Diferentes embarcações e principais companhias para escolher sua viagem pelas ilhas caribenhas
Por Fernanda Corrêa
Sabia que existem vários tipos de cruzeiros pelo Caribe para você descobrir ilhas incríveis? Nesta segunda matéria da série sobre Caribe, a Krooze preparou informações para você conhecer todas as opções disponíveis.
Que tal fazer um cruzeiro à vela, onde você navega como os piratas? Ou alugar um iate para navegar pelas praias caribenhas com exclusividade? Imagina ser o capitão do seu próprio catamarã? No Caribe, tudo é possível, o caminho é ter as dicas certas. Então siga a nossa rota e boa viagem!
Conheça agora os principais tipos de cruzeiros pelo Caribe e suas características.
Navios de cruzeiro
Você prefere fazer uma viagem para o Caribe num grande navio de cruzeiro, ou num navio de menor porte? Saiba que ambas as opções são igualmente confortáveis e oferecem atrações a bordo e em terra. O que determinará sua escolha é o estilo de viagem, seu orçamento e os roteiros.
Grandes navios
Os navios de grande porte podem acomodar entre 2 mil e 6 mil passageiros e são autênticos resorts em alto-mar. Oferecem diversão completa, piscinas, restaurantes de diferentes especialidades e uma programação extensa de atividades. A bordo o viajante se diverte com shows de teatro estilo Broadway, cassinos e bares. Ou cuida de seu bem-estar em tratamentos estéticos em spas e academias de ginástica, além das inúmeras excursões em terra.
Para ilustrar a dimensão dessas embarcações que navegam pelo Caribe, em maio de 2022 será lançado o maior navio do mundo, o Wonders of the Seas, da Royal Caribbean, que transportará até 6.680 hóspedes até as ilhas caribenhas. Enquanto isso, os cruzeiros dos navios MSC Grandiosa e o MSC Virtuosa, da MSC Cruzeiros, embarcam até 6.334 viajantes. Já o Norwegian Escape, da Norwegian Cruise Line pode acomodar até 4.266 hóspedes.
Apesar do tamanho, os grandes navios navegam facilmente pelo Caribe. A única diferença é que, em algumas ilhas, ancoram fora do porto e os viajantes são transportados para terra em barcos menores, os tenders.
Aqui a nossa indicação de companhias marítimas com cruzeiros pelo Caribe. Assim você poderá consultar as datas de saídas, os navios e os itinerários que cada uma oferece:
Celebrity Cruises, Costa Cruzeiros, Disney Cruise Line, Holland America, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Princess Cruises, Royal Caribbean, Virgin Voyages.
Dica Krooze: conheça aqui as ilhas particulares que as companhias marítimas possuem no Caribe, uma diversão exclusiva para os seus hóspedes.
Cruzeiros de luxo pelo Caribe
As companhias de cruzeiros de luxo operam no Caribe com navios de menor porte. O serviço a bordo é naturalmente mais personalizado, pois a proporção de tripulantes por hóspede é maior. A gastronomia é um dos diferenciais, além de uma agenda atrativa de atividades a bordo e excursões em terra.
Uma experiência muito apreciada pelos viajantes é mergulhar no mar, saltando diretamente do navio. Isso é possível graças às marinas flutuantes localizadas na traseira das embarcações. Sair remando um caiaque ou pilotando um jet-ski são alternativas divertidas para chegar até a praia.
Outra atividade exclusiva que as companhias de cruzeiro de luxo promovem são os almoços em terra. O evento começa com a tripulação servindo champanhe e petiscos dentro do mar, enquanto os hóspedes se refrescam. A tripulação e, muitas vezes, o próprio capitão, preparam um autêntico churrasco na praia, com vários tipos de comidas e bebidas.
Esses navios de menor porte acomodam entre 100 e 1.500 hóspedes. As embarcações da Seadream Yacht Club, por exemplo, comportam até 112 hóspedes; na Silversea Cruises, o Silver Dawn e o Silver Moon, acomodam 596 viajantes. Já o Marina e o Riviera, navios da Oceania Cruises, têm capacidade para 1.250 hóspedes.
Veja abaixo as companhias de luxo que operam no Caribe:
Oceania Cruises, Ponant, Regent Seven Seas Cruises, Scenic Luxury Cruises & Tours, Seabourn, Seadream Yacht Club, Silversea Cruises.
Cruzeiros pelo Caribe num grande veleiro
Viajar numa grande embarcação a vela é navegar como um autêntico pirata ou colonizador do século 19. Estar ao sabor do vento, ouvindo as ondas baterem no casco tem um gosto de aventura e nostalgia.
A Star Clippers oferece roteiros pelo Caribe em dois veleiros com infraestrutura moderna de hospedagem e serviço personalizado – e que retomam a tradição de uma era lendária de navegação. O Royal Clipper é um veleiro de cinco mastros, com 42 velas, 134 metros de comprimento e capacidade para 227 hóspedes. E seu irmão, o Star Flyer, possui 115 metros de comprimento e capacidade para 166 hóspedes. Os embarques são em Bridgetown (Barbados) e em Philipsburg (St. Marteen).
O espaço a bordo é diferente de um navio. O deck superior é repleto de mastros, velas e amarrações. Os hóspedes aprendem a içar velas, a fazer nós náuticos e a subir nos mastros para avistar o horizonte. A cerimônia de içamento das velas é um momento único da viagem, repleto de significados e emoção. Todos os dias os hóspedes ouvem o relatório diário do próprio capitão, entremeados com histórias divertidas sobre a vida no mar. Ainda participam de uma corrida de caranguejos, que mantém a tradição dos antigos velejadores.
Outra diferença a bordo é que as atividades são mais diurnas e voltadas para o ar-livre. Por isso, não espere por uma agenda noturna agitada. Após o jantar, os hóspedes relaxam nas cadeiras do deck e dormem cedo para aproveitar o dia seguinte.
Cruzeiros pelo Caribe a bordo de iate ou catamarã
Esta é a modalidade mais exclusiva de cruzeiros pelo Caribe, onde o próprio viajante escolhe a embarcação. Também é a modalidade que requer um orçamento mais planejado.
O estilo de navegação em um iate ou catamarã é diferente da navegação num navio. Os percursos são mais curtos, pois a velocidade é menor. As marinas onde realizam a atracagem também são menores, bem como o número de tripulantes. As atividades a bordo são focadas em atividades náuticas diurnas como caiaque, stan-up paddle e mergulho. O principal diferencial é a exclusividade de estar numa embarcação para você, seus amigos e familiares desfrutarem o destino em cada porto.
Iates
A Northrop & Johnson oferece um portfólio com mais de 500 embarcações privativas para locação. As menores têm 15 metros de comprimento e as maiores até os 100 metros. E hospedam 4, 8 ou até 12 pessoas, além da tripulação encarregada pela navegação e pelos serviços a bordo tais como compra de alimentos e bebidas, preparo das refeições e abastecimento. Os tripulantes também são responsáveis pela preparação de equipamentos para pesca e mergulho, jet-skis, banana-boats, esquis aquáticos, caiaques, stand-up paddle, entre outros que são pura diversão no mar. Alguns iates oferecem inclusive helicóptero e lanchas menores no cardápio de acessórios.
Um consultor indicará a embarcação mais adequada para o seu estilo de viagem e sugerirá os itinerários dentre 15 opções dos melhores portos e ancoradouros do Caribe. As locações têm duração de 7 a 14 noites e as reservas devem ser feitas, em média, com 6 meses de antecedência.
Veleiros monocasco e catamarãs
A Moorings oferece um catálogo com veleiros monocasco e catamarãs a vela, com ou sem motor. Numa das modalidades de contratação, o próprio locatário poderá pilotar a embarcação, mediante experiência anterior comprovada, mas sem necessidade de habilitação específica. A outra opção é contratar a embarcação com a tripulação.
O portfólio de veleiros monocasco possui 19 embarcações entre 11 e 16 metros que acomodam de 2 a 11 passageiros – com itinerários de 5 a 14 noites.
Já o catálogo de catamarãs oferece 14 embarcações entre 11 e 15 metros de comprimento, acomodando de 2 a 12 hóspedes. O viajante poderá escolher entre três opções de locação: navegação a vela, navegação mista (vela com motor) e navegação com tripulação, incluindo o capitão e um chefe de cozinha para preparar refeições, de acordo com as suas preferências.
Os roteiros sugeridos percorrem locais com ventos constantes, onde acontecem importantes regatas mundiais. Entre eles estão as ilhas de Antigua, as ilhas Virgens Britânicas, ilha de Grenada e as ilhas de Martinica, St. Lucia, St. Martin e St. Thomas.
Dicas Krooze – como escolher seu cruzeiro
Como você viu até agora, as ofertas de tipos de cruzeiros pelo Caribe são muito amplas, com várias opções de empresas e navios. A Krooze sugere alguns critérios de escolha para ajudar no momento da sua decisão:
- O seu orçamento é fundamental para a decisão. A maioria dos cruzeiros inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), mas alguns serviços devem ser contratados à parte (pacote de bebidas, internet e determinadas excursões).
- Os cruzeiros de luxo normalmente incluem a maioria dos serviços principais na sua tarifa, mas, consequentemente, têm um valor mais alto. As duas opções podem ser comparadas para auxiliar na decisão final.
- Uma variável que influenciará no valor da tarifa é a duração do cruzeiro. Há opções de minicruzeiros com 3 noites, mais acessíveis e igualmente divertidas, e outros itinerários com 7, 14 ou mais noites.
- O porto de embarque é fundamental para selecionar seu cruzeiro. Para o brasileiro, as tarifas aéreas até o local de embarque têm que ser consideradas no orçamento, bem como os traslados necessários do aeroporto até o porto e hotéis até o local do cruzeiro.
- Os principais portos de embarque para o Caribe a partir do continente são o Porto de Miami (Flórida), Porto Canaveral (Orlando), Porto Everglades (Fort Lauderdale), Galveston (Texas), Porto de Boston (Massachusetts) e a partir do próprio Caribe, nas ilhas de Porto Rico, St. Thomas, St. Maarten e St. Martin.
Continue navegando pelo site da Krooze! Confira aqui a primeira matéria da nossa série com curiosidades sobre o Caribe.
Comentário
Comments are closed.