Saiba qual a melhor localização de cabine – popa ou proa – em um cruzeiro de acordo com suas necessidades
Por Redação Krooze
A maioria das varandas de navios de cruzeiro está localizada nas laterais de bombordo (lado esquerdo de quando se olha para a proa) ou boreste (lado direito de quando se olha para a proa), mas as cabines na proa (frente) e na popa (atrás) oferecem, geralmente, varandas maiores e mais espaçosas. Embora ambas tenham prós e contras, o mais importante é se sentir confortável com sua escolha e não deixar que ela afete a viagem.
Benefícios das cabines de popa: por que elas valem a pena
As cabines com varanda na popa estão situadas na parte traseira do navio e oferecem vantagens interessantes para quem ama espaço ao ar livre. Fãs dessas cabines elogiam a vista ampla e sem interrupções do oceano, especialmente sobre o rastro do navio. Além disso, as cabines de popa geralmente proporcionam muito mais espaço do que as varandas padrão nas laterais de bombordo e boreste. Para quem procura o máximo de espaço, as cabines de canto da popa podem oferecer varandas com estruturas maiores.
Está preocupado com barulho? Cabines de popa tendem a ser mais silenciosas, pois ficam longe da agitação do meio do navio, onde estão bares, lounges, piscinas e a parte central do navio.
Possíveis desvantagens das cabines de popa: o que considerar antes de reservar
Embora as cabines de popa não sejam as piores para enjoos, elas podem sentir mais o movimento do navio em comparação com as cabines centrais. O ideal para quem tem mais facilidade de enjoar, é escolher as cabines localizadas na área central do navio.
As cabines de popa também podem sofrer com vibrações do motor, o que pode aumentar a sensação de movimento.
Benefícios das cabines com varanda na proa: motivos para escolher a parte da frente do navio
Hóspedes em cabines de proa aproveitam a vantagem de serem os primeiros a ver o que está adiante, tornando especial a chegada a cada porto de escala. Muitas companhias reservam as áreas de proa para layouts de cabine exclusivos que não se encontram em outras partes do navio.
Proa do navio da Cunard – Queen Mary 2 – Foto: Divulgação / Cunard
Outro benefício das cabines de proa é a navegação. Ao sair dela, você sempre saberá que está indo em direção à parte de trás do navio, o que facilita a localização, especialmente nos primeiros dias. (O mesmo vale para as cabines de popa, onde você sempre caminha em direção à proa.)
Desvantagens das cabines com varanda na proa: o que saber antes de reservar
Preocupado com enjoos? Cabines na proa podem não ser a melhor opção. Como são as primeiras a balançar em mares agitados, essas cabines sentem o impacto das ondas, mesmo nos andares mais baixos – o que pode ser desafiador para quem é propenso a enjoar facilmente.
Outro fator é o ruído. Cabines de proa podem captar o som das correntes quando o navio estiver ancorando e da água atingindo a parte frontal da embarcação, o que pode interferir, especialmente para pessoas que têm sono leve.
Entretanto, existem hóspedes que gostam do som água, inclusive escolhem estas cabines, justamente, para escutar as ondas batendo no casco, comumente chamadas de águas cantantes.
Cabines de Popa ou Cabines de Proa?
Se você busca uma vista única e não se importa com um pouco de ruído (águas cantantes), uma cabine na proa pode ser ideal para você.
Por outro lado, se a ideia de observar o rastro do navio o atrai e você quer explorar o charme das cabines de popa, essa pode ser a escolha certa – só esteja preparado para um pouco de vibração.
Se o enjoo é uma preocupação, lembre-se de que, embora as cabines de popa sintam menos o movimento do que as de proa, elas ainda balançam. Portanto, lembre-se que as cabines no meio do navio são a opção mais segura se você deseja minimizar o movimento, especialmente em mares agitados.
Estar em um cruzeiro viajando em família, com amigos, em casal ou até mesmo sozinho(a) e se sentir feliz, é o que realmente importa. Estamos falando de navios contemporâneos, com mais de 100 mil toneladas, então pode balançar dependendo das condições do mar. Mas atualmente, possuem estabilizadores e alta tecnologia para minimizar essa sensação, tornando a viagem agradável a todos os hóspedes.
Fale com seu agente de viagens e encontre a melhor alternativa para uma viagem incrível!