Em quatro dias de viagem, MSC Euribia superou o desempenho previsto, gerando um consumo de combustível menor que o esperado
Por Redação Krooze
O primeiro cruzeiro com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (FEE) da história, foi um sucesso. A MSC Cruzeiros divulgou, essa semana, os resultados da viagem realizada pelo MSC Euribia e anunciou que o feito “marca uma mudança de paradigma para cruzeiros”. Durante os quatro dias de viagem, o navio superou o desempenho previsto, resultando em um consumo de combustível 43 toneladas inferior ao planejado.
O resultado prova, de acordo com a companhia marítima, que os cruzeiros com zero emissões líquidas são possíveis hoje. Isso muito antes da meta de 2050, planejada para a indústria. O MSC Euribia alcançou este marco ao utilizar bio-GNL por meio do sistema de balanço de massa. Os dados e as informações da viagem irão otimizar os navios existentes na frota. Dessa forma, deve reduzir ainda mais a intensidade das emissões de seus navios.
Navio virtual fez monitoramento do MSC Euribia
A viagem saiu de Saint Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca. Ocorreu entre 3 e 8 de junho deste ano – incluindo um dia em Amesterdã, na Holanda. Nesse período, o MSC Euribia contou com o monitoramento de um navio gêmeo digital. A tecnologia consiste em uma embarcação virtual que reproduz o fluxo e a utilização de energia ideais a bordo. Alcançou, dessa forma, uma economia global de 43 toneladas de combustível – desempenho 11% melhor que o navio virtual.
Para garantir a eficiência, foram utilizados perfis de velocidade, rotas e configuração de motor. Além disso, uma otimização rigorosa do consumo de energia relacionada às atividades a bordo. Dessa forma, o MSC Euribia não precisou usar mais de dois dos seus quatro motores disponíveis durante a viagem. Bem como, todo o calor necessário para as cozinhas, sistemas de aquecimento e água quente a bordo foi recuperado dos motores do navio. Isso significa que não houve necessidade de utilizar as caldeiras durante todo o cruzeiro.
Combustível renovável e zero emissões
Alcançar o desempenho de zero emissões líquidas foi possível graças ao uso de bio-GNL como combustível. Além disso, utilizou um sistema de balanço de massa, o método mais econômico e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do GNL renovável.
Michele Francioni, Vice-Presidente Sênior de Otimização da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, comentou: “Estamos extremamente orgulhosos desta conquista. Nossos engenheiros a bordo e nossa tripulação, liderada pelo Capitão Battinelli, fizeram um trabalho fantástico otimizando a operação do navio”. No entanto, ressaltou que é preciso aumentar a disponibilidade de combustíveis renováveis para que a indústria marítima repita este feito de forma consistente. “Com o apoio dos governos e das instituições internacionais para incentivar a aceleração dos avanços tecnológicos e a disponibilidade de combustíveis renováveis, a indústria pode alcançar zero emissões líquidas até 2050”, concluiu.
Recentemente, a companhia assinou uma Carta de Intenções com a Gasum, fornecedora de combustível. Isso proporcionará à MSC, portanto, o acesso ao gás sintético liquefeito, também conhecido como e-GNL. É um combustível renovável produzido a partir de hidrogênio, criado por hidrólise, com energia renovável e carbono capturado.