Navio será o ambientalmente mais avançado da frota
Por Fernanda Corrêa
A MSC Cruzeiros abriu as vendas para a temporada inaugural do navio MSC Euribia, que começará em junho de 2023 a partir de Kiel, Alemanha. A companhia também divulgou a arte vencedora do concurso internacional para a criação do novo design do casco do navio.
O MSC Euribia é o segundo navio da frota movido a gás natural liquefeito (GNL) e será o mais avançado da frota do ponto de vista ambiental. O novo navio recebeu o nome da antiga deusa Eurybia que aproveitou os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares. Com a tecnologia empregada no Euribia em sinergia com o tema do concurso de design, a companhia reafirma seu compromisso de implantar tecnologias sustentáveis de última geração para proteger e preservar o ecossistema marinho.
Temporada inaugural do MSC Euribia
Quando a construção estiver concluída no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, na França, o navio passará sua temporada inaugural navegando pelo norte da Europa. O MSC Euribia terá partidas semanais do porto alemão de Kiel em itinerários de sete noites com escalas em Copenhague (Dinamarca) e visitas a destinos na Noruega tais como Hellesylt, Geirangerfjord, Alesund e Flam.
Benefícios na reserva antecipada
Os membros do Voyagers Club que efetuarem reservas com antecedência no MSC Euribia terão como benefícios o usual desconto de 5% e mais 5% de desconto extra. Ainda desfrutarão de pontos Voyagers Club em dobro. Além disso, os membros Silver, Gold e Diamond se beneficiam de US$ 50 por pessoa em crédito a bordo.
Concurso para design do casco do MSC Euribia
A MSC realizou um concurso internacional de design para selecionar uma obra de arte para o casco do MSC Euribia. Foram enviados projetos de 59 países e o vencedor foi o artista alemão Alex Flaemig, que terá sua obra permanentemente decorando o exterior do navio. O painel de juízes internacionais foi formado pelo artista de areia Jben, conhecido por seus afrescos de areia efêmeros em grande escala que são levados pela maré; pelo arquiteto Martin Francis; e por Pierfrancesco Vago, presidente executivo da divisão de cruzeiros do Grupo MSC.
Flaemig, natural de Dresden, na Alemanha, se inspirou na oportunidade de transformar o casco do MSC Euribia em uma tela gigante flutuante para destacar a importância do respeito ao meio ambiente. Seu design #SaveTheSea mostra a beleza do ecossistema marinho e combina as cores dos logotipos da MSC Cruzeiros e da MSC Foundation, criando um efeito gradiente que pinta a fauna e a flora marinhas em todo o casco.
Desta forma, o novo casco do MSC Euribia terá uma silhueta diferente de seus navios irmãos da classe Meraviglia-Plus. A iniciativa representa o compromisso contínuo da companhia com o meio ambiente e sua promessa de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2050.
Os cinco finalistas da competição terão seus projetos expostos a bordo do navio em uma nova galeria.
MSC Euribia é ambientalmente avançado
Ao entrar em serviço, em 2023, o MSC Euribia será o segundo navio da frota da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (GNL). Essa medida reduzirá as suas emissões de CO em até 25% , em comparação com os combustíveis padrão. À medida que os biocombustíveis e sintéticos estiverem disponíveis, as suas emissões poderão ser ainda mais reduzidas.
O navio MSC Euribia utilizará um sistema avançado de tratamento de águas residuais, bem como um sistema de gerenciamento de ruído subaquático para minimizar os efeitos das vibrações na vida marinha. Outros recursos de eficiência energética ajudam a reduzir e otimizar o uso do motor.
A MSC Cruzeiros está envolvida em vários projetos para desenvolver e viabilizar tecnologias emergentes em parceria com reguladores, academia, estaleiros e indústria. Isso inclui um projeto para estudar o uso de combustível de hidrogênio em navios de cruzeiro, em parceria com a armadora italiana Fincantieri e com a SNAM, operadora líder na Europa no transporte e armazenamento de gás natural. Também participa de um projeto piloto para o desenvolvimento de tecnologia de célula de combustível de óxido sólido para navios de cruzeiro, juntamente com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique e com a Bloom Energy, empresa focada em soluções de energia limpa.
A MSC Cruzeiros está empenhada em alimentar pelo menos três navios futuros com GNL, representando um investimento total superior a 3 bilhões de euros.
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