Extensão dos roteiros, ilhas e praias proporcionam entretenimento e comodidades exclusivas para os hóspedes
Por Marjorie Luz
Há tempos algumas companhias marítimas expandiram seu leque de experiências para a terra firme. Complementando a estrutura de entretenimento a bordo, MSC, NCL, Disney, entre outras, criaram suas ilhas particulares e praias como extensão dos roteiros de cruzeiros. São diversas as atrações, além da comodidade de desfrutar dos destinos com exclusividade. Listamos abaixo 8 paraísos particulares de navios e seus destaques. Confira.
Ocean Cay MSC Marine Reserve, Bahamas – MSC Cruzeiros
Inaugurada em 2019, é uma das mais famosas ilhas particulares de companhias de cruzeiros. A Ocean Cay está localizada ao sul das ilhas Bimini, um arquipélago das Bahamas a aproximadamente 100 quilômetros de Miami. Onde antes era um local de extração de areia, a MSC recuperou a ilha, trazendo de volta a vida marinha e a beleza natural. Agora, são mais de três quilômetros de praias exclusivamente para os hóspedes da companhia.
As principais atividades são os esportes aquáticos, como mergulho, snorkeling, stand up paddle e paddle board. Há também diversas opções para crianças e, para quem deseja tranquilidade, é possível alugar cabanas com vista para o mar ou “pé na areia”.
A Ocean Cay remonta um típico vilarejo bahamense com uma ampla variedade de lojas, bares e restaurantes. Determinados serviços e atividades possuem custo adicional, como bebidas, acesso à internet, excursões em terra e tratamentos de spa. As refeições na praça de alimentação são gratuitas.
Great Stirrup Cay, Bahamas – Norwegian Cruise Line
Antiga base militar dos Estados Unidos, Great Stirrup Cay, ao norte das ilhas Berry, foi a primeira ilha a ser adquirida por uma companhia marítima, em 1977. Sua operação, no entanto, começou apenas em 2012, após inúmeras reformas.
Todos os cruzeiros da NCL para as Bahamas incluem um dia inteiro nessa ilha com mais de 100 hectares de praias com areias brancas. Muitas atividades devem ser agendadas com antecedência, como equipamento de snorkel, interação com arraias ou voo de parasail pelo céu azul do Caribe.
Assim como no navio, a comida na ilha está incluída e há diversas opções, desde um buffet com itens encontrados no Garden Café e food trucks. Os pacotes de bebidas, incluindo as alcoólicas, adquiridos no navio também funcionam na ilha.
CocoCay, Bahamas – Royal Caribbean
Entre as ilhas particulares de cruzeiros mais desejadas está, também, a Cococay. Situada ao norte das Ilhas Berry, é administrada pela Royal Caribbean desde 1988. Trata-se de um paraíso muito bem estruturado que oferece experiências tanto para quem busca atividades, como para os que desejam relaxar à beira-mar.
Entre as atrações gratuitas estão Oasis Lagoon, a maior piscina do Caribe, o Captain Jill, com escorregadores e canhões de água, o parque aquático Splashway Bay e quadras esportivas, além de três restaurantes.
As experiências com custo adicional incluem o Thrill Waterpark, com o toboágua mais alto da América do Norte, o Coco Beach Club, com as primeiras cabanas flutuantes nas Bahamas e Up, Up and Away, balão de hélio para um passeio nas alturas. A recomendação é reservar com antecedência.
Castaway Cay, Bahamas – Disney Cruise Line
Situada nas proximidades da ilha Great Abaco, a Castaway Cay é uma ilha privativa da Disney desde 1997. A diversão, claro, é a regra. As comodidades incluem praias, lagoas habitadas por vida marinha, áreas recreativas e trilhas cênicas para caminhadas, tudo em um ambiente temático familiar.
São oferecidas atividades para todos os gostos, de jet ski, snorkeling e caiaque a esteiras e guarda-sóis nas praias. Existem praias reservadas para jovens, famílias e maiores de 18 anos. Como tradição da Disney, os personagens circulam pela Castaway Cay vestidos com roupas de praia.
Considerada uma extensão do navio, a comida é incluída, e os bares espalhados pela ilha preparam e vendem drinks diversos que podem ser pagos com o cartão-chave da cabine.
Harvest Caye, Belize – Norwegian Cruise Line
Ao sul de Belize, um país exuberante na América Central às margens do Mar do Caribe, Harvest Caye foi aberta ao público em 2016. Além da NCL, Regent e Oceania, companhias do mesmo grupo, também fazem paradas por aqui.
Adultos e crianças se divertem com a variedade de atrações. Além de piscina e lagoa de água salgada, um dos destaques é o espaço The Flighthouse, com atividades aéreas, incluindo tirolesa e deck de observação. Cabanas particulares à beira-mar, serviços de concierge e carrinhos de golfe para facilitar o transporte pela ilha também estão entre os diferenciais.
É recomendável reservar com antecedência as cabanas e as atividades; nem todas as atividades estão incluídas no preço do cruzeiro. Refeições e bebidas não estão incluídas e tudo deve ser pago na ilha. Porém, é possível retornar ao navio para fazer as refeições sempre que desejar.
Half Moon Cay, Bahamas – Holland America Line
Com nome oficial de San Salvador, a pequena Half Moon Cay está localizada no grande arquipélago das Bahamas, entre as ilhas Eleuthera e Cat. O destino oferece atrações para famílias, grupos de amigos ou casais.
As belas praias são complementadas pela estrutura da Holland America Line, que inclui experiências como snorkeling, caiaques, catamarans e cavalgadas na praia. Um parque aquático com toboágua, playground e canhões de água é dedicado às crianças. Para os mais apaixonados, o destaque é a capela onde é possível organizar um casamento ou renovação dos votos.
Passeios e atividades devem ser reservados com antecedência. As refeições estão incluídas no restaurante Tropics, exceto o pacote de bebidas adquirido no navio. Com pagamento adicional, as mesmas podem ser adquiridas no Lobster Shack.
Princess Cays, Bahamas – Princess Cruises
Princess Cays está localizada no extremo sul da ilha de Eleuthera, nas Bahamas e desde 1992 é um refúgio à beira mar para os hóspedes da Princess e das companhias do mesmo grupo, Holland e Carnival Cruises.
No porto de parada exclusivo com mais de 16 mil hectares e quase um quilômetro de praia de areias brancas, o resort oferece comodidades e diversão para adultos e crianças. As atrações incluem equipamentos para mergulho, caiaques, prancha de stand-up, bicicletas aquáticas, passeios até Rocky Sound em suas praias de água cristalina e bangalôs particulares na praia.
Também é recomendado fazer reserva antecipada para garantir lugar nas melhores atrações. Os pacotes de bebidas adquiridos no navio também podem ser usados nos bares Coconuts, Palm Grove, Bahia Bar e Banana Beach Bar, situados na orla principal da ilha.
Labadee, Haiti – Royal Caribbean
E para fechar a lista das ilhas particulares das companhias de cruzeiros, incluímos Labadee. Na verdade é uma península, localizada ao norte do Haiti – mas um dos destinos cobiçados e exclusivos para clientes Royal. É um porto de parada da maioria dos navios da Royal Caribbean com destino ao oeste do Caribe. Sua área compreende cinco praias principais, recifes de corais e baías em formato de lagoas, cercadas por florestas e montanhas.
Há diversas atividades a um custo adicional para quem desejar um pouco de diversão, como tirolesa, montanha-russa, snorkeling, colchões flutuantes e o famoso Arawak Aqua Park, com trampolins flutuantes e toboáguas. É recomendado reservar com antecedência tanto os passeios quanto as cabanas privativas na praia.
A refeição está incluída nos restaurantes Dragon’s Café, Labadee Café e Columbus Café, todos em estilo BBQ (churrasco americano). Já as bebidas são pagas no local, exceto para quem possui o pacote de bebidas do navio. Há várias opções de bares e vale destacar o Labadoozie, a bebida congelada de base cítrica mais conhecida de Labadee, servida em garrafas esportivas. Atenção: as paradas em Labadee estão temporariamente suspensas.
Comentários
Comments are closed.