Saiba quais companhias navegam pelos principais rios europeus
Por Fernanda Corrêa
Ainda pouco conhecidos pelos viajantes brasileiros, os cruzeiros fluviais possuem uma variedade surpreendente de destinos e roteiros. Afinal, a tradição de cruzeiros por rios é tão consolidada quanto à navegação marítima.
Navegar por rios europeus famosos, como os rios Danúbio, Reno ou Sena, é uma experiência muito especial. Além de conhecer o interior do país de uma perspectiva diferente, o viajante desembarca diretamente no coração das cidades. Isso porque os navios fluviais são menores e mais baixos, portanto conseguem atravessar pontes históricas e atracar em portos mais centrais.
Um cruzeiro fluvial também é uma modalidade de hospedagem muito confortável. Os navios possuem quartos com decoração sofisticada, culinária com ingredientes locais e amplos terraços superiores com piscina, bares e academias.
Diversos serviços estão incluídos, como refeição completa e bebidas, bicicletas para explorar as cidades, uma seleção cuidadosa de excursões em terra com guias locais, além de wi-fi e Internet a bordo, entre outros.
As principais companhias com cruzeiros fluviais pela Europa são a AmaWaterways, Emerald Cruises, Scenic, Uniworld River Cruises e a Viking River Cruises.
Separamos abaixo os roteiros pela Europa para você planejar a sua viagem.
Cruzeiros pelo Rio Danúbio
Os roteiros pelo rio Danúbio normalmente percorrem quatro países: Áustria, Alemanha, Hungria e Eslováquia, com embarque em Budapeste, capital da Hungria.
As paradas incluem passeios pelo centro histórico de Bratislava, capital da Eslováquia, repleta de construções góticas, muralhas medievais, palácios e catedrais que foram palco de importantes coroações.
Em Viena, cidade imperial conhecida como “Cidade da Valsa”, os visitantes podem assistir a concertos de música clássica e visitar o Museu de História da Arte.
No percurso pelo Vale de Wachau, os cruzeiros oferecem uma visita a Dürnstein, na Áustria. A pitoresca cidade é conhecida pela produção de açafrão e por abrigar a majestosa Abadia de Melk, construção de estilo barroco europeu com 900 anos, que faz parte da Paisagem Cultural de Wachau, Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.
Salzburgo, onde nasceu o compositor Mozart, também é uma das paradas frequentes dos cruzeiros pelo rio Danúbio.
Vale a pena conferir os detalhes que cada companhia oferece em seus roteiros.
Cruzeiros de Paris até a Normandia, navegando pelo Rio Sena
Um dos roteiros mais tradicionais da França é repleto de ícones históricos ao longo do seu percurso.
Por exemplo, o Castelo Gaillard, construído por Ricardo Coração de Leão, em Les Andelys. Os jardins de Monet, em Giverny. E a praia de Omaha, onde aconteceu o desembarque histórico, na invasão do Dia D.
Também faz parte dessa viagem, uma das maiores cidades medievais da Europa, Rouen, onde Joana D’Arc foi aprisionada.
Consulte seu agente de viagem para saber mais detalhes sobre esse roteiro, que passa por paisagens e vilarejos pitorescos ao longo das margens francesas.
Cruzeiros temáticos: temporada das tulipas na Holanda
Realizado durante a primavera europeia, é um roteiro para quem sonha ver as famosas flores holandesas e admirar paisagens que inspiraram grandes artistas como Claude Monet e Vincent Van Gogh.
Os roteiros das companhias fluviais normalmente ligam duas cidades: Amsterdã, na Holanda, e Bruges, na Bélgica.
O embarque e o desembarque nessas capitais permitem que o viajante desfrute das suas inúmeras atrações culturais e gastronômicas: cafés, museus, restaurantes e degustação do famoso chocolate belga.
Na rota holandesa estão localizados os 19 moinhos de vento, na localidade de Kinderdijk. Construídos no século 18, ainda estão em funcionamento e são patrimônio histórico da UNESCO.
Outro atrativo são as plantações de tulipa, em Hoorn. E, em Nuen, pode ser visitado o local onde Van Gogh pintou “The Potato Eaters”.
Na Bélgica, os cruzeiros fluviais passam pela cidade de Antuérpia que, além de ser um famoso mercado de diamantes, possui iguarias tradicionais como waffles, pralines, fritas e a famosa cerveja belga.
Cruzeiros pela região de Bordeaux, na França
Roteiro para quem é admirador da cultura francesa, seus vinhos e culinária.
Os cruzeiros fluviais navegam pelos rios Garonne, Dordogne e Gironde, margeados por tradicionais vinhedos, embarcando na cidade de Bordeaux, a capital do vinho.
Degustar os diferentes tipos de vinhos franceses nas suas regiões produtoras é a grande atração desses roteiros. Inclui visitas a Saint-Émilion, Bourg, Pauilllac, Blaye, Libourne, Cadillac.
O viajante participa de festivais de vinho, com produtores locais, enquanto saboreia petiscos típicos e visita os centros históricos em cada parada.
Castelos medievais, ao longo do Rio Reno
Repleto de cenários pitorescos com castelos medievais, torres de catedrais e encostas verdes cobertas por vinhedos, os cruzeiros pelo Rio Reno percorrem quatro países: Suíça, França, Alemanha e Holanda.
Na região da Alsácia, cuja herança francesa e alemã resultou numa culinária original e uma tradição vinícola que remonta aos romanos, os navios fazem paradas nas principais cidades, Estrasburgo e Friburgo, uma das portas para a Floresta Negra alemã.
O rio Reno é margeado por castelos tomados pela UNESCO, incluindo o Castelo de Marksburg, ainda intacto.
Comentários
Comments are closed.