Entenda o por que do interesse de brasileiros por roteiros premium pelo Japão, Coréia do Sul, Singapura e Hong Kong têm crescido
Por Redação Krooze
Publicado às 15h41
O mercado de cruzeiros no Brasil tem passado por um grande crescimento desde a pandemia. Na temporada de 2024/2025, o número de hóspedes no país chegou a 838 mil, o segundo maior número já registrado, atrás apenas do período de 2023/2024, segundo a CLIA Brasil.
“Nesse ambiente, os roteiros de cruzeiros pelo leste da Ásia, principalmente pelo Japão, tem se consolidado como um dos principais destinos para brasileiros que buscam por viagens marítimas nesta temporada”, segundo Estela Farina, diretora-geral da Norwegian Cruise Line Holdings no Brasil, em uma entrevista para a Bloomberg. A executiva ainda atribui a tendência à combinação de custo-benefício e praticidade.
“O Japão está em alta já há algum tempo. O fato de se fazer em cruzeiro dá um conforto. Tem um custo-benefício interessante e a comodidade de visitar várias cidades numa mesma viagem sem precisar de check-in e check-out de hotel e aeroporto”, afirma.
Cruzeiros pela Ásia exploram o Japão e seus vizinhos mais icônicos
Os roteiros incluem o contorno das ilhas japonesas e escalas em em destinos vizinhos como Coreia do Sul, Singapura e Hong Kong. A temporada de maior procura se concentra entre janeiro e fevereiro. Os hóspedes embarcam do Brasil em voos até o Japão, onde iniciam navegações de 10 a 15 dias pela região. Ryokans flutuantes (hospitalidade de luxo japonesa), onsen (fontes termais) e culinária kaiseki (alta gastronomia nipônica) são alguns dos atrativos.



Roteiros dos cruzeiros pela Ásia

Norwegian Jade
Embarque: Tóquio, Japão
Desembarque: Incheon, Coreia do Sul
9 noites
Saída em 5 de março de 2027
Roteiro: Shimizu, Nagoya, Osaka, Kochi, Hiroshima, Kagoshima, Nagasaki, Jeju
Seven Seas Splendor
Embarque: Hong Kong, China
Desembarque: Tóquio, Japão
21 noites
Saída em 6 de abril de 2028
Roteiro: Keelung, Ishigaki, Miyakojima/Hirara, Shanghai, Incheon, Jeju, Nagasaki, Kagoshima, Beppu, Hiroshima, Kochi, Osaka, Shimizu


Regatta – Oceania Cruises
Embarque: Incheon, Coreia do Sul
Desembarque: Shanghai, China
14 noites
Saída em 21 de fevereiro de 2026
Roteiro: Busan, Kanazawa, Sakaiminato, Fukuoka, Nagasaki, Jeju, Tianjin
Farina pontuou também que o Mediterrâneo permanece como segundo destino em volume de vendas para o segmento de luxo, com escalas em portos menores da Grécia, Itália, França e Espanha.
“Os itinerários priorizam portos menores e destinos menos explorados, evitando as grandes capitais que sofrem com o overtourism“, disse Farina, em referência ao fenômeno caracterizado pelo excesso de turistas que sobrecarrega a infraestrutura urbana, prejudica a experiência dos visitantes e impacta negativamente o cotidiano das comunidades locais.
O mercado brasileiro de cruzeiros já superou os números de 2019, último ano antes da pandemia. A retomada das operações ocorreu em julho de 2021, após 500 dias de paralisação. “Foram 500 dias com toda a operação parada. Nós tivemos que encaminhar vários navios para docas secas”.
Com a retomada consolidada do setor e a diversificação dos destinos oferecidos, os cruzeiros internacionais ganham cada vez mais espaço entre os brasileiros, que buscam experiências completas, conforto e novas culturas em uma única viagem. Nesse cenário, os roteiros pelo Japão e pela Ásia como um todo se destacam como símbolo da maturidade do mercado, refletindo um público mais disposto a explorar destinos de longa distância sem abrir mão da praticidade que o cruzeiro oferece.
Para mais informações, consulte seu agente de viagens!
Acesse nosso grupo de WhatsApp e siga nosso Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos cruzeiros!