Autoridades de saúde monitoram surtos de covid-19 a bordo dos navios da costa brasileira
Da redação
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ao Ministério da Saúde, nos dias 31/12 e 2 de janeiro, a suspensão provisória imediata da temporada de cruzeiros no Brasil, devido ao aumento de transmissões da covid-19 a bordo. Atualmente, cinco embarcações das companhias MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros navegam pela costa brasileira.
Diante do surto a bordo dos navios e do risco da variante ômicron, cuja disseminação é mais rápida, a agência também contraindica o embarque de passageiros com cruzeiros programados para os próximos dias.
A Anvisa, juntamente às autoridades locais, autorizou a retomada dos cruzeiros no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2021. Para tanto, foram estabelecidas medidas como capacidade reduzida de passageiros nos navios, vacinação completa de viajantes e tripulação e uso de máscaras a bordo. A suspensão dos cruzeiros também era prevista, caso houvesse a identificação de riscos à saúde pública ou do descumprimento das normas sanitárias vigentes.
O monitoramento da Anvisa considera dois níveis de status epidemiológicos: o 3, que permite a operação dos navios e o 4, que exige a suspensão, com desembarque de passageiros.
MSC Splendida
Na quarta-feira (29/12), o navio MSC Splendida atracou no Porto de Santos (SP) após relatar a ocorrência de novos testes positivos de covid-19 a bordo. Ao todo, foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com teste positivo, além de 54 de pessoas que tiveram contato com infectados. Mais de 3 mil passageiros foram impedidos de embarcar no domingo (2/1), devido ao reconhecimento, pelas autoridades locais de saúde e pela Anvisa, da existência de transmissão de covid-19 entre tripulantes.
Costa Diadema
A operação do navio foi interrompida na quinta-feira, dia 30/12, após o registro de contágio a bordo de viajantes e tripulantes. Somente passageiros com teste positivo ou residentes locais puderam desembarcar no Porto de Salvador (BA), onde estava o Costa Diadema. O navio seguiu com destino a Santos, onde todos os passageiros desembarcaram, seguindo o protocolo previsto.
MSC Preziosa
No domingo (2), o navio atracou no Porto do Rio de Janeiro para desembarque de passageiros após a constante de 28 casos a bordo. O MSC Preziosa tem capacidade para 3.016 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente. O navio está no nível 3 do cenário epidemiológico. De acordo com essa avaliação, os novos embarques no domingo (2/1) foram autorizados.
Costa Fascinosa
De acordo com informações divulgadas pela Anvisa, o Costa Fascinosa continua em operação, sob monitoramento. O navio está no nível 3 do cenário epidemiológico. Qualquer mudança pode impedir novos embarques e levar ao encerramento do cruzeiro.
MSC Seaside
Com capacidade para 3.622 passageiros, o MSC Seaside está no nível 3 do cenário epidemiológico. A mudança desse status também pode impedir novos embarques e levar ao encerramento do cruzeiro.
1 comments
Comments are closed.