Companhia reforça compromisso com eficiência energética e redução de emissões de CO2
Por Redação Krooze
Publicado às 14h30
A AIDA Cruises, reconhecida por várias de suas iniciativas sustentáveis, anunciou que, apenas no primeiro semestre de 2025, utilizou mais de 3.300 toneladas de bio-GNL no navio AIDAnova e que suas embarcações já haviam realizado mais de 250 conexões a sistemas de fornecimento de energia elétrica em terra até o fim de agosto.
AIDA: avanços no uso de combustíveis alternativos
Desde 2022, a AIDA já vinha utilizando diferentes biocombustíveis no AIDAprima. Em 2024, o navio empregou, pela primeira vez, 100% de um biocombustível residual (BMF 100), em projeto-piloto que, segundo o fabricante, reduz as emissões de CO₂ em mais de 90%.
Após um teste inicial em 2024, a companhia passou a abastecer o AIDAnova com mais de 3.300 toneladas de bio-GNL certificado pela ISCC EU, nos portos de Hamburgo, Kiel e Zeebrugge, durante os primeiros seis meses de 2025.
“É amplamente reconhecido que os biocombustíveis sustentáveis só podem contribuir para as metas climáticas do Acordo de Paris, da União Europeia e da IMO em curto prazo, devido à sua disponibilidade limitada”, afirmou Dirk Inger, vice-presidente sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da Companhia.
“Por isso, trabalhamos com parceiros da ciência e da indústria para explorar aplicações futuras dos chamados e-fuels, produzidos a partir de energias renováveis, em nossos cruzeiros”, acrescentou.
Todos os navios movidos a GNL da frota já estão preparados para operar com bio e e-fuels assim que esses combustíveis estiverem disponíveis em maior escala. Além disso, a próxima geração de embarcações da AIDA, prevista para entrar em operação em 2030 e entre 2031/32, também contará com essas tecnologias.
Expansão das conexões de energia elétrica em terra
O fornecimento de energia elétrica em terra é outra prioridade da companhia. Esse recurso já fazia parte do planejamento e construção de navios da AIDA há mais de 20 anos. O número de conexões saltou de 65 em 2023 para 381 em 2024, e deve superar 400 até o fim de 2025.
Tecnologias para eficiência e inovação a bordo
A companhia destacou ainda outros investimentos em tecnologias para eficiência energética e redução de emissões. Em 2022, por exemplo, o AIDAprima recebeu um sistema de armazenamento de baterias com capacidade de 10 MWh. Todos os anos, a AIDA investe valores de sete dígitos em melhorias técnicas a bordo, como otimização de sistemas de ar-condicionado e refrigeração, além do aproveitamento inteligente do calor residual.
Toda a frota conta com sistemas integrados de gestão de energia, conectados a uma plataforma de apoio à decisão que permite otimizar continuamente as operações. Tecnologias de inteligência artificial também já são aplicadas para elevar ainda mais a eficiência energética.
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