Norwegian Pearl foi o primeiro navio a atracar no porto na região de Pedernales, sul do país
Por Redação Krooze
Um dos destinos mais procurados do Caribe, a República Dominicana, tem um novo porto à disposição dos cruzeiristas. Cabo Rojo, em Pedernales, no sul do país, inaugurou no dia 4 de janeiro com a chegada do navio Norwegian Pearl. A previsão, então, é de que 500 mil turistas utilizem o porto até 2025.
A estreia de Cabo Rojo contou com mais de três mil visitantes – entre cruzeiristas e tripulação – a bordo do navio da Norwegian Cruise Line. Localizado na costa sudoeste da República Dominicana, próximo ao Rio Pedernales, é considerado o primeiro porto de cruzeiros da região sul. A expectativa, então, é que a atração de turistas impulsione o desenvolvimento, gerando 600 empregos diretos e impactando profundamente na economia local.
Ao desembarcar no píer, os turistas chegam diretamente ao Oasis Plaza. Se trata de um espaço preparado para dar as boas vindas aos visitantes, com acesso direto à praia caribenha. Além disso, uma rota cultural foi criada, no município de Pedernales, possibilitando aos cruzeiristas desfrutarem de atividades gastronômicas, folclóricas e artesanais.
Cabo Rojo receberá grandes navios
O presidente da República Dominicana, Luis Abinader, junto com outras autoridades do país, recepcionou os visitantes. Ele disse: “Hoje é um grande dia. É uma honra dar as boas vindas a todos os turistas com a abertura do porto de Cabo Rojo. Nossa equipe de governo trabalhou com dedicação para tornar esse projeto uma realidade. Esse porto não representa apenas uma oportunidade para a economia, mas será um lugar onde culturas e histórias se entrelaçarão”.
Em sua primeira fase, Cabo Rojo é composto por 200 metros de cais, além de um nó de atracação, características que lhe permitirão receber vários navios ao mesmo tempo. Também permitirá a ancoragem de navios da classe Oasis, os maiores do mundo, com quatro terminais com essa capacidade. O novo terminal tem um quebra-mar de 270 metros.
A segunda etapa do Porto de Cabo Rojo está programada para ser entregue em meados de 2024 e inclui um píer para pescadores. Com um investimento de quase 100 milhões de dólares, esse terminal de cruzeiros está projetado para receber, portanto, até um milhão de cruzeiristas por ano, quando todas as fases estiverem concluídas.
Na programação do porto, já estão previstos navios de companhias como a Royal Caribbean, Carnival Corporation, Norwegian Cruise Line, MSC, bem como Virgin Voyages. Em 2023, a República Dominicana recebeu 2,2 milhões de cruzeiristas.