Com foco na sofisticação e no serviço especializado, experts se reuniram para escolher os destaques em cruzeiros premium do prêmio Krooze Awards 2024
Por Luísa Medeiros
Sofisticação, serviço especializado e exclusivo, estrutura dos navios e atenção aos roteiros. Esses foram os assuntos que dominaram a pauta durante a reunião de jurados da categoria Melhores Companhias de Cruzeiros Premium do prêmio Krooze Awards 2024. Os especialistas se reuniram na manhã desta terça-feira (27 de agosto), de forma virtual, e escolheram as três companhias de destaque na categoria. O resultado será divulgado em setembro.
Sete companhias da categoria premium foram avaliadas: Atlas Ocean Voyages, Azamara Cruises, Celebrity Cruises, Cunard, Holland America Line, Oceania Cruises e Princess Cruises. As experiências dos jurados a bordo, além do feedback de clientes e parceiros, ajudaram a construir a avaliação; bem como, a aproximação com o mercado brasileiro.
Participaram da banca:
- Aldo Leone – Agaxtur
- Patty Leone – Mala Pronta JP
- Guilherme Ishikawa – Sete Mares
- Ilya Hirsch – Qualitours / Be Fly
- Charles Franken – Grupo Arbo
- Marco Ferrer – Goya Travel / Copastur
- Idalina Gonçalves – MG Travel
Cruzeiros premium: um mercado a ser desvendado
De todas as categorias avaliadas no prêmio Krooze Awards 2024, talvez a de cruzeiros premium seja a que mais gerou controvérsias entre os especialistas. Seja pela classificação, pela diversidade de serviços e embarcações ou, ainda, pelas diferentes visões; a categoria mostrou-se como um grande mistério a ser desvendado. Isso se explica, em parte, por ainda não fazer parte do imaginário do cruzeirista brasileiro.
“As companhias premium são também uma porta de entrada para viajantes que querem mais exclusividade e um incentivo para maiores investimentos em viagens em companhias de luxo, ainda que muitas das companhias listadas concorram, de certa forma, com essa categoria superior”, disse Marco Ferrer, da Goya Travel/Copastur.
Nesse sentido, o prêmio Krooze vem, para jogar luz em opções que nem sempre estão na prateleira do consumidor brasileiro. “Mesmo que elas não venham para o país, é preciso pensarmos que o Brasil é, hoje, um grande exportador de cruzeiristas”, disse Alex Calabria, diretor da Krooze.
Exclusividade e serviço diferenciado
Os critérios que colocam uma companhia de cruzeiros na categoria também são fluidos e podem gerar dúvidas. Os cruzeiros premium oferecem mais conforto, melhor serviço e mais exclusividade que os cruzeiros contemporâneos; porém, sem a sofisticação e a exclusividade alta (como proporção muito próxima de um tripulante para cada hóspede) que a categoria luxo dispõe.
“Nesse sentido, é comum vermos companhias contemporâneas que se aproximam muito do serviço premium e vice-versa. Por exemplo, ao oferecer áreas diferenciadas como o MSC Yacht Club e o The Haven by Norwegian, que dão uma amostra para o hóspede de como pode ser um serviço melhor e mais exclusivo”, disse Charles Franken, do Grupo Arbo.
E, se essa aproximação existe, o destaque fica para quem cuida dos detalhes. Algumas companhias apostam em nichos de mercado – como gastronomia, clubes ou imersão em destinos. Outras, em manter o estilo clássico de navegação, com navios imponentes e sérios. Ainda, é possível encontrar companhias de cruzeiros premium que investem na tecnologia para aprimorar o serviço a bordo.
“Acredito que o principal seja a experiência que o cruzeirista vai encontrar a bordo. É um público bastante exigente, um hóspede viajado e com diversas exigências na escolha do navio. Por isso precisamos ser muito criteriosos ao indicar uma companhia”, afirmou Idalina Gonçalves, da MG Travel.
Os resultados do prêmio Krooze Awards 2024 serão revelados no mês de setembro. Durante o mês de agosto e início de setembro, as bancas se reúnem para escolher as melhores companhias de cruzeiros contemporâneos, premium, de luxo, de expedição e fluviais. Além disso, serão escolhidos os melhores portos de embarque e de escala da temporada brasileira, bem como os melhores cruzeiros temáticos e destaques do ano.