Praias incríveis com lagoas, jangadas e sombras de coqueirais aguardam os cruzeiristas durante os roteiros pelo nordeste
Por Fernanda Corrêa
Maceió é um destino que será visitado por vários cruzeiros durante a temporada brasileira 2024/2025. É uma oportunidade única para os cruzeiristas desembarcarem na capital alagoana, um cenário convidativo com 40 quilômetros de águas turquesas, piscinas naturais e coqueirais. Se o tempo de parada for maior, ainda é possível estender as visitas para praias mais distantes, para curtir um dos melhores destinos do nordeste brasileiro.
As quatro principais enseadas na orla da cidade – Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas – são emolduradas por extensos coqueirais e por lagoas naturais que se formam com a mudança da maré. Do calçadão, equipado com ciclovia, barracas pé na areia, jardins, academias ao ar livre, monumentos e parquinhos infantis, o viajante contempla as jangadas coloridas, entre pranchas de stand up paddle, canoas havaianas, kitesurf, caiaques e mergulhadores.
Além dos mares em tons de azul, Maceió é uma cidade conhecida pelas panelas cheias de sururu, iguaria que é considerada Patrimônio Imaterial de Alagoas. A culinária local oferece ainda restaurantes premiados nacionalmente que servem sabores do mar, da lagoa e do sertão. Museus e bairros antigos completam o cardápio de atrações para quem passar por lá. Confira as dicas. E boas férias!
Onde fica o Porto de Maceió
O Porto de Maceió está inserido no bairro de Jaraguá, principal local histórico da cidade. Foi inaugurado em 1940 para acomodar os primeiros embarques de açúcar, sendo que em 2019 foi construído o novo terminal de passageiros. A partir do porto, os viajantes se deslocam facilmente para as praias dos arredores e para o centro da cidade, sua localização é bastante privilegiada.
Logo no desembarque o viajante poderá passar pelo bairro histórico e percorrer suas ruas de paralelepípedo repletas de casarios coloniais com galerias, lojas e restaurantes.
Passeios e visitas
Há três edifícios históricos religiosos que são destaque no centro histórico que podem ser visitados durante a parada do cruzeiro. A Catedral Metropolitana foi inaugurada em 1849 e é o principal edifício histórico da cidade, localizada na Praça Dom Pedro II. A Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Pretos é a mais antiga, foi finalizada em 1835. E a Igreja Bom Jesus dos Martírios é outro patrimônio, repleta de azulejos portugueses.
O Museu do Comércio de Alagoas (MUCOM) guarda memórias alagoanas do período entre 1920 e 1930. Apresenta um rico acervo de móveis e utensílios de época, uma coleção de moedas explica a mudança do primeiro padrão monetário e até exibe o meio circulante das usinas de açúcar.
Ainda no centro histórico, para quem gosta de arte e arquitetura colonial, os museus da cidade também são recomendados. O Museu Palácio Floriano Peixoto, um casarão grande e restaurado; o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, com exposição da cultura alagoana; e o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, com objetos indígenas, obras de arte e documentos históricos, estão entre os mais visitados da cidade.
O Pavilhão do Artesanato, que fica na Praia de Pajuçara, é um local que os viajantes adoram para comprar o colorido artesanato local, comidas e ingredientes locais, além de roupas e lembrancinhas típicas. Para ver o por do sol, a dica é ir para outro extremo, no Pontal da Barra, local de pescadores e rendeiras com casinhas coloridas e ruas estreitas.
Praias na cidade
A Praia de Pajuçara fica na zona sul da cidade. É repleta de hotéis, quiosques e uma opção com infraestrutura para famílias, inclusive para compras nas feirinhas de artesanato. Sua beleza natural atrais muitos visitantes, pois durante a maré baixa formam-se grandes piscinas naturais que podem ser percorridas em passeios de jangada. Ao lado, fica a Praia de Ponta Verde, igualmente linda para quem busca águas azuis e sombra de coqueiros. É uma das faixas de areias mais cobiçadas da cidade, com barracas badaladas, aluguel de bicicleta e equipamentos para esportes náuticos. Na maré baixa, é possível caminhar por bancos de areia por mais de um quilômetro até a Pedra Virada e o Farol da Ponta Verde.
Ainda na orla da cidade, a Praia de Jatiúca tem mais ondas, enquanto a Praia da Sereia é local de pescadores, charmosa e aconchegante. A Praia Cruz das Almas, ainda dentro das enseadas da cidade, é escolhida pelos praticantes de surf e possui ondas bem fortes, não sendo recomendada para famílias com crianças pequenas.
Praias mais distantes do centro de Maceió
Nos arredores de Maceió há diversos locais que podem ser visitados em excursões. A dica é sempre verificar os horários de partida do seu cruzeiro e a duração das visitas, para não perder o embarque!
O Complexo Dunas de Marapé fica há uma hora de distância da cidade, oferece estrutura de redário, parquinho infantil, bar com música ao vivo, restaurante com pratos regionais e equipamentos para a prática de esportes aquáticos. A lindíssima Praia do Gunga fica distante 38 quilômetros, com lagoas, falésias e passeios de buggy pelas suas dunas.
A Praia de Barra de São Miguel fica a 30 quilômetros de Maceió, com lagoas e piscinas naturais e passeios para as praias ao redor. Verifique também a possibilidade de visitar a encosta de região de Maragogi, no litoral norte de Maceió, com 22 quilômetros de praias paradisíacas. São Miguel dos Milagres, ao norte, e a Praia do Francês, ao sul de Maceió, também são locais igualmente lindos que cativam os viajantes dessa região do nordeste.
Informe-se a bordo do seu cruzeiros quais excursões a companhia marítima recomenda. Com certeza, ótimas opções em Maceió e arredores aguardam sua visita!
Comentários
Comments are closed.