O comandante da Costa Cruzeiros compartilhou os desafios da profissão, sua rotina a bordo e como toma decisões em alto-mar
Por Aline Andrade
A bordo do Costa Favolosa, durante um cruzeiro que partiu do Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires, passando por Ilha Grande (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Montevidéu (Uruguai), a Krooze teve a oportunidade de entrevistar o comandante Valentino Savarese. Com vasta experiência na indústria marítima, Savarese compartilhou detalhes sobre os desafios da profissão, a operação do navio e as tecnologias utilizadas para garantir a segurança e o conforto dos viajantes.
Nesta conversa, o comandante destacou a complexidade de equilibrar a experiência dos hóspedes com as rígidas regulamentações ambientais e de segurança que regem a operação de um cruzeiro. Além disso, explicou como decisões são tomadas em situações adversas, como mudanças climáticas inesperadas, e revelou quais tecnologias auxiliam na navegação e monitoramento da embarcação.
Ao longo da entrevista, Savarese também compartilhou histórias de sua carreira, mencionando destinos impressionantes que já visitou e dando conselhos valiosos para aqueles que desejam seguir na profissão.
Confira abaixo a entrevista completa com o comandante do Costa Favolosa
Desafios diários
Comandante, quais são os maiores desafios que o senhor enfrenta diariamente ao comandar um navio deste porte?
Valentino Savarase: O maior desafio para mim, para toda a tripulação e para a empresa é realizar o sonho dos hóspedes. Muitas pessoas passam um ano planejando essa viagem, esperando para viver essa experiência. Nosso objetivo é proporcionar esse sonho com qualidade e segurança.
Porém, para fazer isso, precisamos seguir muitas regras. Temos regulamentos rigorosos de segurança, normas ambientais e padrões de saúde a bordo. Por exemplo, precisamos garantir que o navio esteja em condições sanitárias ideais, respeitar as restrições ambientais sobre emissões e descarte de resíduos e, claro, garantir a segurança de todos a bordo.
O maior desafio é equilibrar tudo isso: oferecer um serviço de excelência e, ao mesmo tempo, cumprir todas essas regulamentações que garantem um cruzeiro seguro e sustentável.
Tomada de decisão
Como são tomadas as decisões em caso de condições climáticas adversas?
Valentino Savarese: O planejamento é essencial. Temos um centro de controle, chamado Fleet Operation Center (FOC), localizado em Hamburgo. Ele monitora continuamente as condições meteorológicas e fornece previsões com pelo menos uma semana de antecedência.
A cada dois ou três dias, fazemos reuniões entre a equipe do navio, o FOC e a sede da empresa em Gênova. Discutimos a previsão do tempo e analisamos se a rota planejada é segura. Caso não seja, buscamos um porto alternativo e informamos os hóspedes sobre as mudanças.
A decisão nunca é tomada por uma única pessoa. É um processo colaborativo entre várias equipes para garantir que a experiência dos viajantes seja segura e satisfatória.
Avanço tecnológico
Quais tecnologias modernas auxiliam na navegação e operação do navio?
Valentino Savarese: Atualmente, tudo é digitalizado. Não usamos mais cartas de papel, tudo está em sistemas eletrônicos. Isso facilita a atualização das rotas e melhora a precisão da navegação.
Também contamos com sistemas avançados de monitoramento ambiental, que garantem o cumprimento das normas de emissões e descarte de resíduos. O GPS e o AIS (Sistema de Identificação Automática) nos permitem rastrear todos os navios ao redor do mundo e planejar melhor nossa logística portuária.
Nosso centro de operações em Hamburgo também nos envia atualizações diárias sobre as condições meteorológicas e operações dos portos. Isso reduz os riscos e melhora a segurança da viagem.
Uma situação inesperada
O senhor poderia compartilhar uma situação inesperada que enfrentou durante sua carreira?
Valentino Savarese: Situações inesperadas são comuns. Uma das mais desafiadoras é lidar com hóspedes insatisfeitos. Algumas pessoas embarcam esperando uma experiência perfeita, mas podem ficar frustradas por pequenas questões, como um atraso ou uma fila no elevador.
Lembro-me de um capitão alemão que me contou sobre viajantes que passaram cinco dias reclamando sem aproveitar a viagem. No quarto dia, ele disse: “Quando vocês começarem a aproveitar o cruzeiro, me avisem!”
Nosso trabalho é garantir que todos tenham uma experiência memorável, e fazemos o possível para resolver qualquer problema da melhor maneira.
O destino mais memorável
Qual foi o destino mais impressionante que o senhor visitou?
Valentino Savarese: Eu não tenho um favorito, mas as fiordes noruegueses são incríveis. A paisagem é única e totalmente diferente de outros lugares do mundo.
Porém, gosto muito da América do Sul também. Rio de Janeiro, Buenos Aires, Salvador, na Bahia… Cada lugar tem sua própria magia. Minha esposa adora essa região e sempre fala sobre o quão acolhedoras são as pessoas daqui.
Rotina a bordo
Como é sua rotina a bordo?
Valentino Savarese: Meu dia começa cedo. Primeiro, tomo um café na minha cabine, que fica próxima à ponte de comando. Depois, vou até a ponte para conversar com os oficiais e verificar a situação do navio.
Durante o dia, caminho pelo navio para observar a tripulação e garantir que tudo esteja funcionando bem. Além disso, respondo e-mails e participo de reuniões com o escritório da empresa.
Ao final da tarde, temos uma conferência para planejar a chegada ao próximo porto. Às vezes, participo de eventos sociais com os hóspedes, como coquetéis ou encontros no Grand Bar.
Interação com os hóspedes
O senhor tem interação frequente com os hóspedes?
Valentino Savarese: Sim! Gosto de caminhar pelo navio, conversar com eles e ouvir suas histórias. Muitos são clientes fiéis da Costa Cruzeiros há mais de 20 ou 30 anos. Eles compartilham experiências e memórias de viagens passadas, o que para nós é muito especial.
Conselho para quem quer seguir na carreira
Que conselho daria para quem deseja seguir carreira na indústria de cruzeiros e se tornar um comandante?
Valentino Savarese: Paciência e compreensão são fundamentais. Trabalhar a bordo é uma vida particular, diferente de qualquer outra. Passamos meses longe de casa, convivendo com pessoas de diversas nacionalidades e culturas.
Se você estiver disposto a aceitar essa rotina e aprender a trabalhar em equipe, a experiência pode ser incrivelmente gratificante. Além disso, a carreira oferece uma grande recompensa: após meses a bordo, temos períodos de férias longos para aproveitar a vida em terra.
Quem controla a ponte de comando quando o comandante não está
Por fim, aquela pergunta que todos devem fazer. Quem assume o comando quando o senhor não está na ponte?
Valentino Savarese: Sempre temos oficiais qualificados de plantão. Eu comecei minha carreira assim, e é assim que os futuros capitães se formam. A segurança do navio é prioridade, e estamos sempre preparados para qualquer situação.
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