Quais roupas levar, temas mais conhecidos e dicas para você preparar sua mala de viagem
Por Luísa Medeiros
Fazer uma viagem de navio pode ser ainda mais divertido em função das festas que ocorrem a bordo. Seja durante o dia ou à noite, divertindo diferentes faixas etárias ou com temas específicos, as festas são uma atração à parte de seu cruzeiro. Mas, também, causam certas dúvidas aos marinheiros de primeira viagem. Por isso, separamos algumas dicas para descomplicar seu divertimento!
Como funcionam as festas a bordo?
Em geral, as festas ocorrem nos espaços públicos do navio. Em lounges, bares, salões ou nos espaços abertos à beira da piscina, por exemplo. Nesses casos, o acesso é livre para os hóspedes, que podem se divertir com música ao vivo ou DJ. Fique atento à programação diária do seu cruzeiro para não perder nenhuma oportunidade!
Algumas festas podem ser para determinados públicos. Por exemplo, festas infantis ou juvenis, as chamadas matinês. Sendo assim, confira se adultos podem entrar no salão, pois é possível que seu cruzeiro limite acesso a determinada faixa etária.
Há, também, algumas festas que podem ser privativas – tais como celebração de casamentos e aniversários. Algumas companhias também costumam fazer pequenos coquetéis para convidados (membros de clubes de fidelidade, por exemplo). Nesse sentido, não se assuste se algum salão estiver com acesso restrito mediante apresentação de convite. E também não fique chateado – certamente há outras festas para curtir na mesma noite.
Em geral, a equipe de animação do seu navio estará presente para incentivar que todos dancem, interajam e se divirtam juntos. Inclusive, podem apresentar e ensinar coreografias. Além disso, há festas para serem dançadas a dois (tais como bolero, tango e bachata), com a participação de dançarinos profissionais para compartilhar a pista com os hóspedes.
Festa do branco é tradicional em navios de cruzeiro | Foto: Divulgação NCL Noites divertidas a bordo | Foto: Divulgação NCL Hóspedes dançando a bordo | Foto: Divulgação Costa Noites temáticas a bordo | Foto: Divulgação Costa
Como é o consumo de bebidas e comidas nas festas?
Qualquer hóspede que estiver em uma festa nas dependências do navio poderá utilizar as facilidades dos bares do local – sempre atrelado a pagamento do que consumir ou utilização de seu pacote de bebidas. Eventualmente, poderá ser oferecido algum tipo de bebida ou comida, como cortesia, então é sempre importante checar a programação do cruzeiro.
Que roupa devo vestir nas festas a bordo?
O dress code é uma preocupação recorrente. Nesse sentido, é importante conhecer a companhia na qual você vai viajar. Algumas têm um código de vestimenta mais rígido, como por exemplo a Cunard, limitando seu acesso a alguns espaços do navio, caso você não esteja vestido adequadamente. Em uma noite em que o dress code é gala, você não poderá frequentar o local da festa usando roupa esportiva – mas, provavelmente, terá acesso a outro restaurante ou bar, caso não queira participar da festividade.
Algumas companhias têm, também, o costume de promover festas temáticas em seus cruzeiros. Festa do Branco, Noite Italiana, Festa Neon, Country, Tropical ou a Noite do Comandante são alguns exemplos. Em geral, não é obrigatório se vestir de acordo com o tema da festa. Mas as equipes de animação irão incentivar que você se junte à festa estando à caráter o que, convenhamos, é bem mais divertido.
Alguns cruzeiros incluem festas temáticas ligadas ao roteiro que estão navegando. Por exemplo, é provável que em uma viagem ao Oriente Médio, tenha uma Festa Árabe; ou, nas suas férias no Caribe, uma Festa Tropical faça parte do planejamento.
Fique atento, sempre, à programação do seu cruzeiro. É provável que, no momento da confirmação da sua compra, você seja informado sobre o dress code. Você pode consultar, também, o seu agente de viagens que provavelmente terá essa informação.
Dica Krooze: Caso não tenha essa informação disponível, nossa sugestão é fazer uma mala versátil, com diferentes cores e estilos para montar o look perfeito para qualquer ocasião. Leve pelo menos uma roupa mais formal e peças curinga como camisa branca, paletó ou vestido liso, por exemplo. E não esqueça de separar uma roupa especial para as crianças!