Costa Global Summit destacou personalização, sustentabilidade e expansão de itinerários como pilares da Companhia
Por Redação Krooze
Publicado às 11h15
A Costa Cruzeiros realizou a segunda edição da Costa Global Summit no Pavilhão do Centenário da Fira Montjuïc, em Barcelona, reunindo mais de 2.500 participantes entre parceiros comerciais, agentes de viagens e convidados especiais. O evento serviu como palco para a companhia detalhar sua estratégia global, apresentar inovações previstas para 2026 e reforçar sua atuação institucional para impulsionar o setor de cruzeiros.
Costa Global Summit

Visão estratégica e antecipação de tendências
O presidente da Costa Cruzeiros, Mario Zanetti, apresentou a visão da companhia e destacou a capacidade histórica da marca de antecipar mudanças no mercado. “Há quase 78 anos, a mudança e a capacidade de antecipar o futuro fazem parte do nosso DNA. Hoje, o desafio é continuar a criar experiências de viagem memoráveis, que conectem o mar e a terra numa oferta única no panorama turístico”, afirmou.
Segundo Zanetti, a Costa atua hoje como uma plataforma de experiências flexível e adaptável, capaz de criar produtos distintos conforme a estação do ano, o destino e o perfil de cada hóspede. Essa abordagem está alinhada às tendências identificadas pelo estudo apresentado pela BCG.
Novos itinerários
Durante o evento, a Costa Cruzeiros também anunciou novos itinerários. Luigi Stefanelli, vice-presidente de Vendas Mundiais da companhia, destacou que a ampliação do portfólio reflete a capacidade da marca de oferecer propostas diferenciadas. “A expansão do nosso portfólio com novos itinerários é a demonstração mais clara da nossa capacidade de encantar com propostas únicas no cenário turístico”, disse.

Costa Pacifica
Embarque: Savona, Itália
Desembarque: Palma de Maiorca, Espanha
3 noites
Saída em 4 de abril de 2026
Roteiro: Marselha, Valência
Costa Fascinosa
Embarque e desembarque: Atenas, Grécia
7 noites
Saídas entre10 de junho e 2 de setembro de 2026
Roteiro: Valletta, Catânia, Taranto, Argostolion, Mykonos

Stefanelli ressaltou ainda a diversidade da oferta da armadora, que vai desde minicruzeiros de poucos dias até viagens de longa duração, como a Volta ao Mundo com mais de 130 dias.
Evolução da experiência gastronômica
Outro destaque do evento foi a apresentação da evolução da experiência gastronômica a bordo. Os chefs Ángel León, Bruno Barbieri e Hélène Darroze revelaram as novidades do restaurante Archipelago, reforçando a proposta da Costa de integrar alta gastronomia à experiência de viagem.



Temporada 2025/2026 no Brasil já está quase toda vendida
Durante o encontro, o diretor comercial da Costa Cruzeiros no Brasil, Ruy Ribeiro, destacou o desempenho da atual temporada no País. Segundo ele, a temporada 2025/2026 está sendo um sucesso e já registra quase todas as cabines vendidas.
“A temporada anterior foi um sucesso e esta está indo pelo mesmo caminho. Acredito que, dentro de algumas semanas, devemos chegar perto de 100% de vendas”, afirmou Ribeiro. De acordo com o executivo, os portos de Santos e Itajaí se destacam como protagonistas da temporada, seguidos pelo Rio de Janeiro.

Costa Diadema
Embarque e desembarque: Santos, SP
5 noites
Saída em 19 de abril de 2026
Roteiro: Rio de Janeiro, Salvador
Costa Favolosa
Embarque: Rio de Janeiro, RJ
Desembarque: Buenos Aires, Argentina
4 noites
Saída em 1º de março de 2026
Roteiro: Angra dos Reis

Ribeiro acrescentou que os feedbacks dos viajantes em relação aos minicruzeiros têm sido muito positivos, assim como os índices de satisfação dos hóspedes. “Isso reforça a confiança do trade e dos viajantes na nossa marca, no nosso produto e na experiência Costa”, disse.
Relação com o trade e desafios de competitividade
Ao comentar sobre a realização da Costa Global Summit, Ruy Ribeiro ressaltou a importância da proximidade com os parceiros comerciais. “Essa é uma oportunidade de estar junto com os nossos parceiros, não apenas do Brasil e da América do Sul, mas do mundo, para mostrar que a Costa tem novidades e em que estamos investindo”, afirmou.
Ele também destacou que o relacionamento com o trade é um dos pilares da estratégia da companhia. “O trade é o nosso pilar e essa ligação é baseada não apenas em resultados e vendas, mas em um relacionamento muito próximo, que envolve tanto grandes quanto pequenos parceiros, sempre destacando a importância do agente de viagens que está em contato direto com os viajantes”, disse.
Ribeiro chamou atenção ainda para os desafios estruturais do mercado brasileiro. Segundo ele, apesar da forte demanda, o Brasil precisa avançar em infraestrutura para ganhar competitividade frente a outros mercados. “Hoje, a demanda do mercado brasileiro é gigante e há muita oportunidade de crescimento, mas precisamos competir melhor com outros destinos. Na Europa, na América do Norte e na Ásia, existe infraestrutura capaz de receber navios maiores, com custos operacionais mais competitivos. Hoje é mais caro operar na América do Sul do que em outros roteiros”, explicou.
De acordo com o executivo, ganhar competitividade passa por uma atuação conjunta entre a indústria e o poder público, tema que também foi abordado durante a Costa Global Summit como essencial para o desenvolvimento do setor de cruzeiros.
Para mais informações sobre viagens com a Costa Cruzeiros, consulte seu agente de viagens!
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!