Acordo entre a Carnival e a Fincantieri garante mais três navios em 2029, 2031 e 2033; assim, a companhia soma cinco novos pedidos apenas esse ano
Por Redação Krooze
A Carnival Cruise Line não para de crescer. Apenas um mês depois de anunciar duas novas embarcações para sua frota, a companhia informou hoje (23 de julho) que garantiu mais três navios para os anos de 2029, 2031 e 2033. O acordo fechado com a construtora Fincantieri prevê, então, uma nova classe de navios. Serão embarcações grandes, com quase 230 mil toneladas brutas, todas movidas a gás natural liquefeito (GNL).
“Temos orgulho de sermos conhecidos como uma linha de cruzeiros com uma enorme fidelidade e uma equipe excepcional que nos permitiu proporcionar férias memoráveis a mais de 100 milhões de hóspedes”, disse Christine Duffy, presidente da Carnival Cruise Line. “Para estes navios de próxima geração, estamos focados em criar experiências inovadoras. Dessa forma, eles levarão a Carnival Cruise Line para o futuro com novos recursos divertidos e emoção que sabemos que nossos hóspedes amarão.”
Crescimento acelerado da Carnival
Com a encomenda de hoje, a Carnival Cruise Line soma cinco novos pedidos de navios em 2024. No início deste ano, a Carnival encomendou mais dois navios da classe Excel que se juntarão à frota em 2027 e 2028. A empresa também anunciou recentemente uma série de mudanças estratégicas para otimizar a composição de seu portfólio global de marcas. Aumentando, assim, a capacidade de hóspedes da Carnival Cruise Line com a transferência de cinco navios de marcas irmãs (P&O Cruises Australia e Costa Cruzeiros) entre 2023 e março de 2025.
“Dessa forma, estamos dobrando o crescimento da Carnival Cruise Line – nossa marca de maior retorno – para acompanhar a demanda incrivelmente forte que continuamos a ver pela linha de cruzeiros mais popular do mundo”, disse Josh Weinstein, CEO da Carnival Corporation & plc. “Neste momento, nosso pipeline de novas construções é de uma entrega em cada um dos anos de 2025, 2027, 2028, 2029, 2031 e 2033. Continuamos, então, a adotar uma abordagem disciplinada para o crescimento; direcionando estrategicamente a nova capacidade para as áreas de maior demanda a uma taxa de um a dois novos navios por ano.”
De acordo com Weinstein, esse pedido levará o crescimento geral da capacidade da empresa entre 2025 e 2033 a uma média de 1,5% ao ano. “Isso nos dá espaço para fornecer nova capacidade para as marcas em nosso portfólio, como a Carnival Cruise Line, que proporcionam retornos extraordinários. Enquanto isso, continuamos a executar nossa estratégia de capital responsável, usando nosso forte fluxo de caixa livre nos próximos anos para melhorar nosso balanço patrimonial; reduzir nossa dívida; bem como continuar a transferir valor dos detentores de dívida para os acionistas”, disse.
Nova classe de navios Carnival
Com mais de 3 mil cabines para hóspedes, os novos navios serão os maiores da frota global da Carnival Corporation. Serão, portanto, capazes de proporcionar ainda mais diversão, transportando quase 8 mil hóspedes em sua capacidade total. Além disso, uma vez entregues em 2033, a Carnival Corporation terá um total de 16 navios movidos a GNL – incluindo oito da Carnival Cruise Line. Isso representa quase 30% da capacidade global e proporciona reduções imediatas nas emissões de gases de efeito estufa. Os novos navios também contarão com tecnologias avançadas de eficiência energética, gerenciamento de resíduos, bem como redução de emissões, diminuindo ainda mais a pegada ambiental.
“Estamos entusiasmados em unir forças com a Carnival Cruise Line para estrear uma nova classe de navio. Será o maior navio de cruzeiro já construído pela Fincantieri e o maior navio já construído na Itália. Estamos orgulhosos do papel que a Fincantieri desempenhou ao ajudar a Carnival Corporation a garantir sua posição como a maior empresa de cruzeiros do mundo e ansiosos para continuar essa história de sucesso juntos”, disse Pierroberto Folgiero, CEO da Fincantieri.
Os detalhes do projeto e as informações sobre o itinerário dos novos navios da Carnival Cruise Line serão anunciados no futuro. Esse pedido depende de financiamento, que deve ser concluído ainda este ano.