Iniciativa sustentável da Companhia recicla mais de 45.700 metros quadrados de carpete no AIDAdiva
Por Redação Krooze
A AIDA Cruises anunciou a reciclagem de aproximadamente 45.700 metros quadrados de carpete, o equivalente a mais de seis campos de futebol. A iniciativa ocorreu durante a estadia do AIDAdiva em doca seca, onde os carpetes antigos foram removidos e reciclados de forma sustentável, reforçando o compromisso da companhia com a redução de resíduos e a preservação ambiental.
De acordo com a empresa, o AIDAdiva foi modernizado como parte da iniciativa futura AIDA Evolution , durante a qual a empresa optou pela reutilização e reciclagem completas pela primeira vez. Além disso, a AIDA também reutilizará carpetes reciclados durante a próxima estadia do AIDAluna no estaleiro.
“O especial é que não simplesmente jogamos fora essa grande quantidade de resíduos de carpete, mas encontramos uma maneira de reciclá-los” – disse Marc Spingler, diretor de manutenção de docas secas e reformas de hotéis da AIDA. E ressaltou que a reciclagem de carpetes é um projeto piloto lançado com a Oceancircle há mais de três anos. “Hoje, podemos dizer com orgulho que demos um passo importante em direção à conservação de recursos e à redução de resíduos. Vemos um grande potencial para o futuro”, acrescentou.
Como é o processo de reciclagem da Aida
O material do carpete é triturado grosseiramente em uma planta de trituração localizada diretamente no estaleiro e transportado para uma prensa de briquetagem, o que reduz o volume em mais 90%.
Os briquetes são processados posteriormente em um fleece volumétrico – subproduto resultante do processamento dos materiais descartados, sendo reaproveitado em novas aplicações industriais ou sustentáveis – que pode ser usado como um produto base para material de isolamento e uma base de carpete, por exemplo. Carpetes, cortinas e toldos velhos reciclados são usados na produção do fleece.
“Estamos particularmente orgulhosos de que utilizaremos essas bases de carpete, feitas com material do AIDAdiva, no AIDAluna durante o próximo período de estaleiro no outono de 2025. Isso fecha o ciclo.” – afirmou Spingler. E acrescentou: “Também estamos planejando produzir outros produtos para nossos navios a partir do material reciclado, como placas de porta e cabides.”
O novo tipo de carpete 100% reciclável e antialérgico e foi usado em toda a área da tripulação e na recepção. O material é feito de fio ECONYL da Aquafil e é produzido pelo fabricante italiano Radici. O nylon regenerado ECONYL é um fio 100% reciclado feito de resíduos plásticos, como redes de pesca, restos de tecido e carpetes velhos.
Geração Esfingedefine o rumo para o futuro
Na primavera de 2025, a Companhia vai lançar o maior programa de renovação de frota da história da AIDA como parte da nossa futura iniciativa AIDA Evolution . Três navios serão
completamente modernizados no estaleiro de Marselha até 2026. A AIDAdiva será a primeira a operar de 3 de fevereiro a 22 de março de 2025. Ela será seguida pela AIDAluna de 22 de outubro a 10 de dezembro de 2025, e pela AIDAbella de 21 de janeiro a 11 de março de 2026.
Rotas Extraordinárias
De norte a sul, da Austrália à Groenlândia: com a AIDAselection, você descobre verdadeiros paraísos. De fiordes cobertos de neve a ilhas tropicais cercadas por palmeiras, cada destino oferece experiências inesquecíveis e paisagens de tirar o fôlego.
Sobre a AIDA
A AIDA Cruises faz parte da Carnival Corporation & plc . A maior responsabilidade e prioridade da Companhia é a operação segura do navio, a proteção ambiental e a conformidade com as leis em todas as partes do mundo para onde viajamos.
Atualmente a Companhia conta com 11 navios. São eles: AIDAbella, AIDAblu, AIDAcosma, AIDAdiva, AIDAluna, AIDAmar, AIDAnova, AIDAperla, AIDAprimam, AIDAsol e AIDAstella.
Clique aqui para entrar no nosso grupo de WhatsApp e receber as novidades do mundo dos cruzeiros.
Acesse o nosso Instagram!