Com mais de 200 pavilhões, exposição universal nos Emirados Árabes traz inovações tecnológicas e extensa agenda cultural
Por Fernanda Corrêa
As exposições universais promovem intercâmbio intelectual, comercial e cultural entre os governos, empresas e as organizações participantes. Mas, para os viajantes, o bacana é ver de perto o que há de mais novo em termos de tecnologia, somado à extensa programação cultural e de entretenimento. Na Expo 2020 Dubai, que acontece até 31 de março de 2022 nos Emirados Árabes, não é diferente.
Circular pela nova urbanização é uma viagem à parte. Nos pavilhões, cada país traz suas inovações em contraste com o que há de mais característico em sua cultura, com produções arquitetônicas espetaculares e exposições originais.
Se você está planejando sua visita, saiba que a MSC e a Costa Cruzeiros incluíram na sua parada em Dubai excursões para a Expo 2020. Veja abaixo 10 destaques imperdíveis para você conferir no evento!
Domo Al Wasl
Posicionada na área central da Expo 2020 está o impactante Domo Al Wasl, uma construção de 360 graus que é a maior superfície de projeção do mundo. Com a largura de dois aviões Airbus 380S, é o local onde acontecem os principais shows. Quando anoitece, a grande cúpula torna-se uma superfície para experiências de projeções, luzes e som.
Pavilhão dos Emirados Árabes
O pavilhão dos Emirados Árabes, projetado pelo premiado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é um dos mais impressionantes. Contém uma cobertura de 28 asas que abrem e fecham ao longo do dia, numa alusão ao ‘falconry’, esporte nacional de treinamento de falcões. Além de ser uma arquitetura em movimento, as asas são revestidas por células fotovoltaicas para captação de energia solar.
Performance de robôs no Pavilhão da Alemanha
Uma banda inusitada formada por robôs toca obras famosas de Beethoven, no Pavilhão da Alemanha.
“Garden in The Sky”
Uma torre de 55m com um terraço giratório que oferece uma visão 360º do parque da Expo.
Performance “Water Feature”
“Water Feature”
Coreografia sincronizada de água, fogo e música. A trilha sonora é tocada pela Orquestra Sinfônica de Londres e a música é composta pelo premiado compositor Ramin Djawadi, autor do tema de abertura da série Game of Thrones, da HBO.
Terra, o Pavilhão da Sustentabilidade
É um dos maiores espaços da exposição e surpreende os visitantes por ser uma construção auto-sustentável em pleno deserto, isso significa que é autossuficiente em energia e água. A sua cúpula é revestida por centenas de painéis solares e, na área ao seu redor, altas estruturas que lembram grandes árvores rotacionam para seguir o percurso do sol e captar energia.
Alif, o Pavilhão da Mobilidade
Espaço que apresenta inúmeras inovações como exibição de veículos autônomos, exploração espacial e soluções inéditas de urbanismo.
Pavilhão da Holanda
Visite uma inusitada fazenda vertical em formato de cone onde são produzidos cogumelos. A instalação foi construída com materiais locais para diminuir a pegada de carbono.
Pavilhão da Coreia
A fachada é composta por grandes cubos giratórios que transmitem diferentes projeções ao longo do dia.
Programação cultural
A Expo de Dubai traz uma agenda diária com mais de 60 shows diferentes com músicos internacionais e regionais, espetáculos de dança, acrobacia, street art, entre outras surpresas como paradas e shows de projeção. No site oficial do evento você poderá acompanhar a programação diária de atividades, incluindo os dias internacionais de celebração.
Comentário
Comments are closed.