Conheça os atrativos da terra do fim do mundo, no extremo sul da Patagônia argentina, que encanta viajantes com suas paisagens geladas
Por Luísa Medeiros
É no extremo sul das Américas, na península da Terra del Fuego da Patagônia, que encontra-se um pequeno povoado que encanta viajantes do mundo inteiro. Ushuaia, na Argentina, conhecida como a terra do fim do mundo, é um destino incrível para os amantes da natureza e belíssimas paisagens.
Seus chalés coloridos, característicos da região, dão um tom bucólico à pequena cidade, rodeada de montanhas nevadas. Seja como ponto de partida para algum cruzeiro ou em uma parada de poucas horas, o pueblito é repleto de atrações. Deixe-se levar pela cultura fueguiña, o ritmo calmo de seus habitantes e deslumbre-se com uma paisagem única. Veja como aproveitar ao máximo sua passagem por Ushuaia.
Onde fica Ushuaia e como chegar
Ushuaia está fincada entre a Cordilheira dos Andes e o Canal de Beagle no extremo sul da Argentina, na região da Patagônia – mais precisamente na microrregião chamada Terra del Fuego. É a última cidade da porção continental, por isso conhecida como “o fim do mundo” e uma fronteira natural entre Argentina e Chile. É ponto de partida para quem quer explorar as terras – e mares – gelados da Antártica e também passagem para expedições que cruzam a porção sul do planeta.
Se seu cruzeiro vai iniciar e/ou terminar em Ushuaia, a melhor forma de chegar à cidade é de avião. Há um aeroporto com diversas opções diárias até Buenos Aires (Argentina) e algumas cidades chilenas, para atender os turistas que transitam pela Patagônia entre os dois países. Também é possível fazer o deslocamento desde a capital argentina de ônibus ou carro, mas tenha em mente que as distâncias são longas e incluem balsa.
Curiosidade: a palavra Ushuaia é derivada do idioma indígena Yagan. Seu significado é ushu = fundo e aia = baía, ou seja, baía profunda.
Ushuaia na rota dos cruzeiros
Ushuaia é um dos portos principais para cruzeiros que visitam a região da Patagônia, por sua localização estratégica e por reunir uma diversidade de pontos turísticos com boa infraestrutura para os visitantes. Também, por sua proximidade com a Antártica, Ushuaia é utilizada como ponto de partida para expedições ao continente gelado.
Esses cruzeiros podem ser de aventura, com exploração fora do navio, em atividades que podem incluir passeios com pequenas embarcações, helicóptero, pequenos submarinos ou até caminhadas em glaciares, para os mais aventureiros. Algumas companhias que realizam viagens nesse estilo, na região, são Swan Hellenic, Quark Expeditions, National Geographic e Aurora.
Os cruzeiros na região podem ser, também, os cenográficos, nos quais o viajante apenas observa seu entorno desde o navio, que pode incluir paradas em lugares emblemáticos como as Ilhas Maldivas para uma exploração mais leve. Cruzeiros de volta ao mundo, por exemplo, podem incluir uma passagem pela região; bem como cruzeiros que visitam a América do Sul. Entre as companhias que realizam esse tipo de cruzeiro estão Princess Cruise Line, Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seas Cruises.
O que visitar em Ushuaia
A pequena cidade de 60 mil habitantes oferece diversas atrações para seus visitantes, seja no seu entorno ou no próprio centro. Museus, estações de esqui, parques com vistas espetaculares para a Cordilheira dos Andes, passeios de barco e turismo de aventura, como trekkings e visitas a glaciares.
Realizar um tour pela cidade pode ser ideal se você tem pouco tempo em terra. Um passeio a pé permite conhecer os principais pontos de interesse, museus e experimentar a gastronomia e cultura fueguinas. Também existem opções de tours em ônibus, para visitar lugares de vistas panorâmicas; no Trem da Cidade (que é um ônibus adaptado em formato de trem, remetendo à tradição da região); ou em um ônibus Double Deck, disponível nos meses mais quentes (de novembro a maio).
Se o seu cruzeiro começar ou terminar em Ushuaia, considere esticar sua estadia na cidade. Em dois dias já é possível conhecer quase todos os atrativos que o lugar oferece.
Alguns pontos turísticos para conhecer em Ushuaia:
Parque Nacional Tierra del Fuego: mar, montanhas, vale, florestas, lagos e história fazem parte dos atrativos desse parque, localizado a poucos quilômetros da cidade. São quase 70 mil hectares de natureza, com trilhas para se percorrer a pé ou de carro.
Trem do Fim do Mundo: para mergulhar na história da região, é possível fazer um passeio pelo Trem do Fim do Mundo, que além de viajar por uma rota pitoresca, conta a história dos prisioneiros que cumpriam suas sentenças em Ushuaia. Antigamente, o trem saía da prisão e chegava a Monte Susana, onde os detentos conseguiam materiais para construir.
Hoje, o passeio começa na Estação Fim do Mundo, a 8 quilômetros da cidade, e leva cerca de uma hora para chegar à última estação localizada perto da entrada do Parque Nacional. A Estação do Fim do Mundo é um lugar emblemático. Lá é possível ver as oficinas de manutenção, ver fotos antigas, comprar souvenirs na loja ou tomar uma bebida no refeitório enquanto espera que o trem saia.
Canal de Beagle: se seu cruzeiro não vai fazer a travessia do canal, esse é um passeio imperdível para aproveitar durante suas horas em Ushuaia. Navegar pelo canal é uma experiência única pois ele concentra uma grande biodiversidade, história e paisagens de tirar o fôlego. Dependendo da época do ano, é possível fazer passeios com caiaques, iates ou catamarãs, visitar ilhas povoadas por pinguins e visitar o emblemático Faro Les Eclaireurs.
Tour em ônibus: há opções para quem quer ver o principal da cidade em poucas horas, a bordo de transporte coletivo. O Ushuaia City Tour oferece ônibus de dois andares que proporcionam uma vista panorâmica da cidade – há dois modelos, para inverno (mais abrigado) e verão (aberto). A outra opção é o City Train, um ônibus transformado para parecer um trem antigo, que narra em áudio os principais pontos e história da cidade, enquanto passeia pelas ruas.
Glaciar Martial: se você vai fazer um cruzeiro cenográfico, visitar o Glaciar Martial é a oportunidade perfeita para vivenciar a experiência mais próxima das geleiras. Está distante apenas 7 quilômetros do centro da cidade e a caminhada é de leve a moderada – são 900 metros de vistas deslumbrantes de Ushuaia. No inverno, se transforma em um excelente lugar para praticar esqui ou snowboard – e no verão, uma experiência de caminhada.
Galeria Temática Pequeña Historia Fueguiña: cenas da história da Tierra del Fuego recriada com grandes figuras. A história dos povos nativos da região – Yámanas, Selknam e Haush -; o início de Ushuaia com a criação da presidência e a sua importância para a população; e as aventuras marítimas dos séculos 19 e 20 representadas em personagens como Fitz Roy, o capitão HSM Beagle, e Ernest Shackleton, símbolo das primeiras expedições antárticas.
Museu do Fim do Mundo e Casa do Governo Antigo: um espaço vivo da história de Ushuaia pois, além de preservar elementos da história e da cultura da Terra do Fogo, os edifícios que o compõem são antigas testemunhas e peças fundamentais para o desenvolvimento da cidade. No museu é possível encontrar a história dos primeiros nativos, exposições sobre fauna e naufrágios que ocorreram na região. O ingresso dá direito à entrada e visita guiada no edifício da Casa do Governo Antigo.
Museu Marítimo, Antiga Prisão de Ushuaia e Museo Naval: nos pavilhões da antiga prisão de Ushuaia você encontra o Museu Marítimo, o Museu Antártico e o Museu de Arte Marinha. Este lugar guarda a história de famosos naufrágios e canoístas nativos, expedições à Antártica e lendas sobre os prisioneiros da prisão de Ushuaia.
Espaço Pensar Malvinas: a história e a proximidade ligam Ushuaia com as Ilhas Malvinas de uma maneira muito forte. A cidade oferece diferentes excursões para aprender um pouco mais sobre a reivindicação de soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas. No espaço Pensar Malvinas encontram-se objetos, cartas e recortes de jornal sobre o primeiro avistamento da ilha, o Tratado de Tordesilhas, as invasões britânicas e os heróis que lutaram em 1982.
A estação de esqui mais longa da América do Sul: no inverno (entre junho e outubro), Ushuaia oferece uma experiência cheia de adrenalina pela Cordilheira dos Andes. Quando os morros se cobrem de neve, é possível praticar esqui alpino e snowboard. São dois lugares possíveis para a prática:
A base do Glaciar Marcial, distante 7 quilômetros da cidade, oferece uma única inclinação com um declive baixo, ideal para aqueles que estão apenas começando e desejam aprender. Lá é possível alugar equipamentos e contratar aulas, além de uma oferta gastronômica.
Há, também, a estação do Cerro Castor, localizado a 27 quilômetros da cidade, a mais longa da América do Sul. Oferece um grande número de taludes e infra-estrutura para todos os níveis. Possui aluguel de equipamentos, aulas para todas as idades, berçário e uma oferta gastronômica diversificada.
Paseo de Artesanos Enriqueta Gastelumendi: o espaço está muito próximo da praça cívica e do porto. A galeria coberta abriga 48 barracas com oficinas, em um espaço para a produção, exposição e venda de artesanato.
Shopping Paseo del Fuego: a poucos minutos do centro da cidade está um shopping moderno com ampla variedade de lojas, alimentação, cinema e uma vista privilegiada para o Canal de Beagle. É possível, também, encontrar artesãos e fazer experiências imersivas para aprender a tecelagem artesanal característica da região. Existe traslado gratuito desde o centro da cidade.
Comentários
Comments are closed.