Roteiros, companhias e características que você precisa saber para escolher o seu cruzeiro pelos rios europeus nesta temporada
Por Luísa Medeiros
É tempo de planejar! A temporada de cruzeiros fluviais da Europa se aproxima e fevereiro é um mês chave para o planejamento de cruzeiristas que querem aproveitar a estação de clima ameno em solo europeu. Preparamos algumas dicas importantes para ajudar a curtir as férias a bordo de um navio de cruzeiro.
A temporada de cruzeiros fluviais na Europa
A chegada das temperaturas mais amenas na Europa é o sinal para o início da temporada de cruzeiros fluviais. A primavera europeia começa, oficialmente, no finalzinho de março e, em abril, os primeiros navios começam a circular pelos rios e canais da região. Vale levar em consideração que a temporada vai até o início de outubro, junto com a chegada do outono no hemisfério norte.
É importante entender esse cronograma para planejar sua viagem. Especialmente porque, na alta temporada, para conseguir boas tarifas de passagens aéreas até os portos de embarque é recomendado comprar os tíquetes entre 60 e 120 dias de antecedência. Ou seja, fevereiro é um mês chave para a compra do trecho aéreo. Consulte seu agente de viagens, ele pode ajudar a conseguir excelentes tarifas.
Cruzeiros de rio: uma experiência única
Os turistas brasileiros, em geral, estão bem mais habituados a realizar cruzeiros marítimos. No entanto, navegar por rios pode ser uma experiência diferente e prazerosa. Os navios fluviais são menores e têm capacidade reduzida de hóspedes – isso, em geral, proporciona um ambiente mais intimista e acolhedor, com mais exclusividade e serviços de melhor qualidade.
Outro diferencial de cruzeiros fluviais é que a maioria das companhias tem internet gratuita, possui todas as bebidas inclusas durante as refeições, não possuem cassinos e todas as cabines externas. O clima a bordo, em geral, também é mais descontraído, não exigindo um dress code específico ou muito elaborado (com a exceção de alguns eventos a bordo).
Por serem menores, transitam com mais facilidade em pequenos canais, dando acesso a lugares mais remotos e inacessíveis a navios de grande porte. Além disso, diferentemente dos cruzeiros marítimos em que os portos são distantes e é recomendável contratar passeios ou traslados, nos cruzeiros fluviais os rios cortam o coração das cidades, o que torna o desembarque mais fácil e próximo de pontos turísticos e experiências, dando mais liberdade para viajantes que desejam conhecer o destino por conta própria.
Especialmente nos rios europeus, os cruzeiristas têm a oportunidade de visitar vários países em uma mesma viagem, devido às curtas distâncias entre os destinos. É a chance de, em poucos dias de viagem, ter acesso a diferentes paisagens, sabores e linguagens, tudo isso ao alcance de um navio de cruzeiro fluvial. Além disso, algumas companhias proporcionam experiências como passeios de bicicleta entre um porto e outro – ou seja, você desembarca em uma cidade, pedala até a próxima parada e, lá, reencontra seu navio.
Você sabia? Os portos de cruzeiros fluviais na Europa podem adotar a prática de Tethering, ou Double Docking River, que é quando dois ou mais navios compartilham o mesmo porto. Nesses casos, pode ser que você precise atravessar o saguão ou deck aberto e outro navio para chegar à costa. Outra curiosidade é que, em cruzeiros fluviais, é normal que os elevadores não atendam todos os andares, por isso é importante estar atento!
Principais rotas de cruzeiros fluviais na Europa
Ao olhar o mapa do continente europeu, é fácil entender porquê os cruzeiros fluviais são tão populares: existe uma infinidade de rios e canais que cruzam fronteiras e culturas, proporcionando muitas oportunidades de navegação. Alguns rios, no entanto, ganham destaque pelas opções disponíveis.
O Rio Danúbio, segundo mais longo da Europa, é um dos mais requisitados por cruzeiristas. Este tranquilo curso de água doce atravessa Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria), tornando possível ver alguns de seus principais pontos turísticos. A maior parte dos roteiros também inclui passagem pela Alemanha e a Eslováquia.
O Rio Reno nasce nos Alpes Suíços e deságua no mar do Norte e, ao longo do seu curso, podem ser vistos diversos castelos e construções medievais. Seus roteiros costumam incluir Suíça, França, Alemanha e Holanda, com paradas em lugares famosos como a Floresta Negra alemã.
A maior cidade ao longo do Rio Main é Frankfurt, na Alemanha, proporcionando, entre os prédios históricos, o pôr-do-sol mais festejado dos cruzeiros fluviais europeus.
Já no Rio Sena, as maravilhosas pontes de Paris, na França, encantam os turistas. O Sena é tão importante para o país que não é considerado apenas um curso de água, mas o centro da vida dos parisienses e suas atividades de lazer e cultural.
O Rio Douro também passou a ganhar notoriedade nos últimos anos, com roteiros por Portugal e Espanha. Seus cruzeiros passam por lugares pitorescos e pouco explorados, mesclando com destinos famosos pela gastronomia e os festejados vinhos do Porto.
Principais companhias que fazem cruzeiros fluviais na Europa
Por sua enorme quantidade de canais e rios, a Europa possui muitas companhias que oferecem cruzeiros. Desde pequenas viagens de uma cidade a outra, até itinerários de vários dias, passando por diversos países. Confira algumas opções:
AmaWaterways – Possui uma frota de vinte navios fazendo roteiros pelos rios europeus e, por isso, possui uma grande cobertura dos principais itinerários. Com navios luxuosos e com ótima relação hóspede/espaço, a AmaWaterways foca em um serviço personalizado para cada cruzeirista, com atividades a bordo e excursões incluídas na tarifa do cruzeiro. Dispõe de áreas exclusivas para experiências imersivas, como um restaurante Chef’s Table em local reservado e intimista.
Navega em rios famosos como Sena, Rhône, Douro, Reno, Danúbio, entre outros, e passa por lugares emblemáticos como França, Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda, Áustria, República Tcheca, Alemanha, Luxemburgo e Suíça. Além disso, possui roteiros específicos por regiões de vinícolas, em cruzeiros especiais para amantes dos bons vinhos europeus.
Emerald Cruises – Navega em rios europeus com uma frota de nove navios categoria premium, além de dois iates que navegam no mar. Seus cruzeiros carregam a inspiração da navegação para aventuras e descobertas – a cada dia, os hóspedes podem desfrutar de excursões e experiências que se adaptam ao perfil de cada viajante. Isso inclui vivenciar a cultura local, descobrir o destino em bicicleta ou até desfrutar de concertos musicais, por exemplo.
Possui rotas que incluem os rios Danúbio, Reno, Main, Rhône e Rio Douro, com experiências gastronômicas dentro e fora dos navios. Destaque para roteiros que exploram profundamente países como França e Portugal em viagens que incluem degustações, excursões em terra e tempo maior de exploração dos destinos.
Scenic – Dispõe de uma frota de 13 navios categoria luxo para navegar pelos rios europeus. Com a proposta de tarifas all-inclusive e atenção aos detalhes, se propõe a ser um hotel fluvial de classe mundial, com maior proporção de espaços para cruzeiristas.
É a escolha certa para viajantes que desejam exclusividade: seja pela flexibilidade em planejar seu cronograma em terra; pelo acesso a espaços e programas fora do circuito tradicional (como castelos, concertos e degustações); ou por usufruir de espaços pensados para proporcionar bem estar a bordo. Possui itinerários pelos principais rios da região, com destaque para roteiros pouco explorados como o baixo e delta do Rio Danúbio, no oeste da Europa, e o rio Seine, no norte da França.
Uniworld – Possui quatro navios fluviais, além de oito embarcações chamadas de super ships, com ainda mais espaço e conforto aos hóspedes. A Uniworld aposta na melhor proporção de tripulação por hóspede para desenvolver um serviço de altíssimo nível – não à toa, seu lema é “nenhum pedido é muito grande, nenhum detalhe é muito pequeno”.
Os navios no estilo boutique da Uniworld navegam pelas rotas mais famosas da Europa, em cruzeiros a partir de oito dias de duração. Destaque para o cruzeiro Ultimate European Journey, com duração de 25 dias desde Amsterdam, na Holanda, até Bucareste, na Romênia, cruzando os cursos dos rios Danúbio, Maine e Reno.
Viking River Cruises – A companhia possui três navios de luxo no estilo escandinavo: Douro, Elbe e Seine, exclusivos para navegar pelas regiões que dão seus nomes. Seu foco é apostar em viagens a destinos culturais, onde a experiência em vivenciar os costumes e a gastronomia locais começam a bordo e seguem em excursões nos destinos. Seus roteiros incluem visitas a lugares históricos da França, Alemanha, Holanda, Suíça e Portugal.
A Viking afirma que não quer ser uma “companhia para agradar todos os viajantes” e aposta em algumas diferenciações como: não aceitar hóspedes menores de 18 anos, não possuir cabines internas e não promover eventos formais a bordo.
Riverside Luxury Cruises – Uma das mais recentes companhias a navegar pelos rios europeus, a Riverside estreou com o navio Mozart, que vai navegar por rotas no rio Danúbio a partir do mês de abril de 2023. Propõe uma experiência de luxo com maior espaço, serviço e elegância, atenção nos detalhes e gastronomia de ponta.
Ao descer do navio, a Riverside proporciona excursões fora do comum, como visitas a tradicionais escolas de equitação em Viena, a fazendas antigas na Sérvia ou vinícolas com degustação de vinhos na Croácia. A previsão é que, ainda esse ano, entrem em funcionamento os navios Ravel e Debussy, com rotas nos rios Rhône e Reno, respectivamente.
Comentário
Comments are closed.