Navegar pela costa nordeste da América do Norte é uma excelente opção para viajantes que gostam de história e belezas naturais
Por Luísa Medeiros
A costa nordeste da América do Norte, entre Estados Unidos e Canadá, reserva grandes surpresas para viajantes apaixonados por turismo histórico e de natureza. Uma excelente opção para visitar a região é com um navio de cruzeiro, onde é possível conhecer baías acolhedoras, aldeias de pescadores, ilhas remotas e edificações que contam a história do continente.
As rotas que exploram esse pedacinho de continente circulam entre duas regiões – a Nova Inglaterra e a Costa Canadense. A Nova Inglaterra abrange seis estados dos Estados Unidos: Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont. Pela proximidade geográfica e cultural, os roteiros que navegam pela Nova Inglaterra costumam incluir, também, a Costa Canadense.
Não é à toa que a maioria das grandes companhias de cruzeiros oferecem viagens para esse itinerário, suas paisagens e atrativos encantam os visitantes. Existem opções das mais simples às mais luxuosas, com roteiros bastante variados e com durações diferentes (a partir de sete noites), dependendo do número de pernoites ou tempo disponível nos portos.
Entendendo a costa nordeste da América do Norte
As rotas de cruzeiro que transitam pela região alternam entre portos nos Estados Unidos e no Canadá. Os embarques acontecem, na sua maioria, nos portos de Boston e Nova Iorque, nos Estados Unidos; ou de Montreal e Quebec, no Canadá. Algumas exceções incluem navios embarcando em Nova Jersey ou Maryland.
Na parte estadunidense, os cruzeiros, em geral, visitam Bar Harbor (Maine), Newport (Rhode Island). Já do lado canadense, as visitas podem incluir os portos de Halifax e Saint John. Cruzeiros mais longos podem incluir uma “esticada” até a Groenlândia, Islândia, Noruega ou Escócia.
A Princess Cruises, uma das pioneiras na região, fez um vídeo promocional sobre a rota.
A melhor época para visitar Nova Inglaterra e Canadá
Existem cruzeiros disponíveis especialmente entre os meses de maio e outubro, a alta temporada de turismo da região. Nesse período, as temperaturas são mais amenas, o que possibilita a exploração com mais tranquilidade nos passeios em terra.
Entre setembro e outubro, durante o outono, a região ganha uma coloração toda especial, em tons de âmbar, garantindo excelentes fotos e um clima quase bucólico à região. Os meses de verão, entre junho e agosto também são bastante buscados pelo clima mais seco e temperaturas agradáveis, possibilitando inclusive alguns esportes aquáticos (como caiaque) e observação de baleias no golfo de Maine.
Principais atrativos da região
Praias de areias brancas, construções históricas, vistas panorâmicas e excelente gastronomia, baseada em frutos do mar, estão entre os principais atrativos turísticos da Nova Inglaterra e Costa Canadense. Não é preciso andar muito longe da costa para encontrar parques nacionais, castelos e lugares que remetem à história local.
É possível encontrar os passos dos antepassados da América em cidades como Newport e Boston e ver as luzes brilhantes da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos; além de se deixar seduzir pelo charme de Quebec, na porção de língua francesa do Canadá. Na Nova Escócia, alguns cruzeiros navegam até o farol Peggy’s Point, com rochas e vistas de cartão postal. É possível visitar o litoral arborizado de Maine, e a belíssima Casa de Mármore em Newport, ambos nos Estados Unidos.
Converse com seu agente de viagens, veja a melhor opção para seu embarque e boa viagem!
Comentário
Comments are closed.