Conheça os principais destinos, atrações em cada ilha e dicas de companhias marítimas para embarcar nessa viagem
Por Fernanda Corrêa
Se você está procurando por uma viagem marítima de tirar o fôlego, certamente os cruzeiros pelas ilhas gregas são excelentes opções. Imagine-se navegando pelas águas de cor turquesa do Mar Egeu, com o sol brilhando, enquanto avista uma infinidade de ilhas pitorescas com vilarejos distantes. Uma oportunidade para mergulhar em praias deslumbrantes, saborear a culinária grega e ainda explorar sua rica história e cultura.
De ruínas milenares, praias badaladas até as vilas de pescadores, cada ilha tem uma característica única, por este motivo, um cruzeiro pelas ilhas gregas é uma combinação especial de destinos, paisagens e atrações. Sabendo como é desafiador para o viajante escolher entre mais de 6 mil ilhas e ilhotas, selecionamos alguns dos destinos mais visitados pelas companhias marítimas, destacando também suas principais atrações turísticas, além de dicas sobre as companhias de cruzeiros que navegam pela região.
Confira os detalhes que fazem das ilhas gregas um dos destinos mais especiais para os cruzeiristas em busca de férias inesquecíveis.
Principais destinos e curiosidades
Apesar de ser formada por milhares de ilhas e ilhotas, a Grécia possui uma área continental ao sul da Europa que faz fronteira com a Albânia, Macedônia, Bulgária e Turquia. Seu vasto litoral é banhado pelo Mar Mediterrâneo (ao sul), pelo Mar Egeu (leste) e Mar Jônico (oeste).
Embora seja possível encontrar cruzeiros com roteiros diversos, os destinos mais populares incluem as ilhas de Creta, Mykonos, Santorini e Rodes. Por sua proximidade com a Turquia, alguns incluem Kusadasi como destino e como porto de embarque.
Curiosidades sobre a Grécia
- O nome Grécia deriva do antigo termo grego Hellas, como o país era chamado na antiguidade. O nome atual foi adotado pelos romanos e se espalhou para outras línguas.
- Considerada como o berço da civilização ocidental, tem uma história que remonta a mais de 4 mil anos, com contribuições significativas para a filosofia, política, arte, ciência e literatura, que influenciaram grandemente a cultura ocidental. Foi o lar de muitos filósofos famosos como Sócrates, Platão e Aristóteles, estudados e debatidos até hoje.
- Os Jogos Olímpicos modernos têm suas raízes na Grécia antiga, foram realizados pela primeira vez em Olímpia, em 776 a.C. Eram realizados a cada quatro anos em homenagem ao deus grego Zeus.
- A culinária grega é apreciada em todo o mundo pelo uso de ingredientes frescos como legumes, frutas, peixes, mariscos e temperos de qualidade como o tradicional azeite de oliva, limão e iogurte, combinados com ervas aromáticas como o orégano e a hortelã. Entre os pratos mais conhecidos estão a Moussaka (lasanha feita com berinjela ou batata e carne moída), o Souvlaki (espetinhos de carne grelhada marinada em suco de limão, azeite de oliva e especiarias, servidos com pão pita); e a famosa salada grega, também conhecida como “salada camponesa”, feita com tomate, pepino, pimentão, cebola, azeitonas, queijo feta, azeite de oliva e temperos.
- Os souvenires que os viajantes mais gostam de comprar nas Grécia são suas coloridas peças de cerâmica pintadas à mão, produtos locais como o azeite de oliva e o mel grego, além do famoso Olho Grego, peça de vidro que segundo a lenda local espanta mau-olhados.
O que visitar em Creta, a maior ilha grega
Creta é a maior ilha da Grécia. Por sua localização estratégica no Mediterrâneo, tornou-se uma encruzilhada para povos e civilizações como os minoicos, micênicos, turcos otomanos, árabes e venezianos, que moldaram a identidade cultural e histórica da ilha.
Um dos principais destinos turísticos fica pertinho da cidade de Heraklion – a maior da ilha. Trata-se do Palácio de Knossos, um complexo arqueológico construído há certa de 4 mil anos com afrescos bem preservados e arquitetura impressionante, considerado como centro da antiga civilização minoica. Outro importante local é o Museu Arqueológico de Heraklion, que abriga uma vasta coleção de artefatos.
Entre os charmosos recantos da ilha, destaque para a cidade portuária de Chania, com arquitetura veneziana e otomana. Destaque para a zona histórica conhecida como “cidade velha”, um labirinto de vielas estreitas e sinuosas com edifícios coloridos, lojas e restaurantes. Outras atrações populares na cidade são o Porto Veneziano, a Fortaleza de Firka e o Farol de Chania.
As exóticas praias de Creta são famosas e, entre as mais conhecidas estão Elafonisi, com areia rosa formada de pequenos fragmentos de conchas; bem como Balos, com areia branca e água turquesa, onde fica localizada também a Lagoa de Balos, formação natural de água salgada separada do mar por uma faixa de areia.
A formação geográfica da ilha é repleta de altas montanhas com picos escarpados e cavernas, além de vales e florestas de cedro. Então, um cenário perfeito para os visitantes descobrirem as belezas naturais de Creta em caminhadas ao ar livre. Entre as atrações estão o Parque Natural Psiloritis e o Parque Natural Siteia (ou Sitia), ambos Geoparques Globais da UNESCO; bem como as cavernas celebradas na mitologia grega antiga, como Idaion Antron, Diktaion Antron, Melidoni e Sfendoni; o Desfiladeiro de Samaria; e a floresta de palmeiras Vai.
Principais atrações da ilha de Mykonos
Mykonos é uma das ilhas mais famosas da Grécia. Sua fama espalhou-se por todo mundo como um destino de férias cosmopolita e luxuoso, pontuado por praias deslumbrantes e vilas pitorescas. A cidade de Mykonos, também conhecida como Chora, é o coração da ilha e uma atração imperdível. É uma cidade de labirintos de ruas estreitas e becos brancos com casas caiadas de branco, lojas elegantes, restaurantes, bares e cafés à beira-mar.
Os moinhos de vento de Mykonos são uma das imagens mais emblemáticas da ilha. Estão no topo de uma colina e oferecem vistas panorâmicas da cidade e do mar. A Pequena Veneza é um lugar encantador para passear, relaxar e apreciar o pôr do sol, com uma animada vida noturna; enquanto a igreja ortodoxa grega de Paraportiani é uma das mais fotografadas da ilha, famosa por sua arquitetura típica.
Mykonos também possui praias praias famosas. Entre as mais populares estão Psarou, Paradise, Super Paradise, Ornos e Agios Ioannis, com águas cristalinas, areia dourada e serviço de praia animado, com muitos bares e restaurantes à beira-mar.
Embora tecnicamente não seja parte de Mykonos, a Ilha de Delos é uma atração popular para visitar em uma viagem a Mykonos. Ela possui um dos mais importantes sítios arqueológicos da Grécia, com ruínas de uma antiga cidade grega. É um local sagrado, o mitológico local de nascimento de Apolo e Artemis.
As belezas da ilha de Santorini
Santorini, conhecida desde os tempos antigos como Thira, é uma das ilhas mais famosas do mundo. Abriga um dos poucos vulcões ativos em terras gregas e europeias. Por sua intensa atividade, formou um grupo de ilhas menores: Thira, Thirassia, Aspronissi, Palea e Nea Kameni.
A ilha se destaca por sua produção de vinho, com várias vinícolas oferecendo passeios e degustações para os visitantes aprenderem sobre sua tradição vinícola e provarem a famosa uva branca vinífera Assyrtiko, nativa de Santorini. A culinária grega também ocupa um lugar de importância, com restaurantes locais promovendo a diversidade e qualidade das matérias-primas frescas, como ervas e verduras; bem como o azeite grego de renome mundial.
As principais vilas da ilha são Fira, a capital, construída no topo de uma falésia com vistas panorâmicas do vulcão e do mar. É, então, famosa por sua movimentada vida noturna e lojas elegantes. Outro destino é Oia, com suas casas brancas em forma de cubo, com cúpulas azuis e ruas estreitas onde o viajante encontra cafés, restaurantes e lojas.
Entre as praias de areia vulcânica escura e águas cristalinas, as mais populares são Perissa, Kamari, Red Beach e White Beach, bem como Vlychada. Muitas praias também oferecem esportes aquáticos e passeios de barco pelas falésias da ilha; mergulhos em fontes termais vulcânicas; bem como visitas a ilhas próximas como Thirassia e Nea Kameni.
Entre os sítios arqueológicos de destaque em Santorini está Akrotiri. Trata-se das ruínas de uma antiga cidade minoica que foi enterrada pelas cinzas da erupção vulcânica há milhares de anos, considerada como a “Pompéia grega”. As escavações revelaram uma cidade bem preservada, com ruas pavimentadas, casas, objetos de arte, bem como sistemas de drenagem avançados.
O que visitar na ilha de Rodes
A ilha de Rodes está localizada no Mar Egeu, conhecida por sua arquitetura medieval com ruas de paralelepípedos e praças pitorescas. A Cidade Medieval de Rodes é uma das mais bem preservadas do mundo e patrimônio mundial da UNESCO, cercada por muralhas, portões antigos e torres de defesa. Abriga o Palácio dos Cavaleiros, atual Museu Arqueológico de Rodes, a Igreja de São João e muitos outros edifícios históricos.
Entre os destaques estão a Acrópole de Lindos, ruínas de um templo grego antigo dedicado a Atena Lindia; o Castelo de Monolithos, fortaleza medieval em uma colina rochosa no lado ocidental de Rodes; bem como o Museu Bizantino e Museu de Arte Moderna de Rodes.
Há uma grande variedade de praias em toda a ilha, desde aquelas com infraestrutura turística até as mais isoladas e tranquilas. Alguns dos destaques incluem a Praia de Tsambika, Praia de Faliraki, Praia de Lindos e Praia de Prassonisi. Esta última é conhecida por ser um paraíso para os amantes de windsurfe e kitesurfe.
Organizando seu cruzeiro pelas ilhas gregas
É importante saber que a Grécia é um dos roteiros mais requisitados no Mediterrâneo e, por isso, faz parte da programação anual da maioria das companhias marítimas globais. Então, prepare-se para uma grande oferta de cruzeiros, seja em navios para 200 ou para 3 mil hóspedes, desde os mais simples até os mais luxuosos.
Cruzeiros em companhias gregas
As companhias marítimas gregas são uma alternativa, pois reúnem uma série de facilidades para os viajantes. Seus navios de pequeno porte acessam diretamente os cais das ilhas, otimizando assim o processo de desembarque e o tempo em terra. Bem como, oferecem uma boa variedade de excursões com guias locais, refeições a bordo e hospedagem no navio. Dessa forma, é um formato de viagem ideal para quem quer agilizar seu tempo de visita; levando em consideração que os navios não oferecem tantas opções de entretenimento e sofisticação quanto os navios das companhias globais. Para embarcar é necessário, então, considerar deslocamento até os portos de embarque na Europa.
Uma experiência de cruzeiro genuinamente grega pode ser vivenciada com a Celestyal Cruises. Segundo a empresa, são “cruzeiros à moda grega”, onde hospitalidade acalorada, conhecimento profundo dos destinos e espírito de aventura são os diferenciais. Sua frota com três navios tem uma programação ampla de minicruzeiros com duração entre três e cinco noites, até os mais longos, com sete até 19 noites. Os embarques podem ser realizados em portos de cidades continentais (Atenas e Tessalonica), nas próprias ilhas (Creta e Cyprus), bem como na Turquia (Istambul e Kusadasi). Os roteiros incluem as ilhas mais famosas (Creta, Mykonos, Santorini e Rodes), visitando outras como Corfu, Kos, Samos, Syros, Patmos e Chios, além das cidades portuárias de Kavala e Volos,
Dica Krooze: moradores e até muitos turistas acabam recorrendo aos ferrys, ou balsas, como meio de transporte entre as ilhas. No entanto, elas costumam estar muito cheias de passageiros, além de não possuírem facilidades para transporte de bagagem. Para os viajantes que querem conforto e otimizar seu tempo no destino, nossa dica é fazer sua viagem em um navio de cruzeiro, a melhor forma de conhecer as ilhas gregas.
Navegando em companhias globais
Os cruzeiros das companhias marítimas globais são igualmente interessantes, com navios mais modernos e com serviços diferenciados. Normalmente, ficam parados próximos a costa e transportam os hóspedes até as ilhas em barcos menores. Os embarques, então, podem ser realizados em portos europeus como Savona e Veneza (Itália), Barcelona e Málaga (Espanha), Marseille (França), entre outros. Nesse sentido, os cruzeiros normalmente têm duração a partir de sete noites.
Para conhecer os roteiros disponíveis, separamos dez companhias marítimas com diferentes estilos e ofertas, basta acompanhar nos links indicados aqui:
Dica Krooze: para começar sua pesquisa de viagem, visite os sites das principais companhias marítimas globais com cruzeiros pelas ilhas gregas. Assim poderá visualizar itinerários, datas, duração das viagens e tarifas. No entanto, antes de finalizar a compra, consulte seu agente de viagem. Esse é o profissional ideal para auxiliá-lo desde o planejamento e reserva do cruzeiro, até passagens aéreas e hospedagem nos portos de embarque.
- Costa Cruzeiros
- MSC Cruzeiros
- Norwegian Cruise Line
- Oceania Cruises
- Ponant
- Princess Cruises
- Regent Seven Seas
- Royal Caribbean
- Seabourn
- Silversea
Boa viagem!