Dicas de portos, atividades e os principais destinos da temporada 2022/2023
Por Fernanda Corrêa
Todo viajante que pensa em férias no Caribe tem a mesma dúvida. Quais ilhas conhecer? Para ajudar nessa decisão, a Krooze preparou para você uma seleção das ilhas mais visitadas por cruzeiros em 2022/2023. Esse será um bom critério para a sua escolha!
Reunimos também outra informação importante: quais os principais portos de embarque para o Caribe das principais linhas de cruzeiros. Há uma série de opções e, no momento de planejar sua viagem, você deverá levar em conta que cada companhia e cada roteiro têm locais distintos para embarque e para desembarque.
Antes de tudo, para se situar: o Caribe é uma região. Está localizado no continente americano e é banhado pelo Mar do Caribe, formando um golfo ao sul da ilha de Cuba. A oeste é delimitado por uma parte da costa do México e pela costa de países da América Central. Ao sul, pela costa da Venezuela e, ao leste, por uma série de arquipélagos e ilhas maiores como Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico. Para saber mais, visite nossa matéria detalhada sobre Onde fica o Caribe.
Veja mapas abaixo, navegue bem por essa leitura e boa viagem!
Destinos mais visitados na região oeste do Caribe
O oeste do Caribe é uma das regiões mais visitadas pelos cruzeiros que saem da Flórida. Além da beleza natural, fica a uma distância agradável de portos como Porto Canaveral e Miami, sendo um roteiro perfeito para cruzeiros de curta duração. A maioria das ilhas particulares das companhias são paradas cativas nesses roteiros. Saiba mais sobre as ilhas particulares aqui.
Os destinos preferidos dos cruzeiros são as ilhas de águas azuis transparentes de Cozumel (México), Roatán (Honduras) e Limón (Costa Rica). Outras paradas frequentes são localidades costeiras igualmente lindas – a cidade de Belize, em Belize, e a colorida Cartagena das Índias, ex-colônia espanhola localizada na costa colombiana.
O que fazer em Cozumel? Mergulhar nos recifes do Parque Nacional Arrecifes de Cozumel e conhecer as esculturas submersas do Museo Subacuático de Arte. Visitar o parque ecológico Chankanaab, localizado ao redor de uma lagoa com cavernas submarinas onde vivem golfinhos, peixes-boi e tartarugas marinhas – entre outras atividades na ilha.
As excursões na cidade de Belize incluem esportes aquáticos e excursões ao interior, com visitas às ruínas maias e aos santuários de bichos-preguiça. A cidade ficou conhecida como Honduras Britânica e seus riachos e manguezais eram esconderijos de piratas que saqueavam navios espanhóis carregados de tesouros.
Na ilha de Roatán (Honduras), a praia de West Bay é uma das principais atrações, com águas tranquilas para mergulho com snorkel. Nela está localizado o Gumbalimba Park, jardim botânico com macacos-prego de cara branca, lagartos, iguanas e pássaros exóticos que voam livremente, incluindo araras, papagaios e beija-flores. Na área French Key, estão localizados um mini zoológico, praias imaculadas boas para mergulho e o Sloth Sanctuary, onde os visitantes vivenciam uma experiência com os bichos-preguiça.
Dica de compras Krooze: produtos produzidos localmente como charutos enrolados à mão, chocolate, café hondurenho e centro-americano, artesanato e joias.
Já em Limón (Costa Rica), as excursões em terra incluem passeios de barco pelos canais de Tortuguero, visitas ao majestoso Parque Nacional Bráulio Carrillo e ao exuberante Parque Nacional de Tortuguero, locais ricos em fauna e flora tropicais.
O que ver em Cartagena das Índias, na Colômbia? Percorrer o centro histórico, apreciando a beleza das casas coloniais que antes serviram de residência para vice-reis e colonos. Visitar a Torre do Relógio, uma joia colonial considerada pela BBC Travel como uma das cinco mais belas do seu gênero. Provar os doces típicos de Cartagena no Portal de los Dulces. Conhecer peças de ourivesaria no Museu do Ouro Zenúe. Divertir-se na Plaza de Santo Domingo com construções estilo colonial que também é o centro da diversão da cidade com bares e restaurantes.
Ilhas mais visitadas ao sul do Caribe
Uma rota muito tradicional no Caribe são as ilhas ABC. Os cruzeiros navegam ao norte da costa da Venezuela com paradas nas ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao, e em suas respectivas capitais – Oranjestad, Kralendijk e Willemstad.
As ilhas passaram pelos domínios espanhol e holandês e atualmente fazem parte do Reino dos Países Baixos (Holanda). Fala-se o holandês, o papiamento, que é idioma nativo, além de inglês e espanhol. Apesar das semelhanças históricas, as ilhas têm características culturais e naturais bem diferentes.
O que há pra fazer nas ilhas? As atividades aquáticas como paddleboarding, surf, parapente, jet-ski, canoagem e mergulho são o grande atrativo. Excursões pelos centros históricos, repletos de edifícios estilo colonial, com pinturas coloridas que fazem o charme das ilhas.
Aruba é a ilha mais árida, com árvores retorcidas e muito vento. Aqui o viajante pode visitar a fábrica Aruba Aloe e conhecer como a ilha tornou-se o maior exportador dessa famosa planta, que chegou na ilha em 1840. Outra atividade é explorar o Arikok National Park a pé, de bicicleta ou em um jipe e conhecer suas atrações naturais como a colina Jamanota, a caverna Quadirikiri e a praia Dos Playa.
Já Bonaire é conhecida pelas suas lagoas de água salgada, habitat natural de milhares de flamingos, aves de coloração rosa. Possui dois parques principais: o Parque Nacional Marinho de Bonaire, próximo à costa, e o Parque Nacional Washington Stagbaai em terra. O parque marinho é a reserva marinha mais antiga do mundo. Como Aruba, Bonaire tem um clima seco.
Em Curaçao, o centro histórico da capital, Willemstad é um local apreciado para excursões a pé que percorrem as ruelas com edificações estilo colonial pintadas de cores alegres, percorrendo a flutuante Ponte da Rainha Emma e visitando a sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, do século XVII, com piso de areia. Dois lugares que valem a pena visitar são a Kleine Knip Beach e o Old Market, em Willemstad. A dica é experimentar a comida local nas bancas do mercado.
Ilhas mais visitadas no leste do Caribe
Ao olhar para o mapa dessa região, nota-se a grande quantidade de arquipélagos e pequenas ilhas, um verdadeiro paraíso para os cruzeiros. Elas sobem da costa da Venezuela em direção norte, onde encontram ilhas maiores e famosas como República Dominicana, Porto Rico, Haiti, Jamaica e a grande Cuba. Algumas ilhas são recantos exclusivos de celebridades, outras são cenários de filmes como Piratas do Caribe. Os viajantes mais experientes afirmam que aqui localizam-se as ilhas mais originais e charmosas do Caribe, aquelas que preservam uma atmosfera mais rústica e com volume menor de visitantes.
Confira as ilhas mais visitadas e seus portos de parada:
- Trinidad e Tobago, com parada em Port of Spain
- Granada, parada em St. George’s
- Barbados, parada em Bridgetown
- Saint Vicent, parada em Kingstown
- Santa Lúcia, parada em Castries
- Martinica, parada em Fort-de-France
- Dominica, Roseau
- São Cristóvão e Nevis, parada em Basseterre
- Guadalupe, parada em Pointe-à-Pitre ou Terre-de-Haut
- Antígua e Barbuda, parada em Saint John
- St. Maarten (lado holandês da ilha), parada em Philipsburg. E Saint Martin (lado francês da ilha), com parada em Marigot
- Ilhas Virgens Americanas, parada em St. Tomas
- Ilhas Virgens Britânicas, parada em Road Town (Tortola)
- Porto Rico, San Juan
- Ilhas Cayman, parada em George Town
- República Dominicana, parada em Puerto Plata, La Romana e Samana
- Jamaica, com parada em Falmouth
- Ilha de St. Barthélemy (São Bartolomeu), parada em Gustavia
Portos de embarque e desembarque no Caribe
Uma das principais escolhas para quem viaja para o Caribe, além do destino, é onde embarcar e desembarcar. Como os cruzeiros partem de outros países, os viajantes brasileiros têm que considerar o deslocamento aéreo até o local de embarque, juntamente com estadias em hotel, antes e depois do cruzeiro.
Uma possível opção de roteiro é embarcar em Miami e conciliar o cruzeiro com uma visita aos parques da Disney, em Orlando, por exemplo. Ou desembarcar em Nova York e estender a estadia por mais alguns dias para curtir a cidade. Há quem aproveite tarifas aéreas vantajosas para pousar diretamente em uma das ilhas do Caribe, embarcando no navio na própria região e desembarcando depois em Miami, Orlando ou Nova York.
São muitas as possibilidades, mas a melhor dica é conversar com seu agente de viagens para estudar a logística mais recomendada para você. Então confira aqui os portos de saída e chegada das principais companhias previstas para as temporadas de 2022-2023.
A MSC Cruzeiros realiza seus embarques e desembarques no Porto Canaveral e no porto de Miami, na Flórida. Mas quem prefere subir a bordo diretamente no Caribe, a MSC oferece cruzeiros com saídas nas ilhas de Martinica (Fort-de-France), Guadalupe (Pointe-à-Pitre) e Barbados (Bridgetown). Alguns itinerários preveem desembarque no mesmo local de embarque e, outros, nos Estados Unidos, incluindo Nova York.
Já os cruzeiros da Disney Cruise Line têm três portos de embarque e desembarque: Galveston (Houston), Nova York – e também da ilha caribenha de Porto Rico (San Juan).
Os roteiros caribenhos da Norwegian Cruise Line têm embarques em Miami e em Tampa, ambos na Flórida. Quem prefere voar direto para o Caribe tem como opções embarcar na ilha de Porto Rico (San Juan) ou na República Dominicana (La Romana). A NCL também oferece itinerários com desembarque em Nova York, verifique junto à companhia.
A Oceania Cruises embarca em Miami e também nas ilhas caribenhas de Barbados (Bridgetown) e Aruba (Oranjestad). Alguns roteiros incluem desembarque na Cidade do Panamá.
A Princess Cruises faz seus embarques e desembarques sempre em Fort Lauderdale na Flórida, enquanto a Regent Seven Seas tem saídas de Miami (Flórida), Barbados (Bridgetown) e Porto Rico.
Comentários
Comments are closed.