Jurados da categoria Melhores Companhias de Cruzeiros de Luxo do prêmio Krooze Awards 2024 debateram oportunidades e desafios do mercado de luxo
Por Luísa Medeiros
O mercado de cruzeiros de luxo, seus potenciais, desafios e perspectivas foram debatidos pelos jurados da categoria Melhores Companhias de Cruzeiros de Luxo do prêmio Krooze Awards 2024. A banca, formada por especialistas da área, se reuniu de forma virtual na manhã de hoje (20 de agosto) para escolher as três companhias que mais se destacaram no último ano. O resultado da premiação será divulgado em setembro.
A qualidade dos serviços, estrutura dos navios, entretenimento e gastronomia a bordo, além das excursões exclusivas, foram alguns critérios avaliados pela banca. Mas a discussão, sobretudo, revelou que o mercado de luxo está em constante evolução – e somente quem está disposto a evoluir junto com ele tem chances de se destacar.
Participaram da banca:
- Ilya Hirsch – Qualitours / Be Fly
- Fernanda França – TTW Group
- Marilia Martins – Kangaroo
- Aldo Leone – Agaxtur
- Paulo Papoy – Diretor da Krooze
Nove companhias concorreram nesta categoria: Crystal Cruises, Emerald Cruises, Explora Journeys, Hapag-Lloyd Cruises, Regent Seven Seas, Seabourn, Scenic Luxury Cruises & Tours, Silversea e Viking.
Luxo: um conceito em constante transformação
Não é uma tarefa fácil analisar o mercado de luxo e todas suas nuances. De acordo com Fernanda França, da TTW Group, entender o turismo de luxo perpassa pelo conceito de que ele é pautado “por aquilo que é raro, exclusivo e, sobretudo, que atende ao que o cliente busca”. Por esse motivo, os jurados enfatizaram que é fundamental ter conhecimento nos detalhes daquilo que as companhias oferecem. “Precisamos entender que luxo é o equivalente à expectativa do cliente”, completou Ilya Hirsh, da Qualitours/Be Fly.
Um mercado altamente personalizado, portanto, também é fortemente afetado pela dinâmica de seu público. O cruzeirista de luxo busca novidades, experiências únicas e exclusivas. Nesse sentido, as companhias de cruzeiros de luxo que oferecem navios menores, com um serviço mais personalizado, saem na frente.
“É um mercado dinâmico onde precisamos entender o que o cliente deseja – e, especialmente, o que ele deseja naquele momento, pois essas preferências também mudam”, disse Marília Martins, da Kangaroo. Estar atento à dinâmica do desejo do cruzeirista, às tendências do luxo e, especialmente, se adaptar rapidamente a elas, é um diferencial.
Prêmio Krooze Awards: luxo acessível ao cruzeirista brasileiro
Além de avaliar profundamente as características de cada companhia de cruzeiro de luxo, os jurados do prêmio Krooze Awards 2024 tiveram um olhar para a aproximação do segmento com o Brasil. “Todas as companhias têm seus destaques e potencialidades, então é importante termos um olhar para quem se aproxima do consumidor brasileiro”, ressaltou Aldo Leone, da Agaxtur.
Cada vez mais as companhias estão presentes nas possibilidades apresentadas pelos agentes de viagem do país aos seus clientes. Nesse sentido, a resposta dada pelos viajantes ao retornar de um cruzeiro de luxo direciona novas ofertas e olhares. A personalização de atendimento, serviços, excursões e gastronomia são, então, fatores fundamentais que aparecem nas avaliações. São elas as balizadoras de um olhar atento e cuidadoso dos profissionais de turismo ao mercado de cruzeiros de luxo.
Os resultados do prêmio Krooze Awards 2024 serão revelados no mês de setembro. Durante todo o mês de agosto, as bancas irão se reunir para escolher as melhores companhias de cruzeiros contemporâneos, premium, de luxo, de expedição e fluviais. Além disso, serão escolhidos os melhores portos e destinos da temporada brasileira, as melhores companhias da temporada, destaques em cruzeiros temáticos e destaques do ano.