Navios, números e novos roteiros movimentam a programação do Cruise360 Brasil
Por Maria Clara Barreto e Aline Andrade
No sábado, 15 de março, começou a segunda edição do Cruise360 Brasil, principal evento de desenvolvimento profissional da indústria de cruzeiros no país, promovido pela CLIA Brasil. Realizado em Santos (SP), no parque do Valongo, o evento contou com a cobertura da Krooze, que acompanhou toda a programação.
A programação foi repetida no sábado e no domingo, incluindo as visitas aos navios. No sábado, os participantes puderam visitar o MSC Grandiosa ou o Costa Diadema. No domingo, a dinâmica se manteve, com visitas ao MSC Seaview e ao Costa Pacifica.
Apresentação da Clia Brasil no Cruise360
O Cruise360 foi aberto pelo presidente da CLIA, Marco Ferraz, que apresentou uma visão geral do mercado e compartilhou dados relevantes sobre o setor. Como o público principal era composto por agentes de viagens, as informações foram estratégicas para auxiliar nas vendas e no atendimento ao cliente.
Cruzeiros em alta: números da CLIA mostram expansão do setor e o potencial para agentes de viagens
Durante a apresentação de Marco Ferraz, mostrou números expressivos da CLIA (Cruise Lines International Association), que está presente em 15 escritórios ao redor do mundo e representa uma frota global de 306 navios que operam em mais de 1.000 portos de destino. Entre as categorias, o mercado é dividido em navios contemporâneos (150 unidades), de luxo (78), premium (61), de expedição (35) e mais de 200 navios fluviais.
Além disso, Marco mostrou que o setor continua em crescimento. Apenas até o terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou um aumento de 10% no número de cruzeiristas em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 740 mil brasileiros viajando de cruzeiro, contribuindo para um total de 1,1 milhão de viajantes na América do Sul.
Globalmente, os cruzeiros geram um impacto econômico de US$ 168,6 bilhões e somam 701 mil leitos em navios de diversas categorias.
Destinos e tendências
Os destinos mais procurados permanecem o Caribe, que concentra 40% das viagens, seguido pela Europa do Norte e Mediterrâneo (28%) e o Alasca (5,4%). A busca por cruzeiros de expedição e exploração é a que mais cresce no mercado, com um aumento de 71%.
Além disso, 27% dos hóspedes que embarcam em cruzeiros pela primeira vez, e 28% das viagens são realizadas por grupos multigeracionais, ou seja, com mais de uma geração da mesma família a bordo. A acessibilidade também vem ganhando destaque, com mais de 100 excursões em terra já adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida — o equivalente a 45% das opções.
O papel dos agentes de viagens
Os cruzeiros são considerados um produto de fácil comercialização e de alta frequência de compra. Dados da CLIA indicam que 82% dos viajantes que já fizeram um cruzeiro têm intenção de viajar novamente. Além disso, 73% dos cruzeiristas afirmam que os agentes de viagem influenciam diretamente na decisão de compra, e o índice de satisfação dos clientes é maior quando a reserva é feita com a intermediação de um agente.
Dica Krooze: a decisão de fazer um cruzeiro segue um ciclo claro: sonhar, considerar, reservar, viajar e compartilhar. Esse processo destaca o papel essencial dos agentes de viagens, que atuam de forma consultiva em cada etapa da jornada do consumidor.
Alguns destaques das companhias no Cruise360
Após a apresentação de Marco Ferraz no cruise360, foi a vez de Rui Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros, compartilhar importantes informações sobre a atuação da companhia. A Companhia está presente no Brasil há 77 anos e atualmente opera com nove navios modernos, oferecendo cruzeiros para destinos como o Caribe, os Emirados Árabes e até viagem ao redor do mundo – que acontece 1 vez ao ano. A companhia é parte do grupo Carnival, um conglomerado global que reúne nove empresas e está presente em diversos segmentos da indústria de turismo, ampliando as possibilidades de viagens para os passageiros.
A Costa se destaca ainda pela sua oferta diversificada de gastronomia e entretenimento. Com parcerias de peso, como as com renomados chefs Hélène Darroze, Bruno Barbieri e Ángel León, com uma experiência gastronômica única a bordo. No campo do entretenimento, oferece espetáculos, shows e concertos de alto nível, incluindo o aclamado The Voice of the Seas, uma atração exclusiva para os hóspedes. A combinação desses diferenciais proporciona uma experiência completa e inovadora para os viajantes da Costa Cruzeiros.
Cruzeiros temáticos
O Cruise360 reuniu também as principais companhias de cruzeiros, que apresentaram aos agentes de viagem seus diferenciais e novidades para as próximas temporadas. Em entrevista à Krooze, Bruno Cordaro, diretor comercial da PromoAção, destacou os cruzeiros temáticos que já estão confirmados para a temporada 2025/2026 e antecipou que três novos temáticos serão anunciados em breve.
“Há dois anos, nós realizamos dois cruzeiros internacionais, “Wesley Safadão” e “Chitãozinho e Xororó: 50 anos”, saindo de Port Canaveral, na Flórida, rumo às águas do Caribe e foi um sucesso absoluto, e com certeza voltaremos a fazer cruzeiros internacionais novamente. Olhando as oportunidades tanto como Caribe quanto para Mediterraneo e Europa, acredito que tem muito potencial ainda para oferecermos os festivais da PromoAção para os brasileiros também fora do Brasil.”, afirmou.
Bruno também destacou que, na próxima temporada, os hóspedes terão à disposição 14 navios, cada um representando diferentes estilos musicais. “Os cruzeiros vão do Sertanejo ao Samba, do Pop ao Rock… Temos opções para todos os gostos, com início em novembro de 2025 e encerramento em janeiro de 2026, incluindo o cruzeiro de Réveillon, que é um dos melhores, se não o melhor, do Brasil”, completou.
Ao final da entrevista, a Krooze pediu um spoiler sobre os próximos cruzeiros temáticos, e o diretor comercial da PromoAção revelou que a dupla sertaneja Jorge e Mateus já estão confirmados para agitar o público a bordo do MSC Preziosa na próxima temporada. Além disso, dois outros temáticos serão anunciados em breve, então fiquem atentos!
Cruzeiros de Expedição
No decorrer do Cruise360, a Krooze conseguiu falar com Gustavo Benetti, novo diretor de vendas da Swan Hellenic, que contou sobre as novas rotas de cruzeiros nos Lençóis Maranhenses e no Amazonas:
“A Swan Hellenic tem investido em novos itinerários no Brasil, buscando destacar as belezas do país para os clientes. Nosso próximo roteiro começa em 12 de outubro, saindo de Bridgetown, Barbados, e termina em Salvador no dia 31 de outubro, passando pelos Lençóis Maranhenses e pela Amazônia — destinos deslumbrantes que poucos navios conseguem oferecer. Além disso, temos tarifas promocionais imperdíveis para esses roteiros exclusivos”, declarou Gustavo Benetti.
Cruzeiros Contemporâneos
Em nossa conversa com Estela Farina, diretora da Norwegian Cruise Line no Brasil, no Cruise360, tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a nova classe Prima Plus, o Norwegian Aqua, que fará sua estreia no próximo mês, e o Norwegian Luna, com previsão de lançamento para 2026. Ambos farão parte da nova categoria Prima Plus.
“A classe Prima Plus apresenta diferenciais e inovações. Com 10% a mais de espaço em relação aos navios da classe Prima, essa diferença está concentrada nas áreas sociais. Entre as novidades, destacam-se o restaurante de especialidade Sakutai, voltado para o público vegano e diversas áreas de entretenimento, como o Port Glow, que oferece mais espaço para atividades para todas as idades.”, declarou.
“Além disso, fizemos algumas alterações. Enquanto os navios Prima e Viva possuem uma pista de kart de três andares, este novo navio traz uma inovação única no mercado: um híbrido de montanha-russa e toboágua, com tecnologia avançada e muita diversão. Essa nova categoria apresenta características que, na prática, proporcionarão ainda mais conforto e inovação em relação ao que já era atrativo nos navios Prima e Viva.”, completou.
Finalizando as entrevistas, a Krooze também conversou com Rafael Grosso, gerente de vendas da MSC Cruzeiro, sobre as saídas sem visto para o Caribe e Antilhas:
“A MSC Cruzeiros oferece um pacote completo pensado especialmente para os brasileiros que não desejam fazer os cruzeiros no Caribe que saem da Flórida, mas que querem aproveitar o melhor dessa região paradisíaca. Com todo o suporte da MSC, o pacote inclui um voo direto de Guarulhos para Martinique, em Fort-de-France. Ao chegar, o hóspede recebe um transfer que o leva até o navio, onde embarca para sete noites visitando as mais deslumbrantes ilhas do Caribe, com dois roteiros distintos e exclusivos. Ao final do cruzeiro, outro transfer o leva ao aeroporto de Fort-de-France, de onde o voo de volta o traz diretamente para Guarulhos. Durante todo o percurso, o cliente conta com o cuidado e a assistência da equipe MSC, tanto no Brasil quanto localmente.”, disse Rafael.
Segundo Grosso, não é necessário visto para essa viagem, o que permite ao hóspede aproveitar ao máximo as belas paisagens do Caribe. A única exigência é a vacina contra a febre amarela, um requisito importante para garantir a segurança de todos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo de WhatsApp e receber as novidades do mundo dos cruzeiros.
Acesse o nosso Instagram!