Arquipélago de praias paradisíacas é visitado por cruzeiristas ao longo de todo o ano; veja os destaques
Por Luísa Medeiros
Um estado de harmonia e tranquilidade – essa é a mensagem que a expressão “Aloha”, tradicionalmente, traz. E, não por acaso, é a palavra mais utilizada nas ilhas do arquipélago do Havaí. Com praias deslumbrantes, cachoeiras, montanhas e uma paisagem de tirar o fôlego, o Havaí tem tudo a ver com o Aloha. O destino, que está na lista de imperdíveis de muitos viajantes, possui muitas opções para ser visitado de navio.
Fazer um cruzeiro pelo Havaí, portanto, pode ser uma experiência mágica. O arquipélago é formado por centenas de pequenas ilhas – mas as quatro maiores ganham destaque por suas estrutura e beleza natural. São elas Big Island, Maui, Oahu e Kauai – em geral, é nesses lugares que o seu navio de cruzeiro vai atracar para passar algumas horas, ou a noite inteira.
Entendendo o Havaí
O Havaí (ou Hawaii) é um dos 50 estados que formam os Estados Unidos da América. Foi, inclusive, o último a ser incorporado, em 1959. É um arquipélago de 132 ilhas e que não se conecta aos Estados Unidos por terra. Está localizado no Oceano Pacífico, a uma distância de mais de 4 mil quilômetros de Los Angeles, na costa oeste do país.
Tem formação geológica bem recente, fruto de atividade vulcânica. Por isso, é possível encontrar vulcões ativos e inativos, montanhas e florestas tropicais. O clima tropical permite visitas em qualquer mês do ano, sendo que junho costuma ser o mês mais quente (máximas de 31 graus); e janeiro, o menos quente (máximas de 27 graus). Entre os meses de outubro a março, no outono e inverno, costuma chover com mais frequência.
Havaí, a meca do surf
O Havaí é considerado o berço do surf – onde o esporte começou, se desenvolveu e ganhou o mundo. Navegar se equilibrando em pedaços de madeira é uma prática antiga, que chegou ao arquipélago através dos povos originários da Polinésia. Foi no Havaí, no entanto, que se tornou parte da cultura local – além de ter um significado espiritual. Nesse sentido, o ritual de surfar, para os povos originários, começava desde a escolha da árvore para fazer a prancha; passava pelo feitio do mesma, artesanalmente; até, por fim, a entrada no mar, quando se pedia proteção aos deuses para enfrentar as ondas.
E, claro, o surf não começou no Havaí por acaso. A geologia do arquipélago permite a formação de diversos tipos de onda – incluindo as ondas gigantes. A região norte da ilha de Oahu é conhecida por ondas que chegam a 10 metros de altura. Algumas praias, como por exemplo Sunset Beach e Banzai Pipeline, são consideradas locais míticos e costumam ficar lotadas de surfistas durante a alta temporada.
Por quê visitar o Havaí com um cruzeiro?
Primeiramente, é importante lembrar que o Havaí não faz fronteira terrestre com outros estados dos Estados Unidos, tampouco com outros países. Pela sua distância do continente, as opções para chegar ao arquipélago são avião ou grandes embarcações, como um navio de cruzeiro.
Além disso, o arquipélago estado-unidense é grande e diversificado. Ainda que algumas ilhas contem com aeroportos, a principal forma de se locomover entre elas ainda é pelo mar. A logística, portanto, nem sempre é fácil.
Um cruzeiro pelo Havaí, então, se torna uma forma mais fácil de conhecer melhor tudo que o conjunto de ilhas tem a oferecer. Existem itinerários que saem dos continentes em direção às ilhas; bem como, aqueles que já iniciam no Havaí. Os roteiros irão levar os viajantes para os pontos imperdíveis, com a comodidade de não precisar trocar de hotel; ou, da mesma forma, se preocupar com a logística de tíquetes de barco e o deslocamento por terra, dentro das ilhas.
Leia também: Conheça as Ilhas Canárias de navio
Quais as opções de cruzeiro no Havaí?
São diversas as companhias de cruzeiro que navegam pelo Havaí. Desde 2022, o governo americano diminuiu a rigidez das regras para o acesso de grandes embarcações às ilhas, o que possibilitou a algumas companhias a investir em mais roteiros pela região.
No entanto, devido a algumas leis marítimas, o único navio que tem porto de origem no Havaí é o Pride of America, da Norwegian Cruise Line, que tem bandeira americana. A companhia oferece, então, cruzeiros durante todo o ano pela região, com saídas regulares de Honolulu e percorrendo as principais ilhas do arquipélago.
Outras companhias oferecem os roteiros que podem começar no Havaí, percorrendo as ilhas, e terminar no continente – ou vice-versa. A maioria das opções utiliza portos no Canadá, Austrália ou Nova Zelândia, bem como da costa oeste dos Estados Unidos.
Outra boa opção para quem optar por navegar pelo arquipélago é embarcar no Canadá ou Estados Unidos; visitar as principais ilhas do Havaí; e, por fim, desembarcar na Oceania – ou vice-versa. Leve em consideração, no entanto, que a navegação desde o continente até o arquipélago pode levar entre quatro e cinco dias sem paradas.
Conheça as principais ilhas do Havaí
Oahu
A porta de entrada do Havaí é a cidade de Honolulu, capital de Oahu. É onde a maioria dos cruzeiros inicia e que recebe um enorme número de turistas anualmente. Não espere, portanto, encontrar a essência do havaiano por aqui – reserve seu aloha para o que vem pela frente, nos seus próximos dias de navegação. De toda forma, desfrute da estrutura turística muito bem preparada, especialmente na região de Waikiki. Há dezenas de lojas de marca, restaurantes e grandes resorts.
Entre as atrações a se considerar uma visita, há tours para os locais que serviram de cenário para filmes como “Parque dos Dinossauros” (1994), “Como Se Fosse a Primeira Vez” (2004) e muitos outros. É em Oahu que fica, também, Pearl Harbor, importante cenário da Segunda Guerra Mundial. A ilha também conta com o Centro Cultural da Polinésia e o Parque Aquático Sea Life.
Big Island
É a maior ilha do Havaí, com mais de 10,4 quilômetros quadrados, onde vivem mais de 185 mil pessoas. É lá que está localizada a praia que ganha o título de mais bonita do arquipélago: Carlsmith Beach Park. A ilha é um verdadeiro paraíso, com praias incríveis e paisagens deslumbrantes.
Em Big Island é possível ver lava de um vulcão ainda ativo, no Parque Nacional dos Vulcões; visitar praias de areia verde e preta; bem como nadar com golfinhos. Aproveite seu tempo em terra para fazer alguma excursão que inclua esportes aquáticos como snorkeling e mergulho. Bem como não deixe de conferir Carlsmith, que é considerada sagrada pelos havaianos.
Maui
A ilha de Maui é a segunda maior do arquipélago e a preferida dos amantes das ondas. É lá que está localizada a praia de ondas gigantes, Jaws. Conta, também, com excelente estrutura para os visitantes, com duchas e banheiros disponíveis na maioria das praias. Além disso, tem fácil acesso a restaurantes com refeições e bebidas.
Quem quiser se aventurar por outras atrações, verifique a disponibilidade de passeios até o santuário ecológico de Molokini, uma cratera de vulcão submersa ideal para mergulho; bem como uma visita ao vulcão Haleakala. Maui é o destinos preferido das celebridades.
Kauai
É um pouco menor, comparada com as demais ilhas principais: possui 1,4 quilômetros quadrados e 67 mil habitantes. Kauai é, portanto, considerada a mais selvagem, com praias de difícil acesso e natureza intocada.
Aqui, então, é o lugar para apostar em atividades ao ar livre como trilhas, visitas a cachoeiras e muito ecoturismo. Deixe-se encantar pela Garden Island (em tradução literal, Ilha Jardim) e suas belezas naturais.