Experiência da Aqua Expeditions já levou centenas de pessoas a visitar o arquipélago, que possui uma das maiores e mais diversificadas reservas marinhas do mundo
Por Redação Krooze
Há exatamente um ano, a Aqua Expeditions, companhia de cruzeiros de luxo no estilo iate, fez sua viagem inaugural pelo Arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico. De lá para cá, centenas de cruzeiristas descobriram as belezas das ilhas, nas quase cinquenta viagens a bordo do navio Aqua Mare.
A companhia oferece cruzeiros de cruzeiros de 7 e 14 noites, explorando cada um dos lados do arquipélago ou um cruzeiro completo que visita as principais ilhas na sua totalidade. Nele, é possível encontrar animais selvagens completamente livres na natureza e indiferentes à presença humana. Galápagos foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1978 pela sua enorme diversidade biológica ao longo das 18 ilhas e mais de 100 ilhotas. Além disso, tem uma relevância histórica nos estudos de cientistas famosos como Charles Darwin.
Para celebrar o marco histórico, a companhia produziu um vídeo mostrando algumas belezas desse paraíso natural:
Sobre o Aqua Mare
Um dos iates de luxo da Aqua Expeditions, o navio Aqua Mare possui capacidade para até 16 passageiros acomodados em sete suítes de cinco categorias, distribuídas nos três decks da embarcação. Possui proporção de 1:1 entre tripulação e hóspede, com a presença constante de dois naturalistas que oferecem uma experiência mais profunda do roteiro.
O navio é decorado com comodidades que incluem uma jacuzzi, um clube de praia e um lounge panorâmico para aproveitar as vistas vulcânicas do arquipélago de Galápagos. A gastronomia é supervisionada pelo chef de renome mundial Pedro Miguel Schiaffino, conhecido por dois restaurantes que entraram na lista dos 50 melhores do mundo. O Chef Schiaffino se inspira nas paisagens das Ilhas Galápagos e no estilo Nikkei peruano, apresentando uma fusão de preparações culinárias que revelam os segredos mais deliciosos da região.
Sobre o Arquipélago de Galápagos
De origem vulcânica, Galápagos é constituída por 8 ilhas principais, além de mais de 100 ilhotas. Oficialmente, pertence ao Equador, mas localiza-se a cerca de mil quilômetros do continente. Suas porções de terra e rocha estão distribuídas exatamente na divisa entre os hemisférios Sul e Norte – e isso confere ao arquipélago paisagens e animais completamente diferentes em cada uma delas.
Existem apenas dois aeroportos em Galápagos, nas ilhas de São Cristóvão e Santa Cruz. Por isso, toda a movimentação no arquipélago é feita pelo mar. Nesse sentido, conhecer o roteiro de navio pode ser a opção mais fácil, uma vez que você viaja por lugares paradisíacos e leva, consigo, seu hotel flutuante com todas as comodidades que ele possui. Conheça as principais ilhas para turismo:
- São Cristóvão: maior ilha do lado oriental, é onde está situado Puerto Baquerizo Moreno, um dos dois aeroportos que servem o arquipélago. É caracterizada por praias de coral, com espécies como as aves cucuve de São Cristóvão, fragatas e atobás de patas azuis.
- Floreana: no extremo sul, exibe cones vulcânicos, com excelentes praias para nado e snorkel. Alguns animais avistados são as aves de lagoa como, zarapitos, patos, garças e flamingos, além de tartarugas marinhas e arraias.
- Seymor Norte: fruto da elevação da lava submarina, se difere das demais por apresentar um terreno é rochoso, com falésias e vegetação de zonas áridas, como cactos opuntia e árvores de palo santo. É lar de berçários naturais das fregatas e lobos marinhos, gaivotas, atobás de patas azuis e iguanas marinhas.
- Espanhola: ao sul, seus penhascos proporcionam uma bela vista da região. Ótima para prática de mergulho, natação, snorkel, caiaque e caminhadas. Na vida marinha, destacam-se berçários de atobás de patas azuis e, entre abril e dezembro, uma ativa colônia de albatrozes.
- Genovesa: ao norte, seu ecossistema difere-se das demais ilhas devido ao seu isolamento e ao efeito das correntes do norte. Sua grande população de aves lhe renderam o apelido de Ilha das Aves. Abriga berçários de atobás de Nazca, atobás de patas vermelhas, gavotin pardo, pardelas, rabo-de-palha-de-bico-vermelho, petréis e fragata real; lobos marinhos e lobo-marinho-de-galápagos.
SAIBA MAIS: A Krooze publicou matérias completas sobre o destino, suas principais atrações e características. Confira aqui e aqui.
- Rábida: distingue-se por sua intensa coloração avermelhada, resultante da presença de ferro e outros minerais em sua composição vulcânica. Seu terreno, formado por vegetação de áreas costeiras e áridas, abriga colônias de lobos marinhos, pelicanos pinzones de Darwin e cucuves.
- Plaza Sul: na costa leste, exibe flora extraordinária, como a figueira da Índia (espécie de cacto) e sesuvium, planta florida cuja coloração verde intenso muda para vermelho alaranjado na estação seca. É habitada por pássaros tropicais, gaivotas e iguanas terrestres de Galápagos.
- Santa Cruz: é a segunda maior ilha, onde vive a maior parte da população das Galápagos e o segundo aeroporto do arquipélago fica em Baltra, uma ilhota ao lado de Santa Cruz, acessada por balsa. O grande atrativo da ilha, situado em Puerto Ayora, é a Estação Científica Charles Darwin, onde é desenvolvido um programa de criação das tartarugas gigantes.
- Fernandina: ilha vulcânica mais ativa e intocada, possui estado praticamente primitivo. A exceção é um único local para visita na borda nordeste de seu território. Abriga colônias de iguanas marinhas, lobos marinhos, berçário de cormorões não voadores, pinguim de Galápagos e cobra de Galápagos.
- Isabela: maior ilha, é formada por seis vulcões ainda em processo de formação. Aqui está a parte mais alta do arquipélago: no vulcão Wolf, com 1.707m de altura. É lar de pinguins de Galápagos, tartarugas gigantes, iguanas terrestres, cormorões não voadores, tartarugas e iguanas marinhas.
- Santiago: é um antigo vulcão e exibe uma das formações mais espetaculares. Possui longo fluxo de lava e superfícies lisas, com aspecto de uma cadeia de montanhas. Um dos destaques é o Sombrero Chino, um pequeno canal de água que proporciona excelentes condições para mergulho com snorkel para observação de tubarões, leões marinhos, pinguins e arraias.
- Bartolomé: pequena ilha situada no centro de Galápagos, tem como maior atrativo a Rocha Pináculo. Na sua base, uma pequena colônia de pinguins convive com leões marinhos e aves marinhas. Uma caminhada leva até um mirante que proporciona vistas de mais de dez ilhas do arquipélago.
- Santa Fé: a ilha mais antiga, de formação rara – originada do levantamento de uma camada precedida por dobras de placas litosféricas. Relativamente plana, possui uma lagoa azul-turquesa em sua baía. Possui a maior concentração de espécies endêmicas das Galápagos: iguana marinha de Santa Fé, sabiá de Santa Fé, o rato de arroz de Santa Fé e o lagarto de Santa Fé.