Os cuidados a bordo são essenciais para uma viagem tranquila e em segurança
Por Letícia Bregalante
Ao embarcar em uma viagem de cruzeiro, o viajante não se prepara apenas para aproveitar os destinos durante as paradas, mas também tem a oportunidade de desfrutar de todas as acomodações e serviços da embarcação. No entanto, cuidados com a saúde são necessários para uma viagem a bordo muito mais tranquila, incluindo a atenção em imprevistos médicos.
Muitos viajantes podem se sentir inseguros em relação aos cuidados dentro do navio. É comum que questionamentos como: “o que acontecerá se eu tiver uma intercorrência médica?” ou “o que irei fazer se tiver algum problema de saúde urgente?”, apareçam ao organizar a próxima viagem. Entretanto, saiba que isso não deve ser uma preocupação, já que todas as equipes médicas das companhias de cruzeiro, são altamente treinadas e preparadas para lidar com casos de emergência.
Como funciona o sistema de atendimento médico dentro de um cruzeiro
As companhias de cruzeiro possuem uma estrutura específica para receber qualquer viajante que necessite de assistência médica durante a viagem. Apesar de não possuir recursos suficientes para lidar com casos de extrema complexidade, as equipes médicas estão disponíveis 24 horas por dia, e são formadas por profissionais treinados e com experiência na área da saúde.
De acordo com Julia Peri, ex-tripulante da Norwegian e Holland America Line, o atendimento para os hóspedes é um diferencial, com os serviços médicos sendo pagos à parte. Em vista disso, o cuidado oferecido durante a embarcação para os viajantes, não deixa a desejar.
“Os hóspedes são sempre bem atendidos, e a equipe médica é bem treinada, então em casos de emergência o atendimento é muito rápido. O hóspede pode viajar sem se preocupar”, afirma Julia.
Thalita Lopes, atual tripulante da companhia MSC Cruzeiros, ressalta: “É como se o navio fosse uma pequena cidade, temos mercado, lojas, refeitórios e centros médicos. Toda semana temos simulação de emergência no porto principal, onde os hóspedes embarcam. Além disso, também temos treinamentos específicos para os responsáveis por essa área de cuidados médicos. É tudo cronometrado, para que em casos de emergência real seja tudo o mais verdadeiro possível.”
“Eu já presenciei uma situação de emergência no meu primeiro embarque em outra companhia, mas foi tudo muito rápido, onde códigos internacionais foram utilizados. Foi cena de filme mesmo!”, destaca Thalita.
Informações sobre as companhias de cruzeiro com os profissionais a bordo
A MSC Cruzeiros informa que todos os seus navios contam com um centro médico bem equipado, supervisionado pelo médico do navio e outras pessoas da área médica. O centro médico está em funcionamento nos horários divulgados na programação diária do navio. Os serviços de emergência estão disponíveis o tempo todo por meio dos números de emergência médica.
Na Costa Cruzeiros, cada navio também conta com uma enfermaria moderna, disponível nos horários indicados no Diário de Bordo, além de um serviço médico 24 horas por dia na cabine.
Cada navio da Royal Caribbean conta com uma equipe médica composta por pelo menos um médico e dois enfermeiros licenciados, garantindo atendimento profissional a bordo. Todos os navios oferecem serviços médicos limitados, seguindo ou superando as diretrizes da seção Cruzeiros e Medicina Marítima da Faculdade Americana de Médicos de Emergência (ACEP). Dependendo do tamanho do navio e do número de passageiros e tripulantes, a equipe médica pode incluir até três médicos e até cinco enfermeiros, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
Os navios da Norwegian contam com um médico e um enfermeiro(a) a bordo, disponíveis para atendimento médico mediante taxa. Medicamentos essenciais estão disponíveis a bordo e podem ser prescritos pelo médico conforme necessário.
No entanto, para hóspedes que necessitem de oxigênio ou diálise, os navios não tem capacidade para administrar tratamentos de hemodiálise e não possuem os equipamentos necessários de oxigênio, mas o viajante pode levar o seu.
Em caso de emergência a bordo
Em caso de necessidade de suporte maior, ou ferimentos graves, o hóspede será transferido para instalações médicas em terra. Atendimentos obstétricos e neonatais também não são oferecidos a bordo. Em vista disso, por questões de segurança, mulheres com mais de 23 semanas de gestação (as semanas dependem de cada companhia) não podem embarcar.
Para evitar emergências maiores, se atente a algumas indicações fornecidas pelas companhias antes do embarque:
Leve medicações na sua bagagem de mão, em embalagens originais acompanhados de receitas médicas, no caso de fórmulas específicas;
Os medicamentos não devem ser armazenados dentro do frigobar da cabine. Não se esqueça de levar bolsas térmicas para manter fármacos com necessidade de refrigeração;
Informe com antecedência para a companhia, todas as suas necessidades especiais, incluindo mobilidade, necessidades médicas e intolerâncias alimentares;
Vacinas podem ser solicitadas para permissão de entrada cruzeiro. Verifique as recomendações da sua próxima viagem.
Dica Krooze: É importante destacar que o atendimento médico dentro de um navio de cruzeiro não é gratuito. Por isso, é importante que os hóspedes façam um seguro viagem ou se preparem para gastos extras. O importante é seguir as regras de segurança para ter uma viagem tranquila.
Para mais informações, consulte o seu agente de viagens.
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