Mais que um cartão, o Cruise Card concentra segurança, praticidade e exclusividade para hóspedes em alto-mar
Por Aline Andrade
Em alto-mar, o Cruise Card é muito mais do que um simples cartão de identificação. Emitido assim que o hóspede embarca, ele concentra as principais funcionalidades que garantem conveniência e segurança a bordo. Nas companhias marítimas, o cartão substitui a carteira, o documento e até a chave do quarto — sendo um item essencial durante toda a viagem.
Cada companhia tem seu próprio layout e tecnologia, mas, em essência, as informações presentes no Cruise Card seguem um padrão. Nome do hóspede, número da cabine, data do cruzeiro e nome do restaurante no qual o hóspede irá jantar, são dados básicos incluídos. O cartão também indica o nível de fidelidade do hóspede, importante para o acesso a benefícios e áreas exclusivas. E, por ser vinculado à conta de bordo, é o único meio aceito para pagamentos dentro do navio.
Tecnologias em constante evolução
Com o avanço tecnológico, muitas companhias estão substituindo os cartões físicos por dispositivos mais modernos, como pulseiras inteligentes e aplicativos integrados. Além de reduzirem o risco de perda, esses dispositivos oferecem notificações em tempo real, localizador de membros da família e controle parental. O uso de biometria, como reconhecimento facial ou digital, também começa a ser adotado em terminais de embarque e desembarque, agilizando os processos e elevando o nível de segurança.
Cruise Card a bordo
Na MSC Cruzeiros, o cartão magnético fica dentro de um envelope lacrado pendurado na porta da cabine e serve para abri-la, fazer compras e registrar presença ao sair e voltar do navio, além de também ser usado nas máquinas do cassino a bordo. Ele exibe, além dos dados pessoais, o número do muster station (ponto de encontro em caso de emergência), o status do plano de bebidas e o turno do jantar com o nome do restaurante selecionado — informações estratégicas para a rotina do cruzeirista. Além disso, no cartão é indicado o nome do navio.
A Costa Cruzeiros adota um sistema semelhante, com cartões personalizados por cor, muitas vezes com imagens marinhas ou algum outro desenho, indicando o pacote adquirido ou o status no programa de fidelidade. Além dos dados operacionais, como cabine e mesa de jantar, o cartão da Costa pode trazer também o idioma principal do hóspede, o que ajuda na personalização do atendimento. Após o embarque, o cartão de crédito precisa ser cadastrado no Costa App.
Na Royal Caribbean, o SeaPass Card é um pouco mais tecnológico. Além das funções tradicionais, pode ser integrado com pulseiras e aplicativos móveis. Nele constam informações como tipo de tarifa (comum, suíte, Concierge Class), horário do jantar e excursões reservadas. Também é usado para acessar áreas restritas, como lounges VIP ou spas. Para concluir o check-in e ativar a conta de despesas a bordo, é necessário cadastrar um cartão de crédito ou débito. É possível também autorizar outros hóspedes da mesma ou de outra cabine a fazerem compras vinculadas à sua conta.
A Princess Cruises têm apostado na tecnologia com a Classe Medallion. Com esse modelo usado a bordo, o hóspede não precisa mais de chaves ou cartões durante o cruzeiro. O pequeno disco, parecido com um AirTag, destranca a cabine automaticamente, permite embarque sem apresentar documentos e ainda funciona como forma de pagamento a bordo. É possível fazer pedidos de comida e bebida de qualquer lugar do navio e recebê-los onde estiver. Com o aplicativo MedallionClass, dá para localizar familiares no navio, fazer reservas de restaurantes, excursões e shows com praticidade. Também é possível assistir a conteúdos de bordo e até jogar pelo celular.
A Norwegian Cruise Line (NCL) também utiliza um cartão multifuncional com tecnologia RFID (permite a identificação automática de objetos, animais ou pessoas através de ondas de rádio) em alguns de seus navios. O Cruise Card da NCL indica o pacote de bebidas, o grupo de segurança e o status no programa Latitudes. Nas classes superiores, o cartão concede acesso ao The Haven, área premium dos navios . Além disso, a área social exclusiva das cabines studio (viajantes solo) também é acessada com cartão chave exclusivo. A cada compra, o cartão é escaneado e o valor debitado automaticamente da conta do hóspede, podendo escolher utilizar os créditos a bordo ou realizar o pagamento antes do desembarque.
Já a Crystal Cruises, voltada ao segmento de luxo, oferece cartões refinados, muitas vezes em formato de chave magnética com design diferenciado. A bordo, o cartão pode vir com foto do hóspede, medida de segurança adicional. Além disso, ele é essencial para reservar experiências exclusivas, como jantares gourmet, tratamentos no spa ou excursões personalizadas.
A Carnival Cruise Line utiliza o “Sail & Sign Card”, que serve como chave do quarto, meio de pagamento e identificação para embarque e desembarque. O Sail & Sign substitui o uso de dinheiro nos navios. Cada hóspede, inclusive menores de idade, recebe um cartão personalizado logo no embarque. Ele é usado para todas as compras, gorjetas e acessos, funcionando como identidade e chave do quarto. Dinheiro em espécie não é aceito para pagamentos a bordo. A conta pode ser ativada antes do cruzeiro, no site da Carnival, ou no momento do embarque. Para verificar o saldo, o hóspede pode usar o aplicativo HUB, os quiosques Sail & Sign ou o Serviço de Atendimento ao Hóspede.
A Virgin Voyages introduziu o “The Band”, uma pulseira inteligente, feita de plástico reciclável do oceano, que permite pagamentos e acesso à cabine. Ativando com apenas um toque no pulso, a The Band também tem outras funcionalidades, como identificar o ponto de entrega do Shake for Champagne (serviço de entrega de champagne por demanda), realizar compras a bordo, pagar a conta de bebidas, jogar no cassino ou liberar o acesso VIP ao Richard’s Rooftop para hóspedes de suítes. A The Band complementa a experiência a bordo, tornando a navegação e o acesso aos serviços muito mais simples e eficiente.
Identidade do cruzeirista
O cruise card é a identidade do hóspede a bordo e carrega todas as informações relevantes para a experiência de cruzeiro — do básico ao exclusivo. Saber interpretar os dados impressos no cartão pode fazer toda a diferença para aproveitar ao máximo tudo o que o navio oferece, com praticidade, controle e um toque de personalização.
Cuidados e recomendações úteis
Ao embarcar, é importante manter o cruise card sempre com você, mas com segurança, de preferência em porta-cartões resistentes à água. Recomenda-se não emprestá-lo a outros hóspedes, pois todas as transações são registradas em nome do titular. Em caso de perda, o hóspede deve comunicar imediatamente a recepção ou o Guest Services para bloqueio e emissão de um novo cartão — evitando possíveis usos indevidos.
Dica Krooze: antes de desembarcar, verifique se o cartão está em mãos, pois ele será necessário para retornar ao navio, principalmente em portos internacionais.
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