Vai embarcar ou desembarcar no porto de Santos? Aproveite para visitar os principais pontos turísticos da cidade
Por Fernanda Corrêa
Uma das vantagens de viajar de navio é conhecer o local onde é realizado o embarque. Seja antes ou depois do cruzeiro, muitos viajantes aproveitam para visitar os pontos turísticos, fazer compras e um tour pela cidade – ou mesmo provar as comidas típicas locais.
Santos é uma importante cidade portuária do Brasil, conhecida pela sua tradição no futebol, mas também pelos jardins de sua orla, pelos locais históricos e passeios turísticos. A Krooze separou algumas dicas para os cruzeiristas de passagem também se divertirem em terra. Confira!
Museu do Café
Instalado no palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, construído em 1922, é um dos principais pontos turísticos de Santos. Conheça a Salão do Pregão, onde eram realizadas as negociações das sacas – e visite exposições sobre a história do café no Brasil e no mundo. Depois da visita, prove bebidas com grãos de diferentes regiões na Cafeteria do Museu. E aproveite para comprar algumas variedades para preparar em casa. O tempo médio da visita é de 1 hora. Para informações sobre horários e endereço, consulte o site do museu aqui.
Museu do Pelé
As histórias mais registradas do atleta, momentos históricos e passagens inusitadas. Você pode conhecer tudo isso em uma visita ao Museu Pelé, no Centro Histórico de Santos. Distribuídos em três andares dos antigos casarões do Valongo, o acervo resgata parte da vida de Edson Arantes do Nascimento, antes de ser Pelé. Para informações sobre horários e endereço, consulte o site do museu aqui.
Aquário de Santos
É o mais antigo do Brasil com uma área de 3 mil metros quadrados. O parque tem 32 tanques de águas doce e salgada. Conheça de perto tubarões, pinguins, estrelas-do-mar, ouriços, caranguejos-eremitas, anêmonas e outros moluscos. Para informações sobre horários e endereço, consulte o site do Aquário aqui.
Passeio de bonde elétrico
A Linha Turística do Bonde oferece uma viagem no tempo pelo centro histórico de Santos, num roteiro monitorado por guias de turismo. A saída fica na Estação do Valongo, primeira ferrovia paulista, construída em 1867. Entre os modelos estão o bonde aberto de origem escocesa e o tradicional bonde português. Para mais informações, visite o site do turismo de Santos aqui.
Passeio pela orla
Com sete quilômetros de extensão, entre a praia José Menino e a Ponta da Praia, Santos possui o maior jardim de orla do mundo. O local é ideal para passeios a pé ou bicicleta, com quiosques, ciclovia, espaço pet, deck de pesca, fonte de água interativa e 39 monumentos históricos.
Comidinhas locais e compras
Santos tem um prato típico oficial, a Meca Santista. Os ingredientes são o peixe meca, comum na região, camarão, risoto de palmito pupunha e farofa de banana. O prato foi escolhido pela própria população santista, num concurso municipal realizado em 2005.
Diversos restaurantes na orla oferecem frutos do mar em pratos de origem portuguesa, espanhola e receitas locais que remontam a época colonialista. Paella espanhola, pratos a base de bacalhau, caranguejo na cerveja – até os mais atuais com peixe cru introduzidos pela culinária japonesa, com seus temakis, sushis e sashimis. Nos cardápios dos botecos, iscas de peixe e bolinhos de bacalhau fazem sucesso.
Para quem quer fazer compras, Santos possui diversos centros comerciais, shoppings e feiras durante os fins de semana. Dois shopping centers próximos a praia se destacam como opções de compras, lazer e alimentação – o Praiamar Shopping e o Miramar Shopping.
Para conhecer os cruzeiros que partem de Santos, converse com seu agente de viagem.
E leia nossa matéria “Saiba quais cruzeiros vem para o Brasil na temporada 2022-2023“.
Comentários
Comments are closed.