Conheça a cidade paranaense incluída no roteiro de navios que visitam nosso litoral e países vizinhos, como Uruguai e Argentina
Por Fernanda Corrêa
O Porto de Paranaguá sempre foi conhecido dos brasileiros, por ser um dos principais escoadores de produção agrícola nacional. A novidade é que, a partir da próxima temporada, passa também a ser um importante ponto de embarque para os navios de cruzeiro. Por isso, prepare-se para conhecer melhor a charmosa cidade de Paranaguá, repleta de casarões antigos, igrejas e prédios históricos.
Paranaguá é uma cidade histórica localizada no litoral do Paraná, fundada em 1648, sendo reconhecida como o local onde se iniciou o povoamento do estado. Famosa por possuir o maior porto exportador de grãos da América Latina, a cidade fica a pouco mais de 90 quilômetros de Curitiba, a capital. Por este motivo, os viajantes do sul do país tem no destino uma porta de entrada mais próxima para os cruzeiros que navegam pela costa brasileira, bem como para países vizinhos, como Uruguai e Argentina.
O patrimônio histórico e as belezas naturais da cidade encantam os visitantes e são orgulho dos moradores. O casario, as ladeiras e as igrejas compõem um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do estado. E a cidade é cercada por uma exuberante Mata Atlântica que envolve o entorno da baía de Paranaguá, bem como as ilhas próximas, sendo a Ilha do Mel um dos principais atrativos turísticos.
O que visitar em Paranaguá
A melhor forma de conhecer a cidade é andar a pé pelo centro histórico e se encantar com os casarões multicoloridos, visitar o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná, provando no caminho as iguarias da culinária local e admirando o artesanato nos mercados da cidade.
O centro histórico de Paranaguá está muito bem preservado, com várias igrejas antigas, casarões e prédios antigos. Vale a pena caminhar pelas ruas de paralelepípedos e apreciar a arquitetura de edificações na Rua da Praia.
Os visitantes podem conhecer ainda o Aquário de Paranaguá que abriga animais de diversas espécies, em sua maioria oriundos do litoral paranaense, além de animais exóticos como o tubarão-bambu, espécies de arraias e até um jacaré. Outra atração é o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, que apresenta uma coleção de artefatos pré-históricos e etnográficos.
Duas igrejas possuem destaque na cidade. A primeira é o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, construído no início do século 20 às margens da Baía de Paranaguá, templo católico dedicado à padroeira do Paraná. A mais antiga igreja da cidade, entretanto, é a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, construída em 1578 por escravos e libertos, e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1967.
O Mercado Municipal de Paranaguá é um lugar movimentado e animado, onde o visitante pode encontrar produtos locais, incluindo frutos do mar frescos, artesanato e souvenirs. Também é possível fazer degustação de bebidas e comidas regionais.
Gastronomia local
Por ser uma cidade litorânea, os frutos do mar são iguarias da culinária de Paranaguá. Entre os peixes mais utilizados na culinária local estão a tainha e a pescada, o peixe seco com banana, o camarão, o caranguejo, o siri, as ostras e os mariscos.
Além dessas delícias, há também o arroz lambe-lambe e o barreado, prato típico do Paraná onde a carne temperada é preparada durante cerca de 12 horas em uma panela fechada com pirão ou farinha, para evitar o vazamento do vapor.
Passeios para a Ilha do Mel
A partir de Paranaguá existem saídas de barcos para a Ilha do Mel, localizada a 22 quilômetros de distância, numa travessia com cerca de 52 minutos. Além de praias lindas e grutas esculpidas pelo mar, os visitantes poderão avistar golfinhos que visitam a região, ou se aventurarem em trilhas pela ilha.
Entre seus atrativos naturais e históricos, estão a Gruta das Encantadas, formado por uma fenda no paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar; o Farol das Conchas, construído em 1872, no topo do Morro das Conchas, de onde é possível avistar quase todos os pontos da ilha; e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, edificada entre 1767 e 1769 para proteger a Baía de Paranaguá, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Para conhecer os cruzeiros que incluem Paranaguá como porto de embarque e desembarque, ou como parada durante roteiros pela região Sul do Brasil, consulte seu agente de viagem. E boas férias!
Comentários
Comments are closed.