Cruzeiros fluviais em embarcações típicas são uma atração tão especial quanto os monumentos do Egito
Por Fernanda Corrêa
Conhecer o Egito e as riquezas históricas que o país abriga está na lista de desejos de muitos viajantes. Mas poucos imaginam que é possível conhecer a terra dos faraós navegando pelo Nilo, um dos maiores rios do mundo. Há uma oferta variada de cruzeiros fluviais em diferentes tipos de embarcações, seguindo projetos locais de construção e um estilo próprio de navegação. Por sua tradição secular, pelas paisagens que percorre, e pelas características únicas dos barcos, um cruzeiro fluvial no rio Nilo torna-se uma atração tão especial quanto os monumentos do Egito.
Essa modalidade de viagem tem um lado muito prático: a estrutura que os cruzeiros fluviais no Nilo oferecem é uma grande vantagem, especialmente em regiões mais remotas. Os viajantes encontram hospedagem a bordo, com total conforto e segurança, bem como toda a infraestrutura necessária – pois nem sempre é fácil se comunicar por conta própria no país, ou até encontrar locais para comer fora dos grandes centros.
Confira algumas dicas importantes para navegar nesse destino como, por exemplo, a melhor época para um cruzeiro no Nilo, seu trecho mais famoso, opções de companhias fluviais, entre outras curiosidades para embarcar nessa viagem incrível.
Melhor época para navegar no rio Nilo
Durante todo o ano existem cruzeiros disponíveis pelo rio Nilo. Entretanto, a melhor época para embarcar é entre os meses de outubro e abril, quando as temperaturas estão mais amenas e as chuvas já acabaram, sendo uma época mais apropriada para navegação.
Trecho do rio Nilo mais famoso para cruzeiros
Existem quase 300 barcos navegando diariamente pelo rio Nilo, mas o trecho de navegação mais famoso para cruzeiros fica entre Luxor e Aswan, localizadas, respectivamente, a 700 e 800 quilômetros de distância do Cairo, capital do Egito. Normalmente o itinerário dos cruzeiros é linear, ou seja, se o embarque acontecer em Luxor, o desembarque será em Aswan. E vice-versa.
Durante o planejamento do seu roteiro de visita ao Egito, é essencial verificar as datas de saída oferecidas pelas companhias fluviais, para poder fechar seu itinerário final da viagem. Os cruzeiros podem ser combinados com visitas estendidas em terra, antes ou depois da navegação.
Uma peculiaridade sobre o curso do rio tem impacto sobre a duração do cruzeiro.
O rio corre em direção ao norte do país, desembocando no Mar Mediterrâneo. Por isso, quando os embarques são em Luxor, os cruzeiros tem uma duração de quatro noites,
pois os barcos navegam contra a correnteza. E quando o embarque acontece em Aswan, os cruzeiros duram três noites, pois as embarcações navegam a favor da correnteza.
Principais atrações para visitar neste trecho do rio Nilo
Ao longo do trecho entre Luxor e Aswan há uma série de atrações famosas a serem visitadas. A cidade de Luxor é conhecida como o maior museu aberto do mundo, possuindo monumentos grandiosos ao ar livre como templos, obeliscos, santuários e câmaras mortuárias que relatam a rica história da antiga civilização egípcia.
Em Luxor o viajante conhecerá o Vale dos Reis, um dos locais mais icônicos do Egito. Entre montanhas e desfiladeiros a margem do rio Nilo estão localizadas as tumbas de mais de 70 faraós, incluindo a do faraó Tutankhamon, descoberta em 1922. Na região também está localizada o Vale das Rainhas, onde eram sepultadas as esposas dos faraós. No centro da cidade está o Templo de Luxor, construído na antiga capital de Tebas, um dos mais bem preservados. O Templo de Karnak próximo ao Templo de Luxor, é repleto de gravuras em colunas imensas, trabalho dos artesãos e arquitetos do antigo Egito. Outro monumento impressionante é o templo mortuário de Hatshepsut, que foi encomendado pela rainha faraó Hatshepsut.
Os interessados na história faraônica encontram em Aswan outros monumentos importantes como o Templo de Ísis (deusa da maternidade) situado na Ilha de Philae, localizado na antiga represa de Aswan. Também conhecerá os famosos Templos de Abu Simbel, ao longo das margens do Lago Nasser, bem como o Templo de Hórus, em Edfu, com uma fachada construída pelo pai de Cleópatra no século I a.C.
Dica Krooze: alguns passeios imperdíveis não estão inclusos nos cruzeiros, mas vale a pena considerar no seu roteiro: uma visita ao templo de Abu Simbel, ao sul de Aswan; navegar em felucas para conhecer as Vilas Nubias, também a partir de Aswan; e um passeio de balão sobre as ruínas de Luxor.
Opções de cruzeiros fluviais no rio Nilo
O grupo hoteleiro Oberoi Hotels & Resorts possui cruzeiros de luxo pelo rio Nilo em duas embarcações. O The Oberoi Zahra oferece cruzeiros embarcando em Aswan, com duração de três ou sete noites – e desembarque em Luxor. O viajante pode optar também por embarcar em Luxor, para cruzeiros com quatro ou sete noites de duração. A segunda embarcação da companhia é o The Oberoi Philae.
Outra empresa hoteleira com cruzeiros no Nilo é o grupo Sonesta, que oferece a experiência Sonesta Cruise Collection Nile River com três embarcações. Nelas, o viajante pode explorar os templos, túmulos e ruínas enquanto navega entre Aswan e Luxor, em roteiros com três, quatro e sete noites de duração.
Cruzeiros em barcos a vela
As dahabiyas são charmosos barcos a vela típicos do rio Nilo. Surgiram durante a época colonial, quando os nobres ingleses financiavam os trabalhos de arqueólogos. Por serem menores, não necessitam realizar pernoites em portos maiores. Tem mais versatilidade para atracar, por exemplo, numa ilha no meio do rio para os hóspedes degustarem um jantar especial, ou nas margens do rio para visitarem povoados locais.
A companhia fluvial Nour El Nile possui uma frota com seis dahabiyas e oferece cruzeiros com até seis dias de duração.
“Viajar numa dahabiya é uma experiência mais imersiva e a navegação, mais relaxante. Ideal para viajantes que já conhecem o destino, mas querem repetir a viagem numa experiência diferente.” Alexandre Rizaucourt da Version Unique, consultoria de viagens exclusivas.
Cruzeiros integrados com voos e transportes terrestres
A Uniworld, renomada companhia de cruzeiros fluviais pela Europa, oferece um programa completo com 12 dias de duração que inclui hospedagem no Cairo antes do cruzeiro, com passeios. Para embarcar no cruzeiro, também está contemplada uma passagem aérea de ida e volta para Luxor, além da tarifa do cruzeiro ao longo do Rio Nilo, e os passeios terrestres.
Outra companhia de cruzeiros fluviais no rio Nilo é a AmaWaterways. O cruzeiro possui sete noites de duração, sendo que o roteiro inclui três noites no Cairo antes do embarque, além de uma noite, após o desembarque.
Conheça as Felucas, barcos típicos do rio Nilo
Outra modalidade de embarcações típicas do rio Nilo são as chamadas “felucas”, barcos menores, normalmente a vela, usados para transporte de mercadoria entre vilarejos ao longo do rio e também muito utilizados para realizar o desembarque dos hóspedes dos navios até as margens. Durante o percurso dos cruzeiros, os viajantes poderão ver uma grande quantidade de felucas transitando pelo Nilo.
Dica final: contrate um guia egiptólogo. Ao contrário do que muitos viajantes imaginam, o melhor guia para conduzir uma viagem pelo Egito é um egiptólogo, e não um arqueólogo. Os egiptólogos têm uma instrução formal sobre o antigo Egito e são credenciados por meio de exames. Por isso trazem informações históricas, geográficas e culturais de cada local que dão um contexto apropriado nas visitações.