhia de guias especialistas e cientistas de classe mundial, com oportunidades de aventura e experiências únicas de observação das estrelas.”
Swan Hellenic no Krooze Awards 2025
Durante o Krooze Awards 2025, a Krooze conversou com Gustavo Benetti, diretor de vendas da Swan Hellenic, sobre os planos da companhia para o mercado brasileiro e internacional. Segundo Benetti, a empresa vê oportunidades de crescimento em áreas ainda pouco exploradas no Brasil, como nos Lençóis Maranhenses, em um cenário nacional que já começa a apresentar sinais de saturação. Além disso, a Swan Hellenic pretende investir na África, um continente rico culturalmente e com destinos peculiares, onde já vem construindo boas relações com governos locais para superar questões burocráticas.
Benetti também destacou uma mudança recente no perfil do público de cruzeiros de expedição: nos últimos cinco anos, a companhia tem atraído viajantes mais jovens, sem filhos, interessados em experiências diferentes e impressionantes, com destinos que incluem África, Ártico, Austrália, Japão e Nova Zelândia. Outro ponto observado foi o aumento do público solo em roteiros de expedição, refletindo o desejo de sair do tradicional e explorar novos horizontes.
Dica Krooze: a Swan Hellenic é uma das ganhadoras da categoria “Melhores Companhias de Cruzeiro de Expedição”!
Para mais informações, consulte seu agente de viagens!
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!