Depoimento da viajante Telma Brito sobre sua experiência de cruzar
o Oceano Atlântico de navio, do Brasil até a Europa
Por Fernanda Corrêa
Você já conheceu alguém que fez um cruzeiro de travessia? Tem curiosidade para saber como é? Então vale a pena acompanhar as histórias que a experiente cruzeirista Telma Brito contou para a Krooze. Pesquisadora do setor de cruzeiros e profissional com 43 anos no mercado de turismo, já realizou 41 cruzeiros, entre eles, uma travessia dos Estados Unidos para o Brasil. Recentemente, embarcou numa travessia Brasil-Europa no Costa Firenze, com embarque em Santos e desembarque em Savona, na Itália.
Foram 20 dias de viagem com início em 16 de abril de 2023. Antes de cruzar o oceano, o navio fez paradas no Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Em seguida visitou Santa Cruz de Tenerife, Málaga e Barcelona, na Espanha; Marselha, na França; e finalmente, desembarque em Savona, na Itália, no dia 05 de maio de 2023.
Sobre a modalidade de viagem, também conhecida como cruzeiro transatlântico, há uma série de curiosidades. Primeiro, torna-se especial por sua maior duração. Segundo, o tempo sem avistar terra é maior. E por fim, a estadia a bordo é diferente. Quer saber mais? Acompanhe aqui.
“A sensação é que só existe você, o mar e o céu”
Depois que o navio saiu de Fortaleza, última escala no Brasil, foram seis dias inteiros de navegação em alto mar, até chegar na primeira parada em terra, as ilhas espanholas de Santa Cruz de Tenerife. Sobre a sensação de fazer uma travessia, a viajante relata que existe um contato próximo com a natureza: “A sensação é que só existe você, o mar e o céu. O céu é muito limpo e, embora haja centenas de navios, entre cargueiros e de passageiros, no Oceano Atlântico (Sul e Norte), quase não se vê navios na rota. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a visão do mar. Dá pra avistar peixes voadores e, em dois dias da viagem, vimos golfinhos.”
Quando há terra à vista
Outra experiência incrível, segundo a viajante, é a paisagem avistada quando o navio se aproxima de terra: “Passamos ao lado de Cabo Verde, na África, e vimos todas as ilhas. O capitão vai anunciando tudo. Quando o navio entra no Mar Mediterrâneo, é possível avistar Marrocos de um lado, e a Espanha do outro; a experiência de estar entre dois continentes é muito legal!”. Telma relata, no entanto, que chegando na Europa é uma surpresa observar o grande trânsito de navios, principalmente de carga.
Será que meu avô passou por aqui?
No caso da Telma, um dos motivos para fazer o cruzeiro de travessia na companhia de seu marido foi vivenciar a experiência de cruzar o mar, na rota por onde passaram seus antepassados portugueses e italianos. Ainda aproveitou o desembarque no norte da Itália para conhecer as raízes de sua família e visitar a cidade de onde imigraram. Durante a travessia, outras reflexões foram inevitáveis: “Será que Cristóvão Colombo e Pedro Alvares Cabral navegaram por aqui?!”. Segundo ela, o que torna a viagem mais significativa é buscar um objetivo para a travessia, seja relaxar, fazer compras ou resgatar suas raízes. E, acima de tudo, curtir esse momento único.
O navio balança muito?
A travessia teve condições climáticas e de mar muito boas. “Não senti balanço em nenhum dia! Pegamos chuva em dois dias, mas nada que atrapalhasse a navegação”, afirmou Telma.
A tripulação é internacional
Uma característica dos cruzeiros marítimos, em geral, é que se trata de uma viagem internacional. Embora os viajantes brasileiros estejam acostumados com um maior número de tripulantes brasileiros durante os cruzeiros no nosso litoral, em uma travessia eles poderão ser minoria. Em alguns navios há cerca de 70 nacionalidades trabalhando a bordo. Quando o navio chega na Europa, mais europeus embarcam, tanto tripulantes quanto hóspedes. Ou seja, o idioma oficial a bordo é o inglês, “apesar dos tripulantes em geral serem muito amáveis e esforçados em aprender nosso idioma”, observou a viajante.
Ambiente mais calmo, com mistura cultural
A diversidade de nacionalidades vale também para os hóspedes. “Nesta travessia, havia alemães, ingleses, franceses e muitos grupos do nordeste e do sul do Brasil. Pelo perfil mais reservado dos hóspedes, torna-se uma viagem mais calma, apesar de haver festas e shows todos as noites”, diz Telma. Havia cerca de 3.500 hóspedes a bordo, considerada uma lotação muito boa para travessia. Algumas pessoas nunca tinham viajado de navio, outras tinham negócios na Europa, bem como europeus voltando para casa, após férias no Brasil. Além disso, como há muitos viajantes internacionais a bordo, por isso, nem sempre é possível conviver com brasileiros no jantar.
Na travessia, essa mistura de nacionalidades de tripulação e hóspedes se intensifica mais. Outra curiosidade que compartilhou: “Até chegar na Europa, o fuso horário também muda, então a cada dia vamos nos adaptando a este novo horário. Avançamos uma hora por dia, até o navio chegar na Itália, que tem fuso de mais 5 horas.”
Faixa etária mais alta
Em um cruzeiro de travessia a faixa etária é mais alta, acima de 50 anos, com poucas crianças. Telma observou que havia uma família de franceses com crianças que, por sinal, faziam a lição de casa todos os dias. Dentre os hóspedes, havia muitos casais, mas poucos jovens, talvez em função da disponibilidade de tempo para ficar a bordo.
Segredo da travessia: planejar com antecedência
No caso da Telma Brito, a travessia foi planejada com um ano de antecedência. Segundo ela, o cruzeiro é parte de uma viagem maior, para também conhecer destinos na chegada. Por isso, é recomendado tempo suficiente para escolher o roteiro, a passagem aérea de retorno, hotéis nos destinos e traslados entre cidades. Tudo deve ser pensado antes. No roteiro que fez na Europa, visitou suas raízes na cidade italiana de Rovigo, a partir de Bolonha. E ainda visitou uma sobrinha em Portugal, de onde regressou para o Brasil de avião.
“Tive tempo até para escolher a cabine que eu queria. Por ter experiência em agências de turismo, consegui identificar na planta do navio uma cabine com um terraço enorme no deck 5, pelo mesmo preço de uma cabine com varanda menor, no deck 10”, conta. Além de uma vista incrível para o mar, também tinha acesso por uma área externa exclusiva. A localização, no mesmo piso que bares e restaurantes, ajudou a evitar escadarias e elevadores.
Escolha bem seu pacote de bebidas
Dica boa para escolher seu pacote de bebidas. O casal fez um cálculo de consumo de bebidas por dia. No final, escolheram dois pacotes de sua preferência – um pacote com 20 chopes e outro de vinho, que também incluía água. Também compraram garrafas de vinho em promoção no navio, para consumo a bordo. Desta forma, durante os 20 dias do cruzeiro ficaram bem atendidos. Alguns dias estavam fora do navio e bebiam em terra; outros dias simplesmente não consumiam bebidas alcóolicas. No final, a quantidade foi ótima para se divertir e curtir a viagem sem ressaca. Desta forma, conseguiram também otimizar o custo, já que o pacote completo para dois viajantes pode ter um valor considerável.
Como foram as excursões
Quando comprou o cruzeiro, Telma realizou uma pré-reserva das excursões mais atraentes, nos destinos que não conhecia. Para consultar as opções, durante toda a viagem usou o aplicativo da Costa a bordo, que funciona sem internet. Aliás, optou por não comprar pacote de Internet para tirar férias de tecnologia. Também tinha acesso aos menus atualizados dos restaurantes.
Sobre as excursões, fizeram uma visita por conta própria em Tenerife (a maior das ilhas Canárias espanholas), pois o destino é bem convidativo para caminhadas. Em Málaga (Espanha), fizeram uma excursão contratada, mas tiveram um incidente que impactou nas visitas do grupo. Duas passageiras brasileiras atrasaram 20 minutos para voltar para o ônibus, prejudicando os demais passeios do dia. Então, fica a dica sobre pontualidade neste tipo de excursão.
Já em Marselha, na França, contrataram um tour pela cidade, visitando também a cidade de Aix-en-Provence, a cerca de 30 quilômetros do porto. “Foi muito interessante, deu tempo de conhecer tudo. Como as cidades são pequenas e históricas, e possuem uma boa estrutura de turismo, facilita o passeio”, contou.
Como são os portos europeus
Mais um impacto da viagem, mesmo para os mais experientes. Segundo a viajante, dá pra entender melhor a indústria de cruzeiros quando o navio chega a um porto europeu. “Toda a estrutura portuária e a dinâmica do porto é diferente, pois vivem em função dos cruzeiros. Todo o comércio se prepara para receber os viajantes e a tripulação. Também foi incrível observar a movimentação de navios nos portos de Barcelona e de Marselha, onde vimos seis ou sete navios ancorados de companhias diferentes como a Royal Caribbean, MSC, Celebrity e NCL, além dos iates da Seabourn e outros particulares. Em Barcelona tinha transporte exclusivo, do navio até a cidade, por apenas três euros, facilitando muito a visitação”, narrou.
Código de vestimenta
Na Costa Cruzeiros, o código de vestimenta é mais informal, entretanto, algumas companhias exigem roupas sociais e até black-tie para o jantar. Por isso, é importante se informar, antes de fazer as malas.
Dica essencial: assessoria de um agente de viagem
Uma dica importante de quem já assessorou inúmeros viajantes em agências de turismo: ter ao seu lado um agente de viagem é fundamental. Não apenas porque os imprevistos acontecem, mas é essencial ter um apoio para organizar a logística de voos, deslocamentos e de hotel. Além da tranquilidade, você não perde tempo pensando na sua agenda de atividades ou reservas. E se precisar recorrer a alguma ajuda fora do Brasil, é mais fácil.
Próximos cruzeiros de travessia
Ficou empolgado para embarcar numa travessia? Em novembro, os navios partem da Europa para o Brasil, é uma excelente oportunidade!
Conheça aqui nossa matéria sobre os pacotes que a Costa Cruzeiros lançou, incluindo a passagem aérea. Os embarques acontecem em Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal) e La Seyne Sur Mer (França), com desembarques em Santos e Salvador, entre novembro e dezembro de 2023. Também visite o site da companhia para se informar sobre datas, valores e cabines.
A MSC Cruzeiros também divulgou as datas e portos de embarque para as travessias de cinco navios. As viagens partem de Hamburgo (Alemanha), Gênova (Itália), Barcelona (Espanha) e também de Veneza (Itália). Para mais informações, acesse também o site da companhia.
Lembre-se de consultar seu agente de viagem para assessorá-lo no planejamento. E boa travessia!
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