Distinção foi feita ao Brasil pelo prêmio World Travel Awards (WTA); veja outros destaques
Por Luísa Medeiros
O Brasil foi anunciado como o melhor destino de cruzeiros na América do Sul em 2024 pelo prêmio World Travel Awards (WTA), um dos mais importantes no setor de turismo global. É a terceira vez consecutiva que o país vence a categoria, consolidando, assim, sua posição de destaque no continente. Os vencedores foram eleitos por meio de uma votação online no site da WTA; e anunciados em uma cerimônia realizada na última segunda-feira (1º de julho) em São Vicente e Granadinas, no Caribe.
A premiação coroa uma temporada que foi intensa e positiva no país. Embora os números totais do período ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é de que o crescimento esteja em torno de 6%, em relação à temporada 2022/2023. Isso significa uma oferta de 828 mil leitos e injeção de R$ 3,9 bilhões na economia.
O WTA divulga seus resultados divididos por continente, ao longo do ano. Por fim, em novembro, realiza uma grande premiação para anunciar os destaques globais. Em 2024, o evento está marcado para ocorrer no dia 24 de novembro na Ilha da Madeira, em Portugal.
Outros destaques do World Travel Awards
A cerimônia da última semana premiou, ainda, outros destaques da América do Sul no setor de cruzeiros. Entre eles, estão:
- Melhor Companhia de Cruzeiros 2024 na América do Sul: MSC Cruzeiros
- Prêmio de Melhor Porto de Cruzeiros 2024 na América do Sul: Valparaíso, no Chile ( Píer Mauá, no Rio de Janeiro, era um dos indicados)
- Melhor Companhia de Cruzeiros Fluviais na América do Sul: Anakonda Amazon Cruises
Por sua vez, o Brasil recebeu outras distinções no World Travel Awards. Foi destaque em diversas categorias de hotéis e resorts. O país venceu, ainda, em outras três categorias:
- Melhor Cidade para Passar o Fim de Semana na América do Sul: Rio de Janeiro
- Destaque como Melhor Cidade Cultural da América do Sul: Rio de Janeiro
- Melhor Destino de Turismo Esportivo da América do Sul: São Paulo
Embratur comemora resultados do WTA
Em nota divulgada no site da Embratur, o presidente da agência, Marcelo Freixo, comemorou as vitórias e destacou que o país é referência em diversos setores do turismo, o que demonstra o grande potencial do país. “É o reconhecimento do trabalho de muita gente que faz a roda do turismo girar, faz os olhos dos turistas brilharem e faz a nossa economia crescer”, destacou.
Freixo afirmou, ainda, que o setor de turismo no Brasil é composto 95% por micro e pequenas empresas, gerando milhares de emprego e renda. “Vamos celebrar e já adiantar que, com o trabalho duro que estamos desenvolvendo, vamos multiplicar as premiações nos próximos anos”, afirmou.
Para conferir a lista completa de premiados na América do Sul, acesse a página do WTA.