Saiba quais são e onde ver os animais mais fascinantes do arquipélago equatoriano
Quem já teve a oportunidade de fazer um safári na África, sabe da existência dos big-five: leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte. Eles são os animais mais temidos do continente, e a viagem não está completa sem vê-los. Esse termo foi adaptado para as espécies do arquipélago equatoriano. Embora nem de longe sejam perigosos, os big 15 das Galápagos são animais icônicos, alguns deles endêmicos – nativos e que existem apenas lá –, e dignos de check-list, pois nem sempre é possível avistá-los num único cruzeiro! Confira a seguir.
1 – Tartaruga-das-galápagos
As tartarugas das ilhas de Galápagos, também conhecidas como tartarugas gigantes, na verdade fazem parte de uma categoria que abrange 15 espécies. Em maio de 2021 foi descoberto um exemplar Chelonoidis phantasticus, até então considerado extinto. Longevas, podem ultrapassar os 100 anos e chegam a pesar até 250 quilos, sendo a maior espécie de tartaruga viva no mundo. Essas gigantes desempenham um papel fundamental no arquipélago, como os melhores herbívoros de seus habitats. Uma curiosidade: o formato das carapaças varia de ilha para ilha.
Ilhas: Isabela, Santiago, Pinzon, Santa Cruz, São Cristóvão e Espanhola.
2 – Albatroz-das-galápagos
O albatroz-das-galápagos é a maior ave do arquipélago, com envergadura de até 250 centímetros. Ele se reproduz apenas na ilha Espanhola e em pequeno número na ilha continental La Plata – por esse motivo é considerado criticamente ameaçado. A espécie proporciona um espetáculo à parte durante a dança do acasalamento, com estalar de bicos e movimentos circulares.
3 – Patola-de-pés-azuis
Na dança do acasalamento, os machos dessa espécie fazem notáveis movimentos com os pés azuis – e por isso são uma das aves favoritas dos viajantes. O patola-de-pés-azuis é visto em todo arquipélago, mas as maiores colônias de reprodução estão nas ilhas Espanhola e North Seymour.
4 – Atobá-de-nazca
A plumagem branquinha da metade do corpo em contraste com as asas, penas de cauda e pés pretos distinguem o atobá-de-nazca. E visto nas ilhas Genovesa, Espanhola e Floreana.
5 – Atobá-de-patas-vermelhas
Embora haja uma grande população de patolas-de-pés-vermelhos em Galápagos, avistá-los não é tão simples, pois essas aves habitam nas remotas ilhas Genovesa e São Cristóvão.
6 – Cormorão-das-galápagos
Nativa das Galápagos, essa é a única espécie de cormorão que não voa. A ave pode ser vista apenas na ilha Fernandina e na costa oeste da Isabela.
7 – Flamingo-americano
É bem pequena a população de flamingos americanos no arquipélago equatoriano, mas o suficiente para garantir um espetáculo com suas cores características. Estão espalhados por algumas ilhas como Isabela, Santiago, Santa Cruz e Floreana.
8 – Fregata magnificens
Galápagos é lar de duas espécies de fregata: a fregata minor (fragata grande) e a fregata magnificens – essa a maior. Possui exímias habilidades de vôo e não raro é vista roubando o alimento de outros animais. É vista nas ilhas de São Cristóvão, Espanhola e Genovesa.
9 – Falcão-das-galápagos
Espécie endêmica, é a maior ave de rapina e ocupa o topo da cadeia alimentar terrestre de Galápagos. Pode ser observado nas ilhas Santa Fé, Espanhola, Santiago e Isabela.
10 – Iguana-terrestre-das-galápagos
Entre as iguanas de Galápagos, essa espécie é vista em diversas ilhas. Distingue-se pela sua importância no ecossistema local: espécie herbívora, as iguanas-terrestres são as principais responsáveis pela dispersão de várias plantas pelo arquipélago. São vistas nas ilhas Fernandina, Isabela, Seymour do Norte, Plaza Sul e Santa Cruz.
11 – Iguana-marinha
Uma das espécies mais fascinantes, as iguanas marinhas são vistas por todas as ilhas Galápagos – mas são endêmicas de lá. Está presente nas ilhas Fernandina, Isabela, Genovesa, Floreana, Santiago, Seymour Norte, Santa Cruz, Espanhola e São Cristóvão.
12 – Iguana-terrestre-de-santa-fé
Como o nome indica, essa espécie de iguana habita apenas a Ilha de Santa Fé. Devido a sua coloração confunde-se com facilidade ao ambiente, tornando sua observação um pouco mais difícil.
13 – Pinguim-das-galápagos
Os pinguins de Galápagos detém características únicas entre as espécies de pinguins. Estes são os únicos que vivem na linha do equador e que migram duas vezes por ano, além de serem os menores exemplares do mundo. São avistados nas ilhas Fernandina, Isabela, Floreana, Santiago, Bartolomé.
14 – Leão-marinho-das-galápagos
O leão-marinho de Galápagos habita principalmente nas ilhas Galápagos, mas também é encontrado na Isla de la Plata, próxima ao Equador continental. Na verdade, esse grupo é formado por dois tipos de focas “falsas”. São os animais mais sociáveis e simpáticos do arquipélago. Encontram-se nas ilhas Fernandina, Isabela, Santiago, Santa Cruz, Floreana, Espanhola, São Cristóvão, entre outras.
15 – Lobo-marinho-de-galápagos
O lobo-marinho de Galápagos é o menor de todos os lobos-marinhos e também o menor de todos os pinípedes, a superfamília de mamíferos aquáticos. É visto em Fernadina, Isabela, Santiago, Rábida, Seymour do Norte e Genovesa.
Fonte: Metropolitan Touring
Comentário
Comments are closed.