Descubra excursões adaptadas que unem conforto, cultura e acessibilidade em cada destino
Por Maria Clara Barreto
Fazer uma viagem de cruzeiro é sinônimo de conforto e experiências culturais únicas, mas entre tudo isso, para muitos viajantes que estão planejando viajar surge aquela dúvida: “as excursões em terra também são acessíveis?” E a resposta é: SIM!
Cada vez mais as companhias de cruzeiro têm investido em opções inclusivas e adaptadas para garantir que todos os viajantes possam aproveitar ao máximo cada destino, com passeios planejados para atender pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes ou com outras deficiências físicas e sensoriais. As excursões podem incluir desde o uso de veículos adaptados com rampas ou elevadores até trajetos sem degraus, guias capacitados em Libras ou intérpretes e parcerias com atrativos turísticos que seguem normas de acessibilidade.
A acessibilidade começa a bordo
Quando falamos sobre acessibilidade em viagens de cruzeiros é sempre importante destacar a acessibilidade a bordo. Hoje, diversos navios modernos contam com cabines adaptadas, elevadores espaçosos, banheiros acessíveis e sinalização em braille – sistema de leitura e escrita tátil para pessoas com deficiência visual.
Curiosidade: algumas armadoras oferecem serviços de interpretação para surdos, a linguagem de sinais não é um requisito obrigatório, mas você pode encontrar alguns tripulantes capacitados para isso.
Excursão acessível
Muitas companhias como a MSC Cruzeiros, Celebrity Cruises, Costa Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, entre outras, têm expandido seus catálogos de excursões com roteiros pensados especialmente para quem necessita de locais acessíveis.
MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros possui o programa “Easy & Accessible Tours” com roteiros totalmente sem degraus, veículos adaptados, rampas e elevadores, que além de pequenos grupos com guias experientes e capacitados, também possui banheiros acessíveis ao longo do percurso em destinos como: Caribe e Mediterrâneo, incluindo Barcelona (Espanha), Charlotte Amalie (EUA), Cozumel (México), Nápoles (Itália), San Juan (Porto Rico) e mais.
Costa Cruzeiros
A Costa Cruzeiros ainda não possui nenhum programa unificado, mas oferece algumas excursões adaptadas nos seus principais roteiros, como Barcelona (Espanha), Barbados, Istambul (Turquia), Civitavecchia (Itália) e outros. Existem excursões feitas com transporte privativo acessível e é necessário realizar a solicitação com antecedência.
Dica Krooze: antes da viagem, entre em contato com seu agente de viagens e preencha o formulário com as necessidades específicas para poder viajar com tranquilidade e sem imprevistos.
Norwegian Cruise Line
A NCL possui o programa “Accessible Shore Excursions” que oferece desde roteiros cuidadosamente planejados, com veículos com rampas e elevadores, a uma equipe especializada em acessibilidade para passeios personalizados.
A companhia mantém o compromisso com a inclusão, oferecendo suporte a hóspedes com diferentes tipos de deficiência — com mobilidade reduzida, cadeirantes, surdos, pessoas com surdez parcial, cegos, baixa visão e usuários de oxigênio — garantindo acesso pleno às experiências durante a viagem.
É exigido que independente do tipo de necessidade ou deficiência, as solicitações sejam realizadas com antecedência. Para a necessidade de intérpretes de Libras é necessário que a solicitação seja feita 90 dias antes e para os demais pedidos os pedidos podem ser feitos com até 45 dias de antecedência.
Celebrity Cruises
A Celebrity Cruises está comprometida em tornar suas viagens o mais acessível possível para seus hóspedes. A companhia oferece um programa de viagens adaptadas com uma ampla seleção de destinos incluindo Fort Lauderdale, Bahamas, Cozumel e Perfect Day at CocoCay, uma ilha particular exclusiva.
Com uma equipe dedicada para excursões acessíveis, eles oferecem passeios adaptados para cadeirantes, incluindo visitas a centros históricos e passeios panorâmicos, trens acessíveis, como o White Pass Scenic Railway no Alasca. A Companhia oferece diversos roteiros com excursões personalizadas para a necessidade dos viajantes.
Curiosidade: o Celebrity Reflection possui 30 cabines acessíveis, algumas cabines acessíveis são suítes para famílias e em todo o navio os hóspedes com deficiência podem aproveitar portas automáticas, passarelas largas, sinalização em Braille, sistemas de escuta assistida, elevadores de piscina e áreas com acesso para cadeiras de rodas.
Disney Cruise Line
A Disney Cruise Line possui o programa “Accessible Port Adventures” que oferece excursões em destinos como o Caribe e as Bahamas. As excursões são projetadas para serem confortáveis para todos os hóspedes, incluindo aqueles que utilizam cadeiras de rodas ou scooters, e incluem transporte adaptado com rampas ou elevadores, além de itinerários livres de barreiras físicas para uma melhor mobilidade dos viajantes.
Excursão com a DCL:
Accessible Nassau Forts, Pirate Museum and Fish Fry: uma excursão de cinco horas em Nassau, Bahamas, que inclui visitas a Fort Montague, Fort Fincastle, a famosa Queen’s Staircase e o Pirate Museum.
Princess Cruises
A Princess oferece uma seleção de excursões adaptadas com o programa “Accessible Shore Excursions”. Os passeios acessíveis são classificados por nível de dificuldade física e incluem transporte equipado e informações sobre o percurso, como por exemplo se é plano. A Equipe de reservas pode personalizar os passeios mediante solicitação prévia.
Holland America
Já a Holland America possui um programa com excursões pré-selecionadas e revisadas em diversos portos como o de Cabo San Lucas, Cozumel, San Juan e St. Thomas. As excursões são classificadas por níveis: o “Easy” (fácil acesso), “Wheelchair Accessible” (acesso total com cadeira de rodas) e “Moderate/Difficult” (nível maior de exigência física).
A companhia possui veículos com rampas e elevadores disponíveis em diversos destinos e os hóspedes podem solicitar excursões privadas com transporte adaptado quando as opções em grupo forem limitadas.
Explore os destinos mais acessíveis
Cozumel, México
Cozumel é uma cidade linda com praias e ótimas atrações turísticas e uma ótima opção para aqueles que necessitam de algum tipo de adaptação. Com passeios adaptados para cadeirantes, ruas centrais bem pavimentadas e atrações próximas ao porto, a cidade se torna um destino ótimo e acessível para se visitar de maneira tranquila sem se preocupar com obstáculos que te impeçam de aproveitar.
O local conta com museus, ruínas maias com acesso parcial, experiências culinárias acessíveis é possível aproveitar o máximo da cidade, para os mais chegados a natureza é possível realizar passeios com vans e trilhas planas em parques ecológicos além de poder relaxar na praia que dispõe de cadeiras anfíbias e banheiros adaptados.
Barcelona, Espanha
Muitos roteiros em Barcelona incluem visitas a pontos turísticos requisitados pelos viajantes como a Sagrada Família, o El Gòtic e a famosa rua La Rambla que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho. Com rampas, banheiros adaptados e guias treinados, a cidade de Barcelona possui um mundo para explorar entre atrações turísticas famosas e restaurantes incríveis.
San Juan, Porto Rico
A capital de Porto Rico é um dos destinos caribenhos mais acessíveis para viajantes, com o centro histórico localizado ao lado do porto é possível acessar facilmente atrações turísticas famosas como o Viejo San Juan, onde os viajantes com maior dificuldade de mobilidade podem aproveitar as lojas térreas que facilitam a circulação. O Castillo San Felipe del Morro e o bairro de San Cristobal oferecem rampas e banheiros acessíveis, enquanto o calçadão Paseo de la Princesa é plano e ideal para passeios mais tranquilos.
Na cidade também é possível contar com bondes gratuitos com veículos adaptados e excursões com transporte acessível que incluem desde city tours panorâmicos e até trilhas na floresta de El Yunque.
Rio de Janeiro, Brasil
O Rio de Janeiro, com um porto moderno e bem localizado é possível visitar atrações famosas e requisitadas como o Museu do Amanhã, AquaRio e Boulevard Olímpico, projetadas com acessibilidade universal.
O Cristo Redentor possui acesso via trem do Corcovado e conta com elevador e escada rolante na estação final, além de plataformas acessíveis no topo. O Bondinho do Pão de Açúcar oferece acesso por rampas e elevadores em todas as estações, permitindo que visitantes com deficiência aproveitem a vista incrível da Baía de Guanabara com conforto e segurança. Já a Praia de Copacabana oferece um calçadão largos, rampas de acesso e até cadeiras anfíbias e apoio de monitores para o banho de mar assistido em dias de projeto “Praia Para Todos”.
Curiosidade: o “Praia Para Todos” tem como objetivo principal promover a acessibilidade nas praias cariocas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e oferecer a inclusão social através do esporte e lazer.
Nápoles, Itália
A cidade italiana é destino popular entre os viajantes e oferece uma combinação rica de cultura, história e gastronomia, com um porto bem localizado e próximo ao centro histórico é possível aproveitar diversos passeios pela região.
Apesar de ruas estreitas possui diversos locais equipados com rampas e elevadores, além de possuir fácil acesso a táxis e vans adaptadas. E ainda há grades em braille e veículos acessíveis para cadeiras de rodas. Museus como o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles contam com elevadores e recursos de acessibilidade disponíveis facilitando o acesso de viajantes que possuam algum tipo de problema de mobilidade. Para aqueles que desejam explorar os arredores, há excursões acessíveis até Pompeia, com rotas adaptadas chamadas de “Percorso Accessibile” que permitem visitar parte das ruínas com segurança.
Dica Krooze: mesmo com toda a estrutura oferecida pelas companhias dentro e fora dos navios, é sempre bom conversar com seu agente de viagens para entender os limites e possibilidades reais de cada passeio.
E não se esqueça, a acessibilidade é um direito, não um privilégio, exija sempre informações claras e não deixe de informar sobre suas limitações, ou do seu acompanhante, assim seu agente de viagens e as companhias podem oferecer uma viagem ainda mais tranquila!
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!