Dicas para viajantes solo escolherem qual cruzeiro embarcar
Por Fernanda Corrêa
Embarcar num cruzeiro com 6 mil pessoas ou num navio menor, com 200 hóspedes? Fazer um cruzeiro fluvial na Europa ou um cruzeiro de expedição na Antártida? Quando chega o momento de decidir qual modalidade de cruzeiro escolher, qualquer viajante fica indeciso. Para quem viaja sozinho, outras questões ainda tem que ser observadas, para que se sintam acolhidos e confortáveis a bordo.
Cada cruzeiro tem uma característica específica. E a melhor escolha é sempre aquela que se adequa ao estilo, ao momento e ao orçamento de cada pessoa. A oferta é bastante ampla e as companhias marítimas, fluviais e de expedições estão bem preparadas para receber quem viaja sozinho. Proporcionam atividades de boas-vindas, promovem jantares compartilhados, atividades em grupo, entre outros cuidados e mimos com quem viaja desacompanhado, seja qual for a faixa etária.
Como tantas opções, afinal, qual tipo de cruzeiro escolher? A Krooze resume aqui algumas características de cada modalidade, para ajudar os viajantes solo no seu processo de escolha. Confira abaixo.
Viajar sozinho num grande cruzeiro
Navegar com milhares de pessoas a bordo não é garantia de encontrar novamente as pessoas que conheceu numa excursão ou numa aula de ginástica. Talvez não seja tão fácil fazer novos amigos num grande navio. No entanto, é garantia certa de uma programação intensa, com inúmeras atividades para mantê-lo entretido a qualquer horário, além de festas animadas e shows todas as noites. Outra vantagem é a liberdade de escolha. Poder relaxar quando quiser, ou optar por seguir a programação, circulando pelo navio como se estivesse numa grande cidade, sem se sentir observado pelos outros passageiros. Durante o jantar, o hóspede poderá solicitar ao recepcionista para sentar-se numa mesa com outros viajantes, ou em sua própria mesa, sempre que desejar. E, nas excursões em terra, poderá fazer parte de grupos em atividades como aulas de mergulho ou em tours pelos locais visitados.
As principais companhias com navios maiores são a Celebrity Cruises, Costa Cruzeiros, Disney Cruise Line, Holland America, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Princess Cruises, Royal Caribbean, Virgin Voyages.
Viajar sozinho em navios menores
Em navios menores, por outro lado, é mais comum reencontrar as mesmas pessoas várias vezes. Jantares em lugares abertos, excursões menores e ênfase em atividades interativas como jogos são propícios para conhecer pessoas e fazer amigos. No entanto, esses navios tendem a atrair viajantes com mais idade e têm um preço mais elevado, portanto, podem não ser tão atrativos para os mais jovens e solteiros. Esse tipo de cruzeiro também têm uma variedade menor de entretenimento e atividades noturnas, mas a atmosfera a bordo é muito acolhedora e os serviços mais personalizados. No segundo dia a bordo, os tripulantes já reconhecem o hóspede pelo seu nome e sabem quais são as suas bebidas favoritas.
Outro fator a considerar na escolha de um cruzeiro menor é o seu orçamento. Em algumas épocas do ano e em determinados itinerários, as linhas com navios menores oferecem reduções na taxa suplementar normalmente aplicadas aos viajantes únicos. Desta forma, estas tarifas poderão se tornar mais atrativas que as de um navio maior, que eventualmente apresentam taxas suplementares mais altas. Para conhecer mais sobre reservas individuais, veja nossa matéria aqui.
As companhias com navios menores são a Oceania Cruises, Ponant, Regent Seven Seas Cruises, Scenic Luxury Cruises & Tours, Seabourn, Seadream Yacht Club, Silversea Cruises.
Como é viajar sozinho num cruzeiro de expedição
Os cruzeiros de expedição, por sua vez, transportam menos hóspedes e as excursões em terra costumam criar mais interação e afinidade entre os aventureiros. Essa modalidade é especialmente adequada para viajantes individuais interessados na natureza e atividades ativas, como caminhadas e caiaque em roteiros para locais mais remotos como Galápagos, Alasca e Antártida.
Neste tipo de cruzeiro, fazer um planejamento com antecedência é fundamental para garantir a reserva e para preparar os detalhes de logística. A bordo, os viajantes recebem aulas de geografia, geologia, biologia para um conhecimento de tudo o que será visto. As opções de passeios, roteiros e comodidades a bordo mudam de uma companhia para a outra. Na sua maioria, os navios contam com guias especializados e naturalistas a bordo.
As companhias com cruzeiros de expedição são a Swan Hellenic, Quark Expeditions, Ponant, Silversea.
Cruzeiros fluviais
Navegar pelos rios da Europa também é uma excelente oportunidade para osviajantes solo. Os navios são menores e conseguem atracar no centro das cidades visitadas. O hóspede desembarca em áreas centrais, de onde consegue facilmente se deslocar para visitar atrações locais, seja sozinho ou em grupo, locomovendo-se de bicicleta ou de metrô. A maioria das companhias fluviais oferecem roteiros temáticos como navegar pela Holanda na época das tulipas ou visitar castelos medievais ao longo do rio Reno, percorrendo a Suíça, França, Alemanha e Holanda.
As principais companhias com cruzeiros fluviais pela Europa são a AmaWaterways, Emerald Cruises, Scenic, Uniworld River Cruises e a Viking River Cruises.
Tratamento diferenciado para os viajantes solo
Durante as viagens da Norwegian, há várias oportunidades de conhecer outros passageiros. A maioria das viagens tem reuniões para aqueles que viajam sozinhos. Em alguns cruzeiros são organizados passeios pelos bares a bordo, além do happy hour Friends of Dorthy, que acontece toda noite.
Uma variedade de atividades a bordo dos navios da Royal Caribbean permite que os viajantes individuais socializem e se divirtam no mar tanto quanto casais e grupos. Desde treinamento de mergulho na piscina e atividades de ginástica em grupo até demonstrações de degustação de vinhos e aulas de culinária, os cruzadores solo podem facilmente se divertir.
A Silversea oferece uma recepção de boas-vindas com champanhe para facilitar o encontro e a convivência entre os viajantes individuais. Em viagens selecionadas, os Gentlemen Hosts também estão disponíveis como parceiros de dança ou companheiros de jantar. As tarifas com tudo incluído incluem uma suíte espaçosa com vista para o mar, serviço de mordomo personalizado, vinhos e destilados de cortesia, refeições requintadas, programas sofisticados de enriquecimento e entretenimento e todas as gorjetas a bordo.
A Cunard promove coquetéis de boas-vindas especificamente para viajantes individuais. Jantar em uma mesa compartilhada com outros passageiros do cruzeiro também é uma opção, assim como comer sozinho, se preferir. Basta informar a equipe de atendimento para acomodá-lo em uma mesa compartilhada. Nas paradas em portos, poderão explorar em terra de forma independente, com outros viajantes individuais ou como parte de um grupo. Os hóspedes que fazem viagens transatlânticas no Queen Mary 2 podem até trazer seu gato ou cachorro a bordo graças às instalações de canil.
Dica Krooze: consulte sempre seu agente de viagens para tirar dúvidas. E boa viagem!
Comentários
Comments are closed.