Nova estrutura do Porto de Miami recebe primeira escala e pode movimentar até 36 mil viajantes por dia
Por Aline Andrade
A MSC Cruzeiros celebrou, no último sábado (08), a inauguração do maior terminal de cruzeiros do mundo, localizado no Porto de Miami. O MSC Seascape foi o primeiro navio a atracar no Terminal de Cruzeiros MSC Miami, marcando um momento histórico para a companhia e consolidando a cidade como um dos maiores hubs globais de cruzeiros.
O novo terminal, projetado para otimizar a experiência dos hóspedes e agilizar os embarques e desembarques, tem capacidade para receber três navios simultaneamente e movimentar até 36 mil viajantes por dia. Com uma infraestrutura moderna e eficiente, a instalação busca atender à crescente demanda por cruzeiros na região, impulsionando ainda mais o setor turístico e a economia local.
O terminal foi construído em parceria entre a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, PortMiami e o Condado de Miami-Dade. A concepção do projeto ficou a cargo do renomado escritório de arquitetura Arquitectonica, enquanto a construção foi realizada pela Fincantieri Infrastructure, empresa especializada em grandes empreendimentos marítimos e portuários.
MSC no novo terminal
O MSC Seascape tornou-se o primeiro navio a atracar no Terminal AA. O evento marcou o início da operação deste moderno terminal, que promete ser um dos mais avançados e de maior porte do mundo. Segundo a Companhia, o novo terminal não só impressiona pela sua infraestrutura tecnológica de ponta, mas também pela sua capacidade de acomodar grandes embarcações, como o MSC World America, que está previsto para estrear em abril deste ano.
A MSC também informou que, devido à finalização do processo de comissionamento, as escadas rolantes não estavam em funcionamento durante a operação do navio no novo terminal. Para acessar o hall de bagagens, os hóspedes tiveram que descer dois lances de escada, mas elevadores estavam disponíveis para pessoas com mobilidade reduzida e para famílias com crianças e carrinhos de bebê.
A empresa ainda disponibilizou um serviço gratuito de transporte entre os terminais, facilitando o deslocamento dos hóspedes do Terminal AA para o estacionamento localizado no Terminal C. A MSC aconselhou que os hóspedes não desembarcassem com sua bagagem, devido à falta de escadas rolantes, garantindo assim maior conforto e segurança.
Com obras iniciadas em março de 2022, o novo terminal representa um marco para a MSC Cruzeiros, que continua a expandir sua presença no mercado de cruzeiros com investimentos em infraestrutura e inovação.
Do início ao fim, o Terminal da MSC, em Miami, otimizará processos
Check-in no conforto de casa: os hóspedes podem fazer o check-in do cruzeiro online, pelo aplicativo MSC for Me ou pelo site da MSC Cruzeiros, enviando seus documentos de viagem, recebendo o cartão de embarque em poucos minutos e se preparando antecipadamente para o processamento biométrico. Isso economiza um tempo valioso ao chegarem ao terminal.
Chegada ao terminal com facilidade: os hóspedes podem chegar de carro, ônibus, táxi ou serviço de transporte por aplicativo sem complicações. Quem chega de carro pode estacionar no impressionante estacionamento de seis andares do terminal, que conta com mais de 2.400 vagas, podendo reservar sua vaga com antecedência pelo aplicativo MSC for Me ou pelo site da MSC Cruzeiros. Há também uma área coberta de desembarque para ônibus, táxis e serviços de transporte por aplicativo. Todas as formas de chegada contam com um caminho coberto direto para a entrada principal do terminal.
Despachar a bagagem é rápido e fácil: hóspedes que fizeram o check-in online podem simplesmente escanear seu cartão de embarque e deixar suas malas em um dos pontos seguros e estrategicamente localizados de despacho no estacionamento antes de seguir para o terminal.
Check-in e segurança mais eficientes graças à biometria: hóspedes que optaram pelo processo de biometria podem simplesmente escanear seu passaporte e olhar para a câmera de um dos 18 totens de reconhecimento facial do terminal para validação. Em seguida, as 20 filas de segurança garantem um processo de triagem rápido, eficiente e sem complicações.
Relaxe antes do seu cruzeiro: os hóspedes poderão desfrutar de um terminal com muita luz natural, onde as águas reluzentes da Baía Biscayne refletem na ampla fachada de vidro da instalação. Antes do embarque, eles poderão relaxar em uma das confortáveis áreas de espera distribuídas pelo espaçoso terminal. Os hóspedes do MSC Yacht Club, a luxuosa área com conceito de um “iate dentro de um navio” da Companhia, também terão acesso exclusivo a um lounge privativo, onde poderão desfrutar de bebidas premium e petiscos, proporcionando o máximo de conforto antes do embarque.
O último passo antes do embarque, impulsionado pela biometria: o terminal conta com 22 E-gates biométricos para finalizar o processo de embarque dos hóspedes antes que passem pelo corredor. Com o processo sendo realizado no terminal, e não mais a bordo do navio, os hóspedes podem começar suas férias assim que chegarem a bordo.
Desembarque ágil e coleta de bagagens sem complicações: os hóspedes se beneficiarão de um desembarque rápido e fácil graças a um avançado sistema de manuseio e processamento de bagagens. Dessa forma, poderão chegar em casa mais rapidamente e já começar a planejar o próximo cruzeiro.
Mais sobre as obras de arte do Terminal de Cruzeiros MSC de Miami: dentro do terminal, os hóspedes poderão apreciar sete obras de arte selecionadas, encomendadas por meio do programa Art in Public Places do Condado de Miami-Dade. A peça mais impressionante – e inédita – é uma instalação digital de 1.000 metros quadrados projetada na parte externa do terminal, que utiliza dados oceânicos em tempo real da NOAA para criar uma exibição dinâmica e em constante evolução de marés, correntes e padrões climáticos. Outras obras de arte exclusivas enriquecem o lounge privativo do MSC Yacht Club, proporcionando uma experiência sofisticada antes do embarque.
Navios que irão operar no novo terminal
Durante 2025, a MSC Cruzeiros terá quatro navios operando , consolidando sua presença na região. Entre as embarcações está o MSC World America, que fará sua estreia em abril com itinerários de sete noites pelo Caribe. O navio contará com diversas atrações inovadoras, incluindo o espetáculo “Dirty Dancing in Concert”, um show inspirado no clássico do cinema.
Além dos cruzeiros tradicionais da MSC, a Explora Journeys, marca de luxo do Grupo MSC, também utilizará o terminal para embarques e desembarques. A companhia lançou recentemente a coleção Grand Journeys, que oferece experiências exclusivas e itinerários diferenciados para passageiros que buscam um nível superior de sofisticação e conforto.
Com essa expansão, a MSC Cruzeiros reforça sua estratégia de crescimento nos Estados Unidos, aumentando a capacidade de operação na região e ampliando suas opções de roteiros pelo Caribe e outras localidades.
MSC Seascape
Foi inspirado na moderna cidade de Nova York, com esculturas monumentais e uma impressionante parede luminosa que projeta imagens do centro de Manhattan fazendo do MSC Seascape o navio perfeito para suas próximas férias. Possui 20 decks, capacidade para 5.877 hóspedes e 2.270 cabines.
É um navio sustentável com sistema que permite que a água seja coletada em tanques evitando que seja descarregada em portos ou outras áreas sensíveis.. Além disso, todas as águas residuais a bordo são descarregadas no mar de acordo com os regulamentos internacionais, nacionais e locais em vigor. Conta ainda com um sistema que permite conectar o navio à energia elétrica do porto para minimizar o uso dos motores auxiliares e, assim, diminuir a queima de óleo diesel.
Acesse o nosso Instagram!